Disney Music Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disney Music Group
Empresa detentora The Walt Disney Company
Fundação 1956; há 68 anos
Fundador(es) The Walt Disney Company
Distribuidor(es) Universal Music Group
Gênero(s) Pop, pop rock, heavy metal, rock, punk rock, teen pop, R&B, soul, hip-hop, country
País de origem Estados Unidos
Localização Burbank, CA
Página oficial disneymusic.disney.com

A Disney Music Group (DMG) foi fundada em 1989 como Disneyland Records, depois passou a se chamar Buena Vista Music Group e em 1998 passou a se chamar Disney Music Group, que é uma divisão da empresa estadunidense de mídia e entretenimento da Walt Disney Company reunindo gravadoras subsidiárias da empresa. A Disney Music Group - assim como todas as subsidiárias da Walt Disney Company - é administrada pela Disney Media Networks.

Gravadoras da Disney Music Group[editar | editar código-fonte]

Gravadoras incorporadas a Hollywood Records[editar | editar código-fonte]

- Algumas gravadoras da Disney Music, por motivos de administração, foram incorporadas a Hollywood Records. Estas são as gravadoras que pertencem ao Disney Music Group, mas foram incorporadas a Hollywood Records:

Selos[editar | editar código-fonte]

Cantores/Bandas[editar | editar código-fonte]


Distribuição[editar | editar código-fonte]

Os selos Disney (Walt Disney Records, Hollywood Records e outros) são distribuidos pela Universal Music Group em todo o mundo. No Brasil, a distribuição era feita pela Sonopress-Rimo Indústria e Comércio Fonográfica S.A. de 2005 a 2012, quando a distribuição mudou para a Universal Music Group. A Hollywood Records é representada no Brasil pela Universal Music Brasil sob licença da Disney Music Group. No Japão era distribuída pela Avex até 2018 quando a Universal Japan tomou a distribuição. No Reino Unido e na Europa era distribuída pela EMI Records de 2005 a 2012, quando a Universal Music comprou a EMI.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

A Disney Music Group possui parcerias com várias gravadoras para o compartilhamento de conteúdo em vários países, inclusive o Brasil. Veja abaixo a lista de gravadoras parceiras da Disney Music:

Aquisição da VEVO[editar | editar código-fonte]

Mariam Sughayer, diretora executiva de comunicação da Disney Interactive Media Group anunciou na manhã do dia 20 de fevereiro de 2013 na página oficial da Walt Disney Company que a Disney Interactive e a Disney Music Group adquiriram parte da participação de mercado da VEVO. A Vevo Networks é uma divisão da Universal Music Group e da Sony Music Entertainment, e a partir de a gora a Disney Music Group é uma das proprietárias da rede Vevo.

Mariam Sughayer postou na página corporativa da Disney: "Estamos animados em compartilhar que hoje se anunciou oficialmente a entrada da Disney Music para a VEVO Networks, plataforma líder em entretenimento musical. Foram incluídos ao catálogo da VEVO mais de 50.000 vídeos musicais da Walt Disney Records e da Hollywood Records. Os vídeos estão disponíveis para PC, smartphones (inclusive o iPhone), tablets (inclusive tablets com iOS, Android ou Windows 8), Smart TV (inclusive Apple TV). Também estamos realizando uma parceria entre a VEVO e a Rádio Disney para produzir música focada no público on-line. Em breve haverá a cobertura de eventos exclusivos, estreias de vídeos e experiências de música ao vivo com artistas da Hollywood Records. Com a VEVO, estamos oferecendo ainda mais entretenimento onde quer que o público esteja. Este ano, fique atento, graças a parceria VEVO/Disney, a VEVO irá transmitir a cerimônia do Oscar ao vivo. Aguardem por novidades.". Esta notícia pode ser lida na página oficial da Walt Disney Company.

Criação do Enhanced CD[editar | editar código-fonte]

CD Extra (Compact Disc Extra), também conhecido como Enhanced CD (Enhanced Compact Disc) ou CD Plus (Compact Disc Plus), é um formato de CD que permite o armazenamento de simultâneas trilhas de áudio e de dados.[1]

A tecnologia foi muito popular na década de 1990 com o aumento do uso do computador. CDs de música, muitas vezes incluíam videoclipes, wallpapers e vários outros conteúdos.

O Enhanced CD foi criado pela Disney Music Group para que os consumidores de CDs pudessem ter acesso a conteúdos extras. Hoje, gravadoras como a Universal Music, Sony Music, EMI Music e Warner Music também utilizam da tecnologia.

Rádio Disney[editar | editar código-fonte]

A Disney Music Group também é a administradora da Radio Disney em todos os países em que a mesma atua (incluindo a Rádio Disney Brasil).

Radio Disney (Rádio Disney em português) é uma rádio subsidiária da Walt Disney Company sediada em Dallas, Texas (EUA), tendo público alvo infantil e adolescente. A Radio Disney foi fundada em 1996 colocando no ar músicas infantis e, posteriormente, hits de sucesso como de estrelas do Disney Channel.

História da Radio Disney[editar | editar código-fonte]

A rádio foi ao ar pela primeira vez em 18 de Novembro de 1996 (coincidindo com o aniversário de Mickey Mouse) às 5:58 A.M. EST, com a canção "Get Ready for This". De início, sua transmissão era para à faixa de 12 anos, porém no ano 2000 esta faixa passou para os 14 anos. Em 2002, Radio Disney começa a transmitir as músicas das atrizes/cantoras do Disney Channel, como Hilary Duff e Raven Symoné. No mesmo ano, visando prestigiar os grandes cantores do momento, é criado o "Radio Disney Music Awards".

2006 marcou o ano do 10º aniversário da emissora de rádio. Como parte dessa comemoração, foi programado o show "Totally 10 Birthday Concert" que ocorreu em 22 de julho de 2006 no Honda Center, Arrowhead Pond em Anaheim (California).[2], incluindo transmissão ao vivo pelo site da rádio. Um segundo show foi feito em Dallas, Texas, em 18 de novembro de 2006, no Dallas Convention Center.[3]

Em Fevereiro, a Walt Disney Company anunciou que iria manter a Rádio Disney em sua propriedade, mas passaria a pertencer ao Cable Networks Group. Esta unidade cuida das rádios da empresa, exceto a ESPN.

Já em Abril de 2007, a Rádio Disney passa por mudanças, uma delas é o abandono do slongan "Ears (Orelhas)" (do seu primeiro slogan, "Estamos todos os ouvidos!") a mudança de seu número de telefone, mensagem de voz, e do programa infantil Playhouse Disney. O número foi originalmente divulgado em voz alta como 1-8-8-8, E-A-R-S, 0-1-8, em seguida, todos os DJs lê-lo como 1-888-327-7018; agora, todos os DJs lê-lo como 1-877-870-5678.

No ano passado foram adicionadas novas músicas a programação e este ano pretende-se iniciar transmissões de programas em HD Radio.

Slogans da Radio Disney[editar | editar código-fonte]

  • "Music and Prizes That Rock!" (algo como "Músicas e Prêmicos radicais!") (2000–2001)
  • "Your Music, Your Way!" (Algo como "Sua Música, Seu Jeito!") (2001–presente)

Rádio Disney Brasil[editar | editar código-fonte]

A Rádio Disney Brasil é uma emissora de rádio brasileira, fundada em 29 de novembro de 2010, pela Walt Disney Company em parceria com a Rádio Holding Ltda, na frequência 91,3 MHz de São Paulo. A estação é uma versão brasileira da Radio Disney, pioneira em música jovem nos Estados Unidos e em toda América Latina.

A Rádio Disney Brasil e a Rádio ESPN Brasil, incluindo seus logos e marcas relacionadas, são de propriedade da Disney Music Group e da Disney-ABC Television Group, porém, são administradas no Brasil pela Radio Holding L.T.D.A. e pelo Grupo Estadão, respectivamente.

Artistas da Rádio Disney Brasil[editar | editar código-fonte]

A Walt Disney Company do Brasil preparou uma seleção de artistas para que suas músicas sejam tocadas na programação da Rádio Disney. Veja a lista de artistas Rádio Disney:

E muitos outros artistas.

Rádio ESPN Brasil[editar | editar código-fonte]

Desde 27 de março de 2011 a Estadão ESPN é uma estação de rádio brasileira da cidade de São Paulo pertencente ao Grupo Estado, parceiro do Disney Music Group na empreitada. Opera nos 700 kHz em AM e 92,9 MHz em FM. É uma rádio com foco no jornalismo e no esporte, especialmente o futebol - em sua estreia, foi dito que 38% dela seria destinada a esportes, inclusive com programas da ESPN na televisão, como Bate-Bola, Futebol no Mundo e Linha de Passe. É considerada "a rádio mais esportiva do Brasil", e também transmite outros esportes além do futebol, como o basquete.

Referências

  1. «CD Extra». www.brandit.pt. Consultado em 13 de Março de 2010 [ligação inativa] 
  2. In the Concert Hall, It Smells Like Tween Spirit - washingtonpost.com
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 1 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 8 de março de 2006 

Mais informações sobre os artistas Disney Music[editar | editar código-fonte]

A Disney Music lança em 2010 uma página dedicada aos artistas Hollywood Records: Disney Music Artists.

Gravadoras da Disney Music Group
Walt Disney Records | Hollywood Records | Jonas Records | Rock Mafia | Lyric Street Records | Big Machine Label Group | Big Machine Records | Valore Music
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.