Saco Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Saco Grande é um bairro localizado na porção centro-norte de Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina, Brasil. O nome tem como origem açoriana o uso da expressão "saco" para designar uma área protegida de grandes ondas ou ressacas.

Extra-oficialmente, o nome era antes utilizado para designar a região dividida em Saco Grande I (atual João Paulo) e Saco Grande II (hoje somente Saco Grande), além do Monte Verde, situado entre ambos. Os bairros foram renomeados pela prefeitura de Florianópolis.

Este bairro ocupa extensas áreas às margens das rodovias SC 401 e Virgílio Várzea e é basicamente formado por casas de médio a alto padrão, conjuntos habitacionais construídos pelo governo e destinados à população de baixa renda, sedes administrativas de empresas, centros de entretenimento e um shopping. Nos últimos anos têm sido construídos condomínios com prédios, destinados à população de classe média.

No bairro, que pertence ao distrito sede de Florianópolis, está localizado o centro administrativo do governo de Santa Catarina.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.