Ribeirão da Ilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito
Aspectos geográficos
Área 51,54 km²
População 20.392 hab.
Densidade 395,6 hab./km²
Indicadores
IDH 0,831
Renda per capita R$ 876,95
Fonte: PNUD/2000
Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é um distrito da cidade de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina. Foi criado por Alvará Régio datado de 11 de julho de 1809.

Ali se encontra o ponto culminante da Ilha de Santa Catarina: o Morro do Ribeirão, de cujo cimo é possível descortinar a Baía Sul, parte do Sertão do Peri e as montanhas do extremo sul do maciço do Cambirela, no continente, em toda sua plenitude.

O distrito destaca-se como o maior produtor de ostras do Brasil.

Sua sede é a chamada Freguesia do Ribeirão. As outras localidades do distrito, que possui uma área total de 51,54 km², são:

  1. Alto Ribeirão
  2. Barro Vermelho
  3. Caiacangaçu
  4. Caieira da Barra do Sul
  5. Carianos
  6. Costeira do Ribeirão
  7. Praia de Naufragados
  8. Praia da Tapera
  9. Sertão do Peri

É o segundo distrito mais antigo de Florianópolis, depois de Santo Antônio de Lisboa (distrito de Florianópolis). Ali se preservam tradições como a Festa de Nossa Senhora da Lapa, a produção das rendas de bilro, das canoas e baleeiras, dos balaios e cestos de cipó.

O centro histórico, sede da antiga Freguesia, é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII. O cenário é expressão da arquitetura colonial portuguesa, constituído pelas casas geminadas, alinhadas na rua fronteira ao mar e dispostas ao redor da pracinha, tendo a igreja na cabeceira. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa, da Paróquia, foi inaugurada em 1806, construída pelos senhores e seus escravos, em alvenaria de pedra, cal e azeite de baleia, vindo da Armação. Faz parte de um conjunto arquitetônico preservado por lei municipal de 1975, juntamente com o cemitério, aos fundos, e ao lado, o Império do Divino Espírito Santo, local da Festa do Divino, tradição religiosa açoriana.[1]

Referências

  1. «Paróquia de Nossa Senhora da Lapa». Nsl.arquifloripa.org.br 
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ribeirão da Ilha