Centro (distrito de Florianópolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito
Aspectos geográficos
Área 74,54 km²
População 228.869 hab.
Densidade 3.070,4 hab./km²
Indicadores
IDH 0,975
Renda per capita R$ 1.862,37
Fonte: PNUD/2000
Centro de Florianópolis vista do morro do Antão

O distrito central ou distrito sede de Florianópolis engloba a parte da Ilha de Santa Catarina situada mais próxima ao estreito que a separa do continente, bem como a própria região continental do município. É a região mais populosa da cidade e a que concentra o maior número de pontos turísticos não-naturais. Foi nesta região que Francisco Dias Velho fundou o que viria a se transformar na vila de Nossa Senhora do Desterro, que daria origem à atual Florianópolis.

O distrito tem uma área total é de 74,54 km², composta de duas porções: 62,44 km² na região insular e 12,10 km² na parte continental. Seus bairros se agrupam em quatro subdistritos: Sede propriamente dita, Trindade, Saco dos Limões e Estreito (continente).

São destaques do centro sua parte antiga, que concentra casarões, sobrados e palácios bem conservados dos séculos XVIII e XIX. A sua parte moderna, como a edificada sobre os aterros da baía Norte (avenida Beira-mar Norte, com sua ciclovia e os modernos arranha-ceús), os calçadões das ruas centrais são símbolos da modernidade e da riqueza da capital com maior IDH do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.