Jurerê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jurerê
Jurerê Internacional
Jurerê
  Bairro do Brasil  
Jurerê vista do Morro do Forte.
Jurerê vista do Morro do Forte.
Localização
Município Florianópolis
Fonte: Não disponível

Jurerê é uma praia e um bairro situados em Florianópolis, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O bairro é popularmente dividido em duas partes: Jurerê Internacional, um empreendimento imobiliário famoso por suas residências de luxo, voltado a moradores de renda elevada, e a porção leste do bairro que já existia antes e por isso é chamada de Jurerê Tradicional ou Jurerê Velho para diferenciar da outra parte. A praia banha ambas as partes do bairro e fica entre as praia de Canasvieiras e do Forte.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A região chamada hoje de Jurerê permaneceu preservada até o século XX. A praia era chamada, genericamente, de Praia do Forte, nome que hoje é o a praia vizinha. Na década de 1920, Antônio Amaro, um construtor naval foi ressarcido após seu estaleiro ser retirado do Centro devido as obras da Ponte Hercílio Luz e recebeu as terras da Praia do Forte ao Pontal, que eram usadas como terras comunais pelos poucos habitantes da região. Ele demarca as terras que ganham o apelido de "Campo de Antônio Amaro" e, após sua morte, em 1935, Aderbal Ramos da Silva compra as terras da viúva de Antônio. O novo dono começou a reduzir a presença dos habitantes que ainda usavam a terra, até 1956, quando surge a Imobiliária Jurerê, de Aderbal. A imobiliária acabou renomeando o bairro com seu nome, que vem de Y-Jurerê-Mirim, um nome que os Carijós davam ao canal do estreito e que também se estendia para a Ilha de Santa Catarina.[1]

A praia de Jurerê.

Na década de 70, com a pavimentação da SC-401, as praias do norte se tornam mais visadas. Na época, haviam apenas as comunidades na Praia do Forte, barracões de pesca e o Clube 12 de Agosto, que já havia se instalado no local, além dos loteamentos da Imobiliária Jurerê - um deles desenhado por Oscar Niemeyer.[2] No resto da área haviam eucaliptos plantados, o que atraiam as famílias pela sombra.

Em meados de 1978, a Habitasul Empreendimentos Imobiliários começa a negociar a criação de um grande loteamento em Jurerê. Com o apoio de Aderbal Ramos da Silva, que vende as terras restantes, e após resolver os conflitos herdados com a comunidade local, a Habitasul lança Jurerê Internacional, que leva o nome internacional para diferenciar o empreendimento do bairro Jurerê que já existia e adicionar status ao local, incorporando loteamentos antigos como o que foi projetado por Niemeyer. O Jurerê Praia Hotel, construido pela Habitasul em 1980, passou a representar o limite entre Jurerê Internacional e o bairro antigo que passa, com o tempo, a ser chamado Jurerê Tradicional. Apesar desta diferenciação de nomes, pelos registros da prefeitura ambos são um bairro só.

Jurerê Tradicional[editar | editar código-fonte]

A porção "tradicional" tem uma comunidade local, ainda com pescadores, mas também com presença de comércio e serviços - a região foi influenciada pelo Jurerê Internacional e pelo crescimento turístico destinado a praia de Jurerê. A região tem acesso para Canasvieiras através de Canajurê. Jurerê Tradicional possui também uma das melhores raias para esportes à vela.

Jurerê Internacional[editar | editar código-fonte]

Região central de Jurerê Internacional, com o Open Shopping.

Jurerê Internacional é um empreendimento imobiliário, residencial e resort desenvolvido pelo Grupo Habitasul. Essa porção do bairro ganha destaque pelas suas mansões luxuosas, atraindo muitos turistas de toda parte do Brasil e do mundo na alta temporada. Além das mansões, o bairro inclui hotéis de luxo e beach clubs.

Jurerê Internacional teve a sua ocupação planejada desde o início, das ruas e construções até a segurança, comércio e serviços. Já nasceu com plano diretor próprio, garantindo a preservação do meio ambiente. Por exemplo, a densidade demográfica é de 50% a 70% menor do que o autorizado pelo plano diretor de Florianópolis. Muitos argentinos viajam no verão para este famoso bairro de Florianópolis.[3]

Jurerê Internacional é, hoje, referência em urbanização orgânica e sustentabilidade para todo o país,[4] e vem ganhando cada vez mais visibilidade no mundo inteiro.[5] Por trás desse sucesso, estão os princípios e diretrizes definidos pela Habitasul há mais de 30 anos, quando foi criado o residencial.[4][5]

Em 1995, a área de Jurerê Internacional chegou a 1.200 hectares ou 12 milhões de m².[6]

Referências

  1. «Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?» 
  2. «A Jurerê de Niemeyer». FloripAmanhã. 31 de outubro de 2007. Consultado em 12 de junho de 2020 
  3. «Paulistas somem das praias de Floripa». Folha de S.Paulo 
  4. a b «Jurerê Internacional». Guia Floripa 
  5. a b «Bem Vindos a Bordo». www.bemvindosabordo.com.br (em inglês). Consultado em 30 de maio de 2018 
  6. «A história de Jurerê Internacional». Viva Jurerê 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.