Baía Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Embarcações na Baía Norte

A baía Norte é uma baía localizada no estado brasileiro de Santa Catarina. Separa-se da baía Sul pelo estreitamento do canal entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, que ocorre entre o bairro Estreito (parte continental de Florianópolis) e o centro, na parte insular de Florianópolis. Alguns trechos de suas margens foram aterrados para a construção de vias públicas, como a avenida Beira-mar Norte, que dá acesso à Universidade Federal de Santa Catarina no bairro Trindade e ao leste e norte da ilha de Santa Catarina.

Vista aérea da baía Norte com a vista da Baía Sul ao fundo da imagem

.

Estreito que separa a baía Norte, à esquerda da baía Sul à direita

Municípios limítrofes[editar | editar código-fonte]

Florianópolis, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos são os municípios em torno da baía Norte. Florianópolis a envolve tanto pelo lado insular quanto pelo lado continental. Já São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos apenas pelo lado continental, do sul para o norte.

Geografia do entorno[editar | editar código-fonte]

Vista da baía Norte a partir da praia de Sambaqui

Ao redor desta baía estão a principal avenida de Florianópolis, a Beira-mar Norte (av. Rubens de Aruuda Ramos) com dezenas de edifícios residenciais de alto padrão, além de vários bairros importantes, tanto de Florianópolis (Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, etc.) quanto de São José (Barreiros).

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Existem muitas ilhas na baía Norte. As mais conhecidas são a ilha de Anhatomirim, na qual há uma grande fortaleza colonial, e as ilhas dos Ratones.

Rios[editar | editar código-fonte]

Os principais rios que deságuam na Baía Norte são, na margem insular, o rio Ratones e, na margem continental o rio Büchler (que faz a divisa entre Florianópolis e São José, ao norte) e o rio Biguaçu.

Mangues[editar | editar código-fonte]

Às margens da baía norte podem-se destacar três grandes manguezais, todos na ilha: o manguezal do Itacorubi, o manguezal do Saco Grande e o manguezal de Ratones, dentro da Estação Ecológica de Carijós.

Fortalezas[editar | editar código-fonte]

Há várias fortalezas que, em tempos coloniais defendiam este ancoradouro:

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.