Barra da Lagoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde agosto de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Distrito
Aspectos geográficos
Área 4,75 km²
População 4.331 hab.
Densidade 911,8 hab./km²
Indicadores
IDH 0,846
Renda per capita R$ 3980,34
Fonte: PNUD/2000

A Barra da Lagoa é um distrito de classe média alta do município de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina. Foi desmembrada do Distrito da Lagoa da Conceição pela Lei nº 4.806/95 de 21/12/1995. A área total do distrito é de 4,75 km².

O "centro" situa-se ao leste da Ilha de Santa Catarina, junto ao canal que liga a Lagoa da Conceição ao mar (Oceano Atlântico). A sede do distrito tem o mesmo nome, Barra da Lagoa, além da localidade Fortaleza da Barra da Lagoa.

A praia ao norte da localidade, continuação da praia da Barra da Lagoa, é chamada praia de Moçambique, a maior praia da ilha.

Atravessando-se o canal pela ponte existente, chega-se a uma trilha que leva a uma pequena praia. Após esta praia encontram-se costões, até a praia da Galheta, reduto de naturistas.

A localidade até algumas décadas era uma vila de pescadores ao redor da qual começaram a surgir casas de veraneio. Com o crescimento acabou por ocorrer o desmembramento do distrito da Lagoa da Conceição.

Existem vários restaurantes que servem frutos do mar. Há vários anos realiza-se a festa da tainha, por ocasião da época em que esta ocorre com abundância (por volta de julho).

Ponte pênsil[editar | editar código-fonte]

Barra da Lagoa: canal que liga a Lagoa da Conceição ao mar e a antiga ponte pênsil para pedestres que leva ao caminho da prainha

Uma das principais atrações do distrito era a ponte pênsil que passava por cima do Canal da Barra, construída em 1983. Devida a falta de manutenção e a segurança, em 2007 esta ponte foi substituída por uma metálica.[1]

Referências

  1. História da Barra da Lagoa Guia Floripa - acessado em 2 de agosto de 2017


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.