Centro (Florianópolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro
—  Bairro do Brasil  —
Prédios do Centro.
Prédios do Centro.
Distrito Centro
Município Florianópolis
População
 - Total 44,315 habitantes
 - Homens 19,901 homens
 - Mulheres 24,414 mulheres
Limites Maciço do Morro da Cruz, Prainha, Agronômica, Baia Norte e Baia Sul
Fonte: IBGE/2010

O Centro é um bairro nobre da região central de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.[1] Apesar de estar no oeste da Ilha de Santa Catarina, o Centro está geograficamente no centro da área urbana da Grande Florianópolis. O bairro concentra o maior número de pontos turísticos não naturais da cidade. É passagem obrigatória para quem vem à ilha por via rodoviária, por conter a cabeceira das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, além de abrigar o Terminal Rodoviário Rita Maria e os dois terminais urbanos centrais do sistema de ônibus, TICEN e Terminal Cidade de Florianópolis.

Centro de Florianópolis, em primeiro plano, visto do Morro da Cruz.

Sua avenida mais conhecida é a Avenida Beira Mar Norte que, além de ciclovia e calçadão, possui alguns dos apartamentos mais caros da cidade.

Outras ruas importantes e conhecidas dos moradores são as Avenidas Mauro Ramos, Rio Branco, Bocaiúva, Hercílio Luz e Othon Gama D'eça. Grandes centros comerciais também se localizam nas ruas Conselheiro Mafra e Felipe Schmidt. No Centro de Florianópolis também se localiza o Beiramar Shopping, primeiro shopping center da cidade, construído em 1993 no local onde outrora fora um estádio de futebol.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.