Cambirela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cambirela
Cambirela, julho de 2013
Cambirela está localizado em: Brasil
Cambirela
Coordenadas 27° 45' S 48° 40' O
Altitude 1.043 m (3.422 pés)
Localização Município de Palhoça, Grande Florianópolis, Santa Catarina,  Brasil
Rota mais fácil lado norte

Cambirela é uma montanha situada no maciço do mesmo nome, no município de Palhoça, no Estado de Santa Catarina.

Com altura superior a 1000 m,[carece de fontes?] o Pico do Cambirela é o ponto culminante do município e da região, destacando-se pelo fato de elevar-se praticamente a partir do nível do mar até mais de 1000 m. Está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e domina toda a Baía Sul.

É possível avistar de seu cume importantes pontos da região, tais como o Rio Cubatão, a Ilha de Santa Catarina os municípios de Palhoça, São José e Florianópolis. Além da baía sul e Ilha de Santa Catarina avista-se o Oceano Atlântico.

O Maciço do Cambirela pode ser visto do aterro da baía sul, em Florianópolis e por toda a extensão da margem sudoeste da Ilha de Santa Catarina.

As formações rochosas encontradas no Cambirela são de granito e basalto, uma mistura interessante comumente encontrada na região, fronteira entre a Serra do Mar e a Serra Geral, ambas com formações geológicas distintas.

Uma pedreira ao pé do monte agredia a paisagem, no entanto os proprietários da lavra reconstituíram a paisagem plantando árvores. Ainda que não façam parte da vegetação nativa, ocultam a cicatriz formada pela exploração mineral.

A vegetação nativa é um remanescente da Mata Atlântica até certa altitude (cerca de 800 m), após o que encontram-se gramíneas.

Existem trilhas que levam ao topo, ao longo das quais se encontram alguns cursos de água cristalina. Estas trilhas são muito utilizadas por turistas aficionados das caminhadas ecológicas.

Primeiro topo do Cambirela (aprox. 960 m)

Na foto à esquerda, tirada de sudeste para noroeste, o topo mais baixo, com parte do município de Santo Amaro da Imperatriz ao fundo.

Especula-se que, devido ao fato de haver água termal na região em que se situa a montanha, o Cambirela possa ser o cume mais alto de um vulcão extinto.

Acidente aéreo[editar | editar código-fonte]

Na tarde de 6 de junho de 1949 um Douglas C-47 nº 2.023, do Correio Aéreo Nacional (CAN), chocou-se contra o Cambirela. Todos os 24 ocupantes morreram.[1]

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

O nome "Cambirela" foi incluído na campanha promovida pela União Astronômica Internacional para nomear a estrela epsilon Eridani. A proposta tem a seguinte informação: "Cambirela é o nome de uma montanha localizada na cidade brasileira Palhoça. Esta montanha é bem visível ao longo da Ilha de Santa Catarina."[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.