Lagoa da Conceição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lagoa da Conceição
A lagoa em 2005. Ao fundo, os morros que a separam do oceano na margem sudeste. À esquerda, a planície do Parque Estadual do Rio Vermelho e ao fundo a Barra da Lagoa. Foto tirada de noroeste para sudeste, de cima do morro, na trilha que liga a Costa da Lagoa a Ratones
Localização
Localização Ilha de Santa Catarina
País  Brasil
Localidades mais próximas Florianópolis
Características
Área * 19,71 km²
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa da Conceição é uma laguna brasileira localizada a leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Brasil.[1] Está situada entre uma cadeia de montanhas, planícies costeiras, uma restinga e o mar (Oceano Atlântico). Na sua margem leste se encontram os bairros do Distrito da Lagoa da Conceição.

Subdividide-se em Lagoa de Dentro e Lagoa de Fora:

Lagoa de Dentro[editar | editar código-fonte]

É a região "interna" da Lagoa da Conceição, ao sul-sudoeste da ponte e da freguesia. A sua parte mais interna (oeste) encontra-se a localidade do Canto da Lagoa, o bairro Village e o Lagoa Iate Clube (LIC). Ao sul, o morro do Badejo. Ao leste a Rua Osni Ortiga e as dunas do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. Ao norte a ponte da lagoa, que a separa da Lagoa de Fora.

Lagoa de Fora[editar | editar código-fonte]

É a parte da Lagoa da Conceição que fica ao nordeste da ponte da Freguesia da Lagoa. Sua margem sul limita-se com a avenida das Rendeiras, desde a ponte até ao Retiro da Lagoa.

Ao leste, do sul para o norte, há: 1-Dois morros que envolvem a Praia Mole, entre os quais há um vale no qual existia o antigo canal que ligava a Lagoa ao mar; 2-A Fortaleza ou Porto da Lagoa, onde começa o canal que a liga à Barra da Lagoa e ao mar (Oceano Atlântico e 3-A planície na qual se encontra parte do Parque Estadual do Rio Vermelho, após a qual, mais ao leste se encontra o Oceano Atlântico.

Ao norte a foz do Rio Vermelho, o bairro do Rio Vermelho e o Morro do Saquinho. Ao oeste, a Costa da Lagoa.

Áreas protegidas[editar | editar código-fonte]

Ao centro, a área protegida de dunas do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição.

Às margens da Lagoa da Conceição estão importantes áreas protegidas de Florianópolis: o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição ao sul. Ao norte o Parque Estadual do Rio Vermelho e à leste a área tombada ao redor da trilha e morros da Costa da Lagoa[2].

Referências

  1. Fabio Bertini Godoy (2009). «Modelagem Hidrológico-Hidrodinâmica da Lagoa da Conceição - SC» (PDF). Universidade Federal de Santa Catarina. Consultado em 7 de agosto de 2018. 
  2. Martins, L.; Marenzi, R. C.; Lima, A. (2015). Levantamento e representatividade das Unidades de Conservação instituídas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Rev. Desenvolv. Meio Ambiente, v. 33, p. 241-259.

Ver também[editar | editar código-fonte]