Walt Disney Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Walt Disney Records
Walt Disney Records
Empresa detentora The Walt Disney Company/Disney Music Group
Fundação 1989
Fundador(es) The Walt Disney Company
Distribuidor(es) Universal Music Group
Gênero(s) Vários
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Localização Burbank, Califórnia
Página oficial Site oficial da Disney Music Brasil

A Walt Disney Records é uma gravadora subsidiária americana da Disney Music Group, que pertence a The Walt Disney Company. A Walt Disney Records é de uma família de Edopropriedade da Walt Disney Company. Há Registros de que Walt Disney, o fundador da Disney, fundou a Walt Disney Records em 1956 com o seguinte nome: Disneyland Records. Ao passar dos anos, as gravações da Disney foram licenciados para fora dos EUA para uma variedade de outros rótulos, tais como (RCA, Decca, Capitol, United Artists e ABC-Paramount Records). Walt Disney era irmão de Roy O. Disney, que sugeriu que a Walt Disney Productions (agora o chamada de Walt Disney Company) formasse a sua própria gravadora. Roy preparou Jimmy Johnson, por muito tempo para se tornar o primeiro funcionário da Walt Disney Records. Para chefiar essa nova divisão - Disneyland Records. A comissão aprovou o seu nome atual em 1989. O rótulo atualmente disponibiliza trilhas sonoras para filmes e outras divisões, bem como álbuns tradicionais. A Hollywood Records é uma gravadora que faz parte da Walt Disney Records. Porém a Hollywood Records produz e distribui álbuns de artistas mais maduros e que geralmente já fizeram parte do cast do Disney Channel, como: Demi Lovato, Jorge Blanco, Miley Cyrus, Selena Gomez & The Scene, Sofia Carson, Tini etc.


No Brasil, foi distribuída inicialmente pela Velas e pela Eldorado de 1993 à 1998, até que a Abril Music ganhou os direitos em 1998 até seu fechamento em 2003, quando essa função passou para a Warner Music Brasil, que distribuiu até 2005, quando a Disney fez um acordo com a Universal Music Brasil, que distribui a Disney Records no Brasil até os dias de hoje.

Em Portugal, a Walt Disney Records era distribuída pela Valentim de Carvalho até 2012, e daí passou a ser distribuída pela Universal Music.

Desde 2018, a Disney Records é distribuída pela Universal Music internacionalmente em todos os territórios, incluindo a Rússia e o Japão, países onde ela era distribuída pela Warner Music e pela Avex, respectivamente.

História[editar | editar código-fonte]

Jimmy Johnson trouxe Tutti Camarata (músico de renome e fundador da lendária Sunset Records em Hollywood, Califórnia) para chefiar o setor criativo deste novo empreendimento. Tutti era esperto e habilidoso. Ele criou os primeiros Álbuns musicais, que incluiu interpretações de jazz da Disney Standards (Branca de Neve e os Sete Anões, Bambi e Cinderella e álbuns originais com um novo conceito musical e expandiu o formato de trilhas sonoras, incluindo seleções da pontuação, bem como as canções famosas. Tutti teve ligações dentro da indústria da música e também trouxe para o rótulo, canções de artistas como: Mary Martin, Louis Armstrong, Louis Prima, Jerry Colonna, e Phil Harris. Para a criação de seus álbuns, a Walt Disney Records (quando ainda se chamava DisneyLand Records) fundou a Buena Vista Records para os registros musicais (publicações) Disneyland Records.

Álbuns, artistas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Gravadoras da Disney Music Group
Walt Disney Records | Hollywood Records | Jonas Records | Rock Mafia | Lyric Street Records | Big Machine Label Group | Big Machine Records | Valore Music