Jorge & Mateus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jorge e Mateus)
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge & Mateus
Logotipo da dupla.
Informação geral
Origem Itumbiara, GO
País  Brasil
Gênero(s) Sertanejo, Sertanejo Universitário, Pop
Período em atividade 2005 — presente
Gravadora(s) Universal Music (2007-2012)
Som Livre (2012-presente)
Influência(s) João Paulo & Daniel, Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano, João Bosco & Vinícius
Influenciado(s) Henrique & Juliano, Gusttavo Lima, Cristiano Araújo, Matheus & Kauan, Henrique & Diego Malta (banda)
Página oficial www.jorgeemateus.com.br
Integrantes Jorge Alves Barcelos
27 de agosto de 1982 (33 anos)

Mateus Pedro Liduário Oliveira
15 de julho de 1986 (29 anos)

Jorge & Mateus é uma dupla de música sertaneja Brasileira, formada pelos cantores goianos Jorge Alves Barcelos (27 de agosto de 1982) e Mateus Pedro Liduário de Oliveira (15 de julho de 1986), que já venderam em média 5 milhões de cópias. Ambos são da cidade de Itumbiara, no interior do estado de Goiás.

Considerada a principal dupla sertaneja da atualidade, seja por repertório, faturamento ou público, são responsáveis por boa parte dos grandes sucessos do chamado "sertanejo universitário" como "Logo Eu", "Amo Noite e Dia", "Calma", "Nocaute", "Flor", "Aí Já Era", "A Hora é Agora", "Voa Beija Flor", "Vou Fazer Pirraça", "Eu Quero Só Você", "De Tanto Te Querer", "Pode Chorar", "Enquanto Houver Razões", "Seu Astral", "O Que é Que Tem?", "A Gente Nem Ficou", "Amor Covarde", "Chove, Chove", "Tempo ao Tempo", "Os Anjos Cantam", "Sosseguei", "Ou Some ou Soma", além da regravação de "Amor Pra Recomeçar".

Atualmente suas músicas estão entre as mais tocadas nas rádios brasileiras, também entre as mais acessadas e baixadas da internet, liderando o ranking dos artistas mais acessados nos maiores portais (sites) de música do país.

Gravaram um de seus últimos DVDs em dos um dos palcos mais renomados da música, o Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra, onde nenhum artista brasileiro havia pisado e grandes ícones da música internacional cantaram, como os The Killers e Adele, tendo a última também gravado seu mais recente DVD nesse palco.

Juntamente com Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Wesley Safadão são os artistas musicais com o mais alto cachê da música brasileira, cobrando do mínimo um total de 550 mil reais por show. Atualmente Jorge é casado com a designer de moda Ina Freitas, e Mateus noivo de Marcella Barra.

História[editar | editar código-fonte]

2005 — 2009: Início de carreira e primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ambos já cantavam separadamente, mas se conheceram numa roda de amigos em comum e começaram sua carreira juntos em 26 de maio de 2005 se apresentando em bares, avenidas, universidades e casas de show na cidade de Itumbiara. Jorge, então cursava o nono período de direito, enquanto Mateus o quinto período de agronomia, ambos abandonaram seus estudos em prol de uma carreira artística. No ano de 2006, a dupla gravou um disco por conta própria na garagem da casa de Mateus, que teve boa repercussão e despertou o interesse das gravadoras.

O promissor repertório do disco fez com que em 2007 eles lançassem seu primeiro disco produzido por uma gravadora (a Universal Music): Ao Vivo em Goiânia.[1] Com o disco também foi lançado um DVD com o show no qual foi realizada a gravação. A canção "Pode Chorar", foi certificada com um Disco de Ouro, pela ABPD. O refrão marcante: "Pode chorar mais eu não volto pra você/ Pode chorar você não vai me convencer/ Pode chorar você se lembra o quanto eu chorei por você?", estourou nas rádios brasileiras e conquistou o país. A história da dupla foi se construindo e, em 2008, mais uma surpresa agradável: a música "De Tanto Te Querer", também do CD Ao Vivo Em Goiânia, foi escolhida para ser trilha sonora da novela A Favorita, da Rede Globo. A canção passou a fazer parte da programação de quase todas as rádios do Brasil.[2] Ainda no mesmo disco, canções como "Querendo Te Amar" e "Fogueira" levaram a, até então desconhecida dupla do interior de Goiás ao estrelato nacional.

Neste mesmo ano, em 2008, Jorge & Mateus alcançaram um ineditismo com o projeto chamado Elétrico: misturando axé e música pop ao sertanejo, a dupla lançou a micareta sertaneja. Os goianos passaram a se apresentar no carnaval de Salvador, sendo a primeira dupla sertaneja a conseguir tal feito.

Em 2009, é lançado o segundo álbum da dupla, intitulado O Mundo É tão Pequeno, álbum ao vivo e DVD lançado pela Universal. O álbum foi certificado com Disco de Ouro, pela ABPD.[3] O disco firmou de vez os cantores como uma das mais importantes duplas sertanejas do Brasil. Levando-os novamente às paradas de sucesso. Hits como "Voa Beija Flor", "Vou Fazer Pirraça", "Mistérios", "Se Eu Pedir Cê Volta?", "Um Dia Te Levo Comigo", "Onde Haja Sol", "Espelho" e "Amor Covarde"; esta última fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa, da Rede Globo, se destacaram no disco e também nas rádios brasileiras.

O ano de 2009 foi muito importante para Jorge & Mateus, época que conseguiram vários feitos: emplacaram uma turnê internacional, fizeram três shows nos Estados Unidos; participaram pela primeira vez de um cruzeiro temático de música sertaneja, que teve a sua lotação esgotada 15 dias antes de sair do porto; reuniram um público de 40 mil pessoas em uma apresentação em Goiânia, que foi transmitida ao vivo pelo twitter e gravada pelo canal Multishow em High Definition, sendo o primeiro de uma dupla sertaneja a ser compilado nesse formato.

2010 — 2011: Ao Vivo e Sem Cortes, Aí Já Era e aproximação ao pop[editar | editar código-fonte]

Com dois CDs e DVDs gravados e uma bem sucedida turnê pelos Estados Unidos, a dupla decidiu abraçar, em 2010, mais desafios internacionais. Jorge & Mateus fizeram seus primeiros shows na Europa (Londres, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa), onde foram aclamados pelo público, além de voltarem com duas mini-temporadas para os Estados Unidos. No mesmo ano é lançado o álbum Ao Vivo Sem Cortes, pela Universal. Recebeu certificação de Disco de Ouro, pela ABPD. O álbum ao vivo reuniu os grandes sucessos da dupla até então. Aconteceu sem que ninguém soubesse (público e artistas), é uma gravação de um show completo que aconteceu em Goiânia. O espetáculo virou CD e DVD. São 20 canções, sendo que cinco são autorais da dupla, entre elas "Querendo Te Amar" e "Goiânia Me Espera", uma homenagem à cidade que abrigou os cantores depois que saíram de Itumbiara.

Também em 2010, é lançado o álbum Aí já Era, pela Universal Music, que recebeu Disco de Ouro e de Platina pela ABPD. É o primeiro álbum de estúdio da dupla, e contou com a produção de Dudu Borges. O disco marcou a carreira da dupla, com sucessos como "Amo Noite e Dia" (música mais executada no Brasil por 12 semanas), "Tempo Ao Tempo", "Chove, Chove", "Seu Astral" e a faixa título do disco "Aí Já Era". Algumas mudanças na postura da dupla foram passadas para o CD de uma forma muito nítida, logo de cara os fãs já puderam sentir uma presença maior das influências musicais de Mateus. Os arranjos aproximados ao pop e o constante uso da guitarra de Mateus nas faixas do disco, conquistaram o gosto dos brasileiros e estouraram nas rádios. O repertório vasto e que se caracteriza pelas músicas animadas e uma batida pop nunca vista antes na música sertaneja, fez com que os goianos figurassem entre as 3 mais importantes duplas do Brasil.

2012 — 2014: A Hora É Agora e primeiro DVD internacional[editar | editar código-fonte]

Em 2012, a dupla lançou o quinto álbum, intitulado Essencial, onde reuniu maiores sucessos, e duas faixas inéditas, "Pra Quê Entender?" e "Duas Metades", e a nova versão da música "Amor Covarde", que fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa. O álbum recebeu certificação de ouro pela ABPD.[4]

Já em março de 2012, é lançado o sexto álbum da dupla, intitulado "A Hora É Agora - Ao Vivo Em Jurerê". Gravado na praia de Jurerê, em Florianópolis. Recebeu Disco de Ouro, pela ABPD. Uma das mais belas e exóticas praias do Brasil, foi palco da gravação do disco que embalou Hits como "Flor", "Enquanto Houver Razões", "Eu Quero Só Você" (versão do sucesso "Be With You", do rapper Akon), "A Gente Nem Ficou", "Por Quê?", "Prisão Sem Grades", "Duas Metades", "O Que é Que Tem?" e a faixa título do disco "A Hora é Agora". O ritmo pop e variado incendiou as canções da dupla, que mostrou ao Brasil uma nova música sertaneja, utilizando instrumentos tradicionalmente sertanejos como o violão e a sanfona, inteligentemente, harmonizando-os com a guitarra, o piano e até alguns elementos da música eletrônica. Um repertório misto que une elementos do axé, forró, pop rock, entre outros, e os adapta em um estilo sertanejo único e característico da dupla. Sendo considerada a fórmula de todo o sucesso deles e principal motivo de serem intitulados como a mais importante dupla sertaneja da atualidade.[5]

Em 2013, a dupla lançou o primeiro DVD da carreira fora do Brasil, intitulado At The Royal Albert Hall - Live In London, que como diz o nome do álbum, foi gravado no Royal Albert Hall em Londres, na Inglaterra no dia 20 de setembro de 2012. Sucessos como "Pode Chorar", "Voa Beija Flor", "Amo Noite e Dia", "Flor", "Querendo Te Amar", "A Hora é Agora" e "De Tanto Te Querer" não ficaram de fora. Também foi incluída no disco a regravação da música "Amor Pra Recomeçar", do músico Frejat. O álbum foi um marco para dupla, que hoje é considerada a principal dupla sertaneja do Brasil. Em 2014, foi um dos álbuns mais vendidos do ano.

2015 — Atualmente: 10 anos de carreira, Os Anjos Cantam e Como. Sempre Feito. Nunca[editar | editar código-fonte]

No ano em que completam uma década de parceria, Jorge & Mateus apresentam o álbum que promete ser o mais conceitual e um dos mais especiais da trajetória da dupla até então. Com um repertório formado exclusivamente por canções românticas que ressaltam a essência e a identidade musical dos artistas, o CD Os Anjos Cantam apresenta 17 faixas, sendo quatro delas já lançadas nas rádios e conhecidas pelo público: "Logo Eu", "Calma", "Nocaute" e "31/12".

Após três anos desde o último trabalho de inéditas, o oitavo disco da carreira de Jorge & Mateus promete emocionar, seja por cada canção, individualmente, ou pelo resultado do conjunto que enaltece, sobretudo, o amor. Nas letras, a dupla aparece na autoria de "31/12" e Jorge como compositor em "Idas e Voltas", "Coisas de Quem Ama" e "Vai Entender". Outros destaques são para as guitarras de Mateus, que aparecem em boa parte das faixas com maior presença, como em "Os Anjos Cantam", "Maneira Errada" e "Como Não Me Apaixonar".

Cquote1.svg "Selecionamos o repertório com calma, escolhendo músicas que passam a nossa verdade. Por ser um CD de estúdio, tivemos um tempo maior para concebê-lo, o que permitiu pensarmos em cada faixa com mais cuidado e carinho. Este projeto marca uma etapa importante da nossa carreira, pois, sem dúvida, é um dos melhores que já fizemos." Cquote2.svg

Pela primeira vez, os artistas não ilustram a capa de um disco próprio, que agora conta com a imagem de um anjo, traduzindo o estilo mais atual que eles incorporam neste trabalho, que traz levadas do pop e do reggae, porém mantendo as músicas sertanejas muito românticas (com piano e voz), que remetem às performances do norte-americano John Mayer.

Os Anjos Cantam traz novamente a produção de Dudu Borges, que assina com Mateus a realização dos arranjos. Apesar da agenda corrida, que em 2014 contemplou mais de 200 shows por todo o Brasil, os músicos participaram de forma efetiva em todas as fases de desenvolvimento do álbum, abrindo horizontes com apostas em novos elementos. “Compartilhamos ideias e este comprometimento, não só o nosso, como também o da equipe, foi primordial para alcançarmos o que realmente queríamos. A intenção era fazer algo diferente e universal, dando continuidade à nossa linha. Cantamos sentimentos e esse disco chega em um momento muito especial para nós, com todos envolvidos e com mais maturidade”, declaram.

Jorge & Mateus lançaram na primeira semana de agosto de 2015 o clipe da música "Pergunta Boba". O single, assim como o vídeo, faz parte do projeto Meus Amigos, Minhas Músicas, do Maestro Pinocchio,[6] gravado em maio, no Villa Mix Goiânia. O DVD mostra todos os "apadrinhados" do Maestro Pinocchio, que foi produtor e padrinho de vários músicos e cantores como Daniel, César Menotti & Fabiano, entre outros.

Ainda em 2015, Jorge e Mateus gravam um novo DVD na tradicional casa de shows Espaço das Américas em São Paulo. A dupla escolheu o dia 30 de setembro para registrar mais uma etapa da vitoriosa carreira. O nome do projeto também foi revelado: Como. Sempre Feito. Nunca. Os sertanejos comemoraram no Facebook a definição de data e local e disseram estar sendo duro conciliar os shows com os ensaios para o projeto.[7] No dia 10 de outubro, a dupla prepara a gravação de mais um DVD, feito em comemoração aos 10 anos de parceria e realizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Jorge & Mateus

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas
2010 (CD) - Aí já Era Universal Music Platina + 1.050.000
2015 (CD) - Os Anjos Cantam Som Livre Platina + 900.000

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas
2007 (CD/DVD) - Ao Vivo em Goiânia Universal Music Ouro + 200.000
2009 (CD/DVD) - O Mundo É tão Pequeno Universal Music Platina + 300.000
2010 (CD/DVD) - Ao Vivo Sem Cortes Universal Music Ouro + 200.000
2012 (CD/DVD) - A Hora É Agora - Ao Vivo Em Jurerê[8] Som Livre Platina + 1.000.000
2013 (CD/DVD) - At The Royal Albert Hall - Live In London Som Livre Platina + 650.000
2016 (CD/DVD) - Como. Sempre Feito. Nunca Som Livre

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas
2012 (CD) - Essencial Som Livre Ouro + 150.000

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2010 Prêmio Multishow de Música Brasileira Melhor Artista Sertanejo Eles mesmos Indicado
2011 Melhores do Ano Melhor Banda ou Dupla Eles mesmos Indicado
Prêmio Multishow de Música Brasileira Artista Sertanejo Eles mesmos Indicado
2012 Capricho Awards Melhor Dupla Sertaneja Eles mesmos Venceu
Troféu Imprensa Melhor Dupla Sertaneja Eles mesmos Venceu
2013 Grammy Latino Melhor Álbum de Música Sertaneja A Hora É Agora - Ao Vivo em Jurerê Indicado
2014 Melhores do Movimento Country Melhor dupla sertaneja Eles mesmos Venceu
2015 Grammy Latino Melhor Álbum de Música Sertaneja Os Anjos Cantam Indicado

Referências

  1. «Dupla fala sobre novo disco e a carreira». Consultado em 29 de junho de 2012. 
  2. «Trilha Sonora». Consultado em 29 de junho de 2012. 
  3. Lile Corrêa. «Dupla Jorge e Mateus vai gravar um DVD especial em Londres». Consultado em 29 de junho de 2012. 
  4. «Jorge e Mateus lança novo CD: Essencial – 2012». Consultado em 29 de junho de 2012. 
  5. «Jorge e Mateus divulgam nova música de trabalho; conheça A Hora é Agora». contigo.com.br. Consultado em 29 de junho de 2012. 
  6. Autor. «Maestro Pinocchio». www.maestropinocchio.com.br. Consultado em 2015-08-07. 
  7. «Jorge e Mateus definem data de gravação do DVD». Conceito Sertanejo. Consultado em 7 de agosto de 2015. 
  8. «"A Hora é Agora" é o novo CD da dupla Jorge e Mateus, confira!». Grupo RBS. clicRBS. 29 de maio de 2012. Consultado em 18 de julho de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jorge & Mateus
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.