Portal:Califórnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar 


Selo da Califórnia.
Selo da Califórnia.
Localização da Califórnia dentro dos Estados Unidos.
Localização da Califórnia dentro dos Estados Unidos.

A Califórnia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos estados do Pacífico. É o estado mais populoso do país, com 39 538 223 () habitantes e é o terceiro em superfície, atrás apenas do Alasca e do Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.

Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade. A região sul da Califórnia é densamente povoada, sendo que as duas maiores cidades do estado (Los Angeles e San Diego) estão localizadas ali. Já na região norte estão localizadas as cidades de São Francisco e São José, além da capital do estado, Sacramento.

Após o contacto com os europeus, os espanhóis foram o primeiro povo a explorar e colonizar a área onde atualmente fica o estado de Califórnia, e, após a independência mexicana, tornaram-se parte do México. Os norte-americanos anexaram a Califórnia na década de 1850, em uma guerra com o México.

 ver · editar Artigo em destaque


São Francisco (em inglês: San Francisco), oficialmente Cidade e Condado de São Francisco, é a quarta cidade mais populosa da Califórnia e a 12ª cidade mais populosa dos Estados Unidos, com uma população estimada em 2008 em 808.977 habitantes. É a única cidade-condado consolidada na Califórnia, que abrange uma área de 121 km², no extremo norte da península de São Francisco, dando-lhe uma densidade populacional de 6.688,4 pessoas/km². É a cidade mais densamente povoada (com uma população superior a 200.000) no estado da Califórnia e a segunda cidade grande mais densamente povoada grande dos Estados Unidos. São Francisco é o centro financeiro, cultural e de transportes da Área da baía de São Francisco.

Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no Golden Gate e uma missão chamada de Francisco de Assis no local. A Corrida do ouro na Califórnia, em 1848, impulsionou a cidade em um período de rápido crescimento, o aumento da população em um ano foi de 1.000 a 25.000 habitantes, e, portanto, transformando-a na maior cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos na época. Depois de três quartos da cidade terem sido destruídos pelo terremoto e incêndio de 1906, São Francisco foi reconstruída rapidamente, recebendo a Exposição Universal Panamá-Pacífico nove anos depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, São Francisco foi o porto de embarque para a Guerra do Pacífico. Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa, atitudes de liberalização e outros fatores que levaram ao Verão do Amor e ao movimento pelos direitos dos homossexuais, consolidaram São Francisco como um centro de ativismo liberal nos Estados Unidos. (leia mais...)

 ver · editar Biografia em destaque


Richard Milhous Nixon (Yorba Linda, 9 de janeiro de 1913Nova Iorque, 22 de abril de 1994) foi o 37° presidente dos Estados Unidos (1969-1974) e foi o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos.

Em 1960, fora derrotado pelo democrata John Kennedy na eleição presidencial, por menos de 80 mil votos de diferença e por pequena margem no Colégio Eleitoral. Persistente, voltou a candidatar-se pelo Partido Republicano em 1968, vencendo a eleição contra o democrata Hubert Humphrey. Em 1972, foi reeleito com esmagadora maioria no Colégio Eleitoral (520 votos a 17) sobre o oponente George McGovern. (leia mais...)

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Purgar cache do servidor