Portal:Arizona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Arizona

Flag of Arizona.svg
Map of USA AZ.svg

O Arizona é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. As taxas de crescimento populacional do Arizona são das mais altas de todo o país. Entre 1990 e 2000, a população do estado cresceu em cerca de 40%, de 3 677 985 habitantes em 1990 para 5 130 632 habitantes em 2000, mais do que qualquer outro estado estadunidense, com exceção de Nevada. Entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população cresceu sete vezes.

Grande parte do Arizona possui um clima árido ou semi-árido. Estas regiões recebem menos de 40 centímetros de chuva por ano, sendo muito quentes no verão e amenos no inverno. Regiões montanhosas de maior altitude, porém, possuem um clima mais úmido e frio. Grande parte do estado é escassamente habitada. A maior parte da população concentra-se ao redor de dois centros urbanos: Phoenix, a maior cidade e capital do estado, e Tucson.(leia mais...)

Artigo em destaque

Flag of Arizona.svg

O Bandeira do Arizona não contém o selo do estado, mas consiste em 13 raios vermelhos e dourados (as cores do conquistador e da bandeira da Espanha), representando as Treze Colônias originais, reproduzindo o notório pôr-do-sol do Arizona. Há uma estrela acobreada no centro, significando a indústria de minério de cobre. O restante da bandeira é colorido de azul, representando a liberdade.

Em 1910, o Coronel Charles W. Harris, chefe da Guarda Nacional do Arizona, desenhou uma bandeira para o time de tiro do Arizona quando eles participaram da Partida Nacional no Campo Perry. O Arizona foi o único time do passado a competir sem uma bandeira. Foi costurada por Nan D. Hayden.(leia mais...)

Imagem em destaque

Canyon de Chelly White House.jpg
Canyon de Chelly National Monument

Biografia em Destaque

John McCain official photo portrait-cropped-background edit.JPG

John Sidney McCain III (Zona do canal do Panamá, 29 de agosto de 1936) é um político americano, membro do Partido Republicano.

É senador pelo estado do Arizona desde 1987. Foi candidato às primárias do Partido Republicano a Presidente na corrida presidencial do ano 2000, mas perdeu a nomeação para o ex-presidente George W. Bush.

Nascido em uma família de militares, lutou na Guerra do Vietnã, onde foi mantido prisioneiro e torturado. Ao voltar, foi recebido na Casa Branca pelo presidente Richard Nixon. Candidato à presidência dos Estados Unidos em 2008, venceu a disputa pela vaga republicana com Mike Huckabee, Rudolph Giuliani e Mitt Romney. Posteriormente, na disputa final, enfrentou o vencedor das primárias do Partido Democrata, então senador Barack Obama, que acabou por ser eleito.

(leia mais...)

Você sabia que... editar

... que entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população cresceu sete vezes?

... o PIB é de US$ 261 bilhões, equivalente ao de Bangladesh?

... que a primeira estação de rádio do Arizona foi fundada em 1922, em Phoenix, e a primeira estação de televisão foi fundada em 1953, também em Phoenix?

... que o Arizona possui 71 instituições de educação superior, dos quais 25 são públicas e 46 são privadas?

... que o Wal Mart é o maior empregador privado do Arizona, tendo empregado 17.343 pessoas em 2003?

... que o Grand Canyon está localizado no Arizona?

... que foi o 48º estado a entrar na união?

... que 21% dos habitantes falam espanhol?

... que 40% dos habitantes são protestantes?