Teatro Álvaro de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Teatro Álvaro de Carvalho
Fachada externa do Teatro Álvaro de Carvalho.
Nomes alternativos TAC
Tipo Teatro
Função atual Teatro
Atração turística
Geografia
País  Brasil
Cidade Florianópolis, SC
Localidade Rua Marechal Guilherme, Centro


O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado em Florianópolis e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Seu nome primeiro foi Teatro Santa Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Foram dezoito anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.

Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e plateia. Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia extinta, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local.

A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas. Em 1955, no governo de Irineu Bornhausen, o teatro veio a sofrer alterações radicais, sendo o espaço interno de autoria do engenheiro-arquiteto Tom Wildi Filho. Em 1975 e 1984, aconteceram novas reformas. O tombamento como Patrimônio Estadual data de 1988.

No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer, podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro.

A sala de espetáculos tem capacidade para 470 poltronas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de teatros do Brasil

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.