Debby Ryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Debby Ryan
Ryan no MTV Europe Music Awards de 2018
Nome completo Deborah Ann Ryan
Nascimento 13 de maio de 1993 (27 anos)
Huntsville, Alabama,  Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Progenitores Mãe: Sandy Popp Ryan
Pai: Chris Ryan
Cônjuge Josh Dun (c. 2019)
Educação Fossil Ridge High School
Ocupação
Período de atividade 2006–presente
Principais trabalhos
Carreira musical
Gênero(s)
Gravadora(s) Ryan River Studio
Afiliações

Deborah Ann Ryan[1][2] (Huntsville, 13 de maio de 1993)[3] é uma atriz e cantora americana.[4] Ryan começou a atuar em teatros profissionais aos sete anos de idade e mais tarde foi descoberta em uma pesquisa nacional pelo Disney Channel. De 2008 a 2011, ela estrelou como Bailey Pickett em Zack & Cody: Gêmeos a Bordo e apareceu no filme original do Disney Channel de 2010 16 Desejos como Abby Jensen, que foi o programa de televisão a cabo mais assistido no dia de sua estreia.[5][6][7] Ryan também apareceu no filme independente de 2010 What If... como Kim Walker.

De 2011 a 2015, Ryan estrelou como a personagem principal da série de televisão do Disney Channel Jessie e apareceu no filme de televisão de 2012 Radio Rebel como Tara Adams.[8] Recentemente, ela estrelou como Patty Bladell na série de televisão Insatiable da Netflix. Ryan ganhou destaque na música contribuindo com os vocais para as trilhas sonoras de seus projetos da Disney e mais tarde formou a banda The Never Ending em 2013, e excursionou com eles como um ato de abertura da etapa norte-americana da The Reflection Tour do Fifth Harmony em 2015.[9]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Debby nasceu em Huntsville, Alabama.[3][10] Por ser evangélica, já atuou em igrejas. Além disso, em grupos de teatro, e em competições de talento.[11] O pai de Debby estava nas Forças Armadas Americanas, então ela morou na Alemanha dos 7 aos 9 anos de idade.[11] Debby começou a agir profissionalmente numa Base Americana na Alemanha. Ela então descobriu que amava atuar. Na época, Debby era fluente em alemão. Ela retornou aos Estados Unidos com 9 anos de idade, no ano de 2002, e foi criada no Texas, história semelhante da série de televisão Jessie que ela faz papel principal.[12]

Ela sonhava em atuar em tempo integral. Numa entrevista feita pela People Magazine em 2009, Debby revela que em sua sétima série escolar teria sido a mascote de sua escola e participava do clube de xadrez. Ela se descreve como uma "nerd" na escola. Debby tem um irmão mais velho, Chase Ryan, que é guitarrista e vocalista.

Ryan manteve um relacionamento com o músico Josh Dun entre maio de 2013 e setembro de 2014. Em 2018, Josh confirmou que eles tinham voltado, e noivaram no mesmo ano.[13]

Em 31 de dezembro de 2019, Josh e Debby se casaram.[14]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2006–2007: Início e trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Debby estreou-se em 2007 como convidada em Barney: Let's Go to the Firehouse, onde fez o papel de Jullie, uma adolescente em crise que passa a ver a vida de um jeito mais alegre. Ela também participou do filme The Longshots com Ice Cube e Keke Palmer. Ryan interpretou Edith no filme.

2008–2010: The Suite Life on Deck e 16 Wishes[editar | editar código-fonte]

Ryan em 2009.

Debby interpretava uma dos personagens principais, Bailey Pickett, na série original do Disney Channel, The Suite Life on Deck. A série é um spin-off de The Suite Life of Zack & Cody. O episódio piloto do seriado estreou em 26 de Setembro de 2008 nos Estados Unidos, sendo muito bem recebido pela crítica.[15][16] Além da série de sucesso, Debby também participou do especial Studio DC: Almost Live que apresentava estrelas de diversas séries do Disney Channel em companhia dos Muppets.

Ela também fez uma participação em um episódio da mini-série Jonas Brothers: Vivendo O Rock. Em 2009, Ryan fez sua primeira aparição em uma série de TV fora da Disney Channel. Ela interpretou Hillary em um dos episódios da série de drama da ABC Family, The Secret Life of the American Teenager. Debby ganhou dois Young Artists Awards como Melhor Atriz de TV por The Suite Life on Deck e por Melhor Performance de Atriz Convidada em série pela sua atuação em The Secret Life of the American Teenager.

2011–2016: Jessie e Radio Rebel[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Ryan ganhou a sua própria série no Disney Channel intitulado Jessie onde faz essa mesma personagem..[17] O show segue uma menina que se muda do Texas para Nova York para se tornar uma babá para uma família com quatro filhos.[18] Ryan também ajudou a criar a série, relatando que ela queria se relacionar com sua personagem. Também protagonizou o filme Radio Rebel original do Disney Channel. Em 2015 Jessie foi finalizada após 4 temporadas.

2017-presente: Insatiable[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2017, Debby entrou para o elenco de Insatiable, nova série da The CW, e interpretará Patty, uma jovem que sofria bullying devido ao seu peso e emagreceu 30kg após quebrar a mandíbula. A série de drama gira em torno de Bob, um advogado insatisfeito que vira treinador de participantes de concurso de beleza. O grande drama aparece quando sua primeira cliente é Patty, que também é bem vingativa e quer virar a rainha da beleza. Em junho de 2017 a série foi comprada pela Netflix após ser ter seu piloto não aprovado pela The CW. A série estreou no serviço de streaming em 10 de agosto de 2018, com 12 episódios.

Em fevereiro de 2020, a série foi cancelada após duas temporadas[19].

Outros empreendimentos[editar | editar código-fonte]

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Ryan em maio de 2011.

Ryan está envolvida no Disney's Friends for Change. Ela também foi destaque em um comercial na Disney Channel.[20] A caridade ajuda a explicar como as crianças podem ajudar a preservar o planeta e os convida para ir pro site do Disney's Friends for Change para poder doar. Ryan faz fazer parte do Disney's Friends for Change Games, que conta com estrelas da Disney para competir em desafios inspirados por boas ações para o meio ambiente. As estrelas serão divididos em equipes e cada equipe jogará em nome de uma instituição de caridade ambiental. Ryan foi a capitã da equipe azul tocando para beneficiar Convenção Oceânica.[21]

Em maio de 2012, Ryan viajou para Udaipur, na Índia, como parte do Disney's Friends for Change.[22] Durante a sua visita, ela se ofereceu para ajudar a construir uma nova escola em Lai Gow e se reuniu com membros da comunidade local para aprender sobre sua cultura.[22] A sua experiência foi filmado e transmitido entre os programas no Disney Channel a partir de 28 de junho de 2012.

Música[editar | editar código-fonte]

Ryan toca vários instrumentos musicais, incluindo guitarra, piano e teclado. Ela também é compositora e escreve músicas ao lado de seu irmão mais velho.[23] Ryan mostrou interese em vários tipos de música dentre seus preferidos ela citou jazz e country pop com uma mistura de rock alternativo. Ryan foi definido para ser a atração principal do "Terrific Teen Tour", uma série de concertos, que foi co-liderado por Mitchel Musso, Jasmine Richards e Savannah Outen, que teria início no dia 9 de julho de 2009 e término em 14 de julho do mesmo ano, mas a turnê foi cancelada devido a conflitos de agenda.[24][25] A turnê teria sido a estréia de Ryan em shows ao vivo.[26]

Ryan estreou seus talentos musicais em episódios de The Suite Life on Deck. Em 2011 Ryan lançou seu primeiro single chamado "We Ended Right", que mais tarde foi incluído na trilha sonora do filme Radio Rebel. Desde então, passou a gravar músicas para filmes como "A Wish Comes True Everyday" e "Open Eyes" para 16 Wishes e "We Got the Beat" para Radio Rebel. Ela também gravou a música tema "Hey Jessie" em sua série da Disney Channel. Em 2014 lançou seu EP ''One'' com sua banda The Never Ending que ficou no top 5 de charts de rock.

Moda[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2012, Ryan começou a trabalhar em uma linha de roupas para lançamento em 2013. Ela disse que estava nos estágios iniciais de construir-se uma marca de moda e revelou que foi olhar para os designers e marcas de entrevistas que ela pode gostar de trabalhar.[27]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2006 Barney and Friends Debby Elenco Recorrente
2008 Jonas Brothers: Living the Dream Ela mesma Episódio: "Hello Hollywood"
2008–11 Zack e Cody: Gêmeos a Bordo Bailey Pickett Elenco Principal
2009 Os Feiticeiros de Waverly Place Episódio: "Cast Away (To Another Show)"
2009 Hannah Montana Episódio: "Super(stitious) Girl"
2010 16 Desejos Abigail "Abby" Jensen Telefilme
2011 Zack & Cody - O Filme Bailey Pickett
R. L. Stine's The Haunting Hour: The Series Stefani Howard Episódio: "Wrong Number"
PrankStars Ela mesma Episódio: "Something to Chew On"
Private Practice Hayley Episódio: "The Breaking Point"
2011–15 Jessie Jessie Prescott Protagonista
2012 Zeke e Luther Courtney Mills Episódio: "There's No Business Like Bro Business"
2012 The Glades Christa Johnson Episódio: "Fountain of Youth"
2012 Radio Rebel Tara Adams Telefilme
2012 Austin & Ally Jessie Prescott Episódio: "Austin & Jessie & Ally All Star New Year"
2012 Sem Sentido! Ela mesma "Cole and Dylan Sprouse" (Temporada 1; Episódio 21); Série Disney Channel
2013 We Day Apresentadora 7° edição
Boa Sorte Charlie Jessie Prescott Episódio: "Good Luck Jessie: NYC Christmas"
Kristin's Christmas Past Haddie Telefilme
2014 Mighty Med Jade / Remix Episódio: "Guitar Superhero"
Ultimate Spider-Man Jessie Prescott Voz; episódio: "Halloween Night at the Museum"
Fashion Police Guest mentor Episódio: "Debby Ryan and Jamie Chung"
2015 Garota Conhece o Mundo Aubrey Episódio: "Girl Meets Demolition"[28]
Goldie & Bear Thumbelina Voice; episode: "Thumbulina's Wild Ride"
2015–16 Os Mistérios de Laura Lucy Diamond Elenco Regular
2016 Sing It! Holli Holiday Elenco Principal
2017 Daytime Divas Maddie Finn Episódios: "Lunch Is on Us" and "Shut It Down"
2018–2019 Insatiable[29] Patricia "Patty" Bladell Protagonista

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2007 Barney e Seus Amigos Teenage Girl Direto para DVD
2008 The Longshots Edith Smith
2010 What If... Kimberly "Kim" Walker
2012 Tinker Bell - O Segredo das Fadas Spike Voz
2014 Muppets 2: Procurados e Amados Savana Cena deletada/ Versão Estendida
2017 Rip Tide Cora
2018 Cover Versions Maple
Life of the Party Jennifer
Every Day Jolene
Grace Nicole
2020 Horse Girl Niki

Referências

  1. «Debby Ryan (TheDebbyRyan) on Twitter». Consultado em 17 de novembro de 2009. it's Deborah; call me Debs. 
  2. Fan's Dayyy!. Debby Ryan's official YouTube channel. 16 de setembro de 2009. Em cena em 2:19. Consultado em 28 de outubro de 2012. My full name is Deborah Ann... 
  3. a b «Debby Ryan "Jessie"». Disney Channel Media Net. Cópia arquivada em 28 de outubro de 2012 
  4. «Debby Ryan – Made of Matches». Cartoon Doll. 23 de outubro de 2012. Consultado em 31 de outubro de 2012. Cópia arquivada em 29 de outubro de 2013 
  5. «World Premiere Of '16 Wishes' Is Friday Cable's No. 1 Telecast In Total Viewers». Consultado em 22 de junho de 2010 
  6. «Friday Cable Ratings: 16 Wishes Premieres Big; Party Down, Gravity Finales Finish Small – Ratings». TVbytheNumbers. Consultado em 4 de abril de 2012 
  7. «Cable TV Top 25: BET Awards, 16 Wishes, USA/Algeria Match Top Week's Cable Shows». Consultado em 22 de junho de 2010. Cópia arquivada em 2 de julho de 2010 
  8. Kaplan, Don (5 de maio de 2014). «Debby Ryan is directing an episode of Disney Channel hit 'Jessie'». New York Daily News. Consultado em 15 de maio de 2015 
  9. BRIE HIRAMINE (24 de abril de 2015). «Debby Ryan Is Going on Tour With Fifth Harmony». J-14. Consultado em 12 de junho de 2015 
  10. «Meet Debby Ryan». Spartanburg Herald-Journal. 2 de dezembro de 2008. Consultado em 19 de novembro de 2012 
  11. a b «Debby Ryan: The Dream». Consultado em 22 de junho de 2008. Arquivado do original em 21 de agosto de 2008  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "bio" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  12. Debby Ryan Teen Magazine interview Arquivado em 10 de março de 2010, no Wayback Machine. Página visitada em 11 de julho de 2012.
  13. [1]
  14. [2]
  15. «Disney Channel MediaNet». Disney Channel MediaNet. Consultado em 3 de setembro de 2008. Arquivado do original em 4 de agosto de 2008 
  16. Gary Levin (September 30, 2008). "Nielsens: Presidential debate fights for numbers". USA Today. Accessed 2008-12-12.
  17. Lacey Rose, Los Angeles Times. "Suite Life starlet gets own Disney Channel series." March 16, 2011. Retrieved 2011-03-16.
  18. Sheets, Jill (julho de 2011). «Chit Chatting with Debby Ryan». Relate Magazine. Consultado em 28 de maio de 2013. Cópia arquivada em 19 de março de 2012 
  19. Thorne, Will; Thorne, Will (14 de fevereiro de 2020). «'Insatiable' Canceled After Two Seasons at Netflix» (em inglês) 
  20. «Disney Friends For Change | Disney». Disney.go.com. Consultado em 4 de abril de 2012 
  21. «Tiffany Thornton and Jason Earles Host The Disney Friends for Change Games». Consultado em 28 de maio de 2013. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2014 
  22. a b «Free The Children - Disney». Free The Children. Consultado em 28 de março de 2013. Arquivado do original em 4 de março de 2013 
  23. Debby Ryan - Lyrics sketchpad
  24. «Wachovia Center -TTT- CANCELLED». Wachovia Center. Consultado em 6 de julho de 2009 
  25. «Terrific Teen Tour - Rochester, NY Postponed». Ticketmaster. Consultado em 6 de julho de 2009 
  26. Terrific Teen Tour
  27. «Debby Ryan Is Working On A Clothing Line». Disney Dreaming. 14 de maio de 2009. Consultado em 5 de junho de 2009. Arquivado do original em 21 de outubro de 2012 
  28. Byrne, Craig (30 de março de 2015). «Girl Meets World Spoiler Photos: "Girl Meets What The What"». KSiteTV. Consultado em 5 de abril de 2015 
  29. Andreeva, Nellie (10 de junho de 2017). «'Insatiable': Netflix Picks Up Ex-CW Pilot Starring Debby Ryan To Series» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Debby Ryan