Portal:Califórnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar 
CaliforniaPortal.png


Selo da Califórnia.
Localização da Califórnia dentro dos Estados Unidos.
Flag of California.svg

A Califórnia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos estados do Pacífico. É o estado mais populoso do país, com 39 538 223 () habitantes e é o terceiro em superfície, atrás apenas do Alasca e do Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.

Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade. A região sul da Califórnia é densamente povoada, sendo que as duas maiores cidades do estado (Los Angeles e San Diego) estão localizadas ali. Já na região norte estão localizadas as cidades de São Francisco e São José, além da capital do estado, Sacramento.

Após o contacto com os europeus, os espanhóis foram o primeiro povo a explorar e colonizar a área onde atualmente fica o estado de Califórnia, e, após a independência mexicana, tornaram-se parte do México. Os norte-americanos anexaram a Califórnia na década de 1850, em uma guerra com o México.

 ver · editar Artigo em destaque


TE-Collage Los Angeles.png

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos e com uma população estimada em 2009 de 3 831 868 habitantes é a maior cidade do estado da Califórnia e do oeste dos Estados Unidos. Além disso, a cidade se estende por 1.290,6 km² no sul da Califórnia e é classificada como a 13ª maior área metropolitana do mundo, com 17,7 milhões de pessoas espalhadas por grande parte do litoral sul da Califórnia. A área metropolitana Los Angeles-Long Beach-Santa Ana abriga cerca de 12 874 797 habitantes. Los Angeles é também a sede do condado de Los Angeles, o mais populoso e um dos condados mais multiculturais dos Estados Unidos. Os habitantes da cidade são referidos como "Angelenos".

Los Angeles foi fundada em 4 de setembro de 1781, pelo governador espanhol Felipe de Neve como El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula (A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula). Tornou-se parte do México, em 1821, após sua independência da Espanha. Em 1848, no final da Guerra Mexicano-Americana, Los Angeles e o resto da Califórnia foram adquiridos como parte do Tratado de Guadalupe Hidalgo, tornando-se parte dos Estados Unidos, o México manteve o território de Baja California. Los Angeles foi incorporado como município em 4 de abril de 1850, cinco meses antes da Califórnia tornar-se um estado estadunidense. (leia mais...)

 ver · editar Biografia em destaque


Jolie.png

Angelina Jolie (Los Angeles, 4 de Junho de 1975) é uma atriz estadunidense, vencedora de um Oscar, dois Screen Actors Guild Awards, e três Prêmios Globos de Ouro. Jolie promove causas humanitárias, e é conhecida por seu trabalho com refugiados como embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ela tem sido citada como uma das pessoas mais atraentes do mundo, bem como a "mulher mais bonita" do mundo, títulos para os quais ela tem recebido atenção da mídia.

Ela fez sua estréia nas telas quando uma criança ao lado de seu pai, o também ator, Jon Voight, no filme de 1982 Lookin 'to Get Out. A carreira de Jolie começou uma década mais tarde com o filme de baixo orçamento Cyborg 2 (1993). Seu primeiro papel principal em um filme foi em Hackers (1995). Ela estrelou em filmes aclamados pela crítica, como o filme-biográfico George Wallace (1997) e Gia (1998), e ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance no drama Girl, Interrupted (1999). Jolie alcançou maior fama após sua interpretação da heroína Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raider (2001), e desde então se estabeleceu como uma das atrizes mais conhecidas do mundo e também uma das mais bem pagas de Hollywood. (leia mais...)

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Purgar cache do servidor