Ratones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ratones
  Distrito do Brasil  
Rio Ratones, que dá nome ao distrito.
Rio Ratones, que dá nome ao distrito.
Rio Ratones, que dá nome ao distrito.
Localização
Características geográficas
Área total 33,12 km²
População total 2 871 hab.
Densidade 86,7 hab./km²
Outras informações
Rendimento médio mensal 727,52 reais (PNUD - 2000)

Ratones é uma localidade e um distrito do município de Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina. Foi desmembrado do distrito de Santo Antônio de Lisboa pela Lei nº 620 de 21 de junho de 1934.

A sede do distrito tem o mesmo nome, e a sua área total é de cerca de 33,12 km², é caracterizado por ter áreas rurais, plantações de orgânicos, artesanato de renda e tapeçaria, moinho de farinha e alambique, além de ter duas trilhas que levam até a Costa da Lagoa, atravessando o morro. No local preserva-se as lendas de lobisomem e bruxas[1].

Situa-se no centro-norte da Ilha de Santa Catarina e deve seu nome aos animais que povoavam as encostas do rio Ratones, capivaras e preás (rato do banhado). Muitas vezes é confundida com duas ilhas localizadas na baía norte, a oeste da localidade, que se parecem com dois ratos (em espanhol, ratones), as ilhas dos Ratones. Há também o rio Ratones, cujas nascentes estão na localidade. Próximo ao local existe a Estação Ecológica de Carijós.

Tragédia[editar | editar código-fonte]

Nesta localidade localiza-se o Morro da Virgínia, onde em 12 de abril de 1980, o Boeing 727-100 da Transbrasil prefixo PT-TYS acidentou-se, deixando 55 mortos e 3 sobreviventes. Era o voo Transbrasil 303.

Património edificado[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lendas de Florianópolis». Site Minha Floripa. Consultado em 7 de dezembro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.