Portal:Arizona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Arizona

Flag of Arizona.svg
Map of USA AZ.svg

O Arizona é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. As taxas de crescimento populacional do Arizona são das mais altas de todo o país. Entre 1990 e 2000, a população do estado cresceu em cerca de 40%, de 3 677 985 habitantes em 1990 para 5 130 632 habitantes em 2000, mais do que qualquer outro estado estadunidense, com exceção de Nevada. Entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população cresceu sete vezes.

Grande parte do Arizona possui um clima árido ou semi-árido. Estas regiões recebem menos de 40 centímetros de chuva por ano, sendo muito quentes no verão e amenos no inverno. Regiões montanhosas de maior altitude, porém, possuem um clima mais úmido e frio. Grande parte do estado é escassamente habitada. A maior parte da população concentra-se ao redor de dois centros urbanos: Phoenix, a maior cidade e capital do estado, e Tucson.(leia mais...)

Artigo em destaque

O Phoenix é a capital e a maior cidade do estado norte-americano do Arizona. É a sede de condado de Maricopa.

A sua população é de 1.512.986 habitantes, com mais de 3,1 milhões de habitantes na sua região metropolitana. É o centro de uma importante região agrícola e industrial, em especial da indústria aeroespacial.

A cidade foi construída no local de antigos canais de irrigação indígenas. Estes foram utilizados para irrigar a zona e desenvolver a agricultura local. A cidade ganhou novo impulso durante a Segunda Guerra Mundial, após a instalação de bases aéreas na zona.

Phoenix é a quinta maior cidade dos Estados Unidos (de acordo com estimativas do ano 2006). Superou nesse ano Philadelphia, Pensilvânia. A sua região metropolitana é a 14ª dos Estados Unidos, sendo a maior do Arizona. Phoenix também é a mais populosa capital estadual americana, e a terceira maior capital americana em área. A cidade tem aproximadamente 1 230,5 km². A região metropolitana da cidade possui o oitavo maior crescimento populacional dos EUA.(leia mais...)

Imagem em destaque

Biografia em Destaque

Gretzky aug2001 closeup.jpg

Wayne Douglas Gretzky (Brantford, Ontário, 26 de janeiro de 1961) é um atleta canadense, foi jogador profissional de hóquei sobre o gelo. Seu apelido é "O Grande" (The Great One), e é considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos (do hóquei no gelo). Gretzky, em sua carreira, foi primariamente um centro-avante. O número de seu uniforme era 99.

Neto de um imigrante bielorrusso (de quem herdou seu sobrenome "Gretzky", uma adaptação de Грэцкі, Hretski) e uma polonesa, é filho do também ex-jogador da NHL Walter Gretzky. Seus irmãos Brent e Keith também jogaram hóquei profissionalmente.

(leia mais...)

Você sabia que... editar

... que entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população cresceu sete vezes?

... o PIB é de US$ 261 bilhões, equivalente ao de Bangladesh?

... que a primeira estação de rádio do Arizona foi fundada em 1922, em Phoenix, e a primeira estação de televisão foi fundada em 1953, também em Phoenix?

... que o Arizona possui 71 instituições de educação superior, dos quais 25 são públicas e 46 são privadas?

... que o Wal Mart é o maior empregador privado do Arizona, tendo empregado 17.343 pessoas em 2003?

... que o Grand Canyon está localizado no Arizona?

... que foi o 48º estado a entrar na união?

... que 21% dos habitantes falam espanhol?

... que 40% dos habitantes são protestantes?