Praia do Campeche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia do Campeche, com a Ilha do Campeche ao fundo

A praia do Campeche situa-se na localidade do mesmo nome, na Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis, entre a famosa praia da Joaquina e a praia do Morro das Pedras. Exatamente em frente fica a ilha do Campeche.

A região passou por um processo de expansão e supervalorização imobiliária na última década. Com o desenvolvimento da região, alguns problemas de infraestrutura têm mudado o perfil do bairro. A falta de saneamento e as construções irregulares colocam em risco a preservação ambiental da região. Nos últimos anos, tem se iniciado a criação de uma rede de esgotamento sanitário.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A praia é procurada por surfistas do mundo inteiro, que encontram as conhecidas "direitas", chegando a mais de um metro durante o inverno do hemisfério sul. Vários outros esportes têm lugar nesta praia, incluindo bodyboard, kytesurf, kayaking e footvoley. O trecho conhecido como Riozinho do Campeche concentra vários dos praticantes desses esportes.

Baleias[editar | editar código-fonte]

Também durante o inverno, principalmente entre os meses de julho e agosto, as baleias-francas costumam visitar a praia, que serve de berçário para a espécie.

Saint Exupéry[editar | editar código-fonte]

Segundo moradores da região, o escritor francês costumava visitar moradores do local que havia conhecido durante as escalas do Correio Aéreo Francês na rota entre Paris e Buenos Aires, realizadas no campo de pouso da Praia do Campeche, na época em que o escritor era piloto da empresa.

Acesso pela rodovia SC-405.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.