Ingleses do Rio Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito
Aspectos geográficos
Área 20,47 km²
População 16.514 hab.
Densidade 806,7 hab./km²
Indicadores
IDH 0,847
Renda per capita R$ 927,28
Fonte: PNUD/2000

Ingleses do Rio Vermelho é um distrito de Florianópolis situado no nordeste da ilha de Santa Catarina, entre os distritos de Cachoeira do Bom Jesus e São João do Rio Vermelho, criado a partir de um decreto em 1831. A origem de seu nome é atribuída ao naufrágio de um navio inglês ocorrido em meados do século XVIII, tendo alguns tripulantes optado por residir na região.

Possui uma área de 20,47 km² e sua população em 2000 era de 16.514 habitantes. Além da sede, fazem parte do distrito as localidades de Sítio do Capivari e Santinho (ou Aranhas dos Ingleses).

Localizada a 35 km do centro, a Praia dos Ingleses é de todas as praias de Florianópolis a que possui a maior população residente. Grandes investimentos foram feitos nos últimos anos, dotando o balneário de infra-estrutura turística — formada por hotéis, pousadas, bares e restaurantes — que permite receber turistas em qualquer época do ano.

Ingleses-dunes.jpg

Grande parte da população local é proveniente de outras cidades e estados, e a cultura açoriana não é hoje tão marcante como em outras localidades da Ilha. Ao longo do ano, várias festas de caráter religioso são realizadas. As atividades principais estão relacionadas ao comércio, à construção civil e principalmente ao turismo. A pesca, que por muitos anos foi o principal meio de subsistência da população, é realizada de forma artesanal e assim mesmo nos períodos de temperaturas mais baixas, essencialmente. Destaca-se a pesca da tainha.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.