Ilha do Campeche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista da ilha do Campeche à partir da Ilha de Santa Catarina

A Ilha do Campeche é parte do município de Florianópolis e situa-se no Oceano Atlântico, cerca de 1,6 km ao leste da praia do Campeche, localizada na Ilha de Santa Catarina, no litoral do estado brasileiro de Santa Catarina. Tem cerca de 1,6 km de comprimento no sentido norte-sul. Seu uso e conservação estão definidos na Portaria do IPHAN nº 691, de 23 de novembro de 2009.

Visitação[editar | editar código-fonte]

A ilha do Campeche conta com apenas uma praia, localizada no lado oeste. Já no interior da Ilha é possível encontrar um vasto acervo arqueológico, datadas de 5000 a 3500 A.C. As trilhas para observação do patrimônio arqueológico somente são acessadas com o acompanhamento de guias e pagamento de taxa.

O acesso à ilha é feito através de barcos que partem da Armação, Barra da Lagoa e Campeche.

Limite de desembarques diários[editar | editar código-fonte]

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional limitou o número de desembarques na Ilha do Campeche em 770 pessoas durante os meses de março e novembro. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são admitidas diariamente até 800 pessoas.

Proibições[editar | editar código-fonte]

Não é permitido na Ilha do Campeche a prática de campismo, preparação de churrasco, manufatura de fogueiras, uso de fogos de artifício, assim como o desembarque de espécimes de fauna e flora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • [1] Portaria nº 691 de 2009 do IPHAN
  • [2] Notícias do Dia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.