Charles Goodyear

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charles Goodyear
Charles Goodyear, em ilustração de 1891, publicada na Scientific American
Nascimento 29 de dezembro de 1800
New Haven
Morte 1 de julho de 1860 (59 anos)
Nova Iorque
Sepultamento Grove Street Cemetery
Nacionalidade estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Cynthia Goodyear
Filho(s) Charles Goodyear Jr.
Ocupação inventor
Prêmios
Assinatura
Appletons' Goodyear Charles signature (vectorial).svg

Charles Goodyear (New Haven, 29 de dezembro de 1800Nova Iorque, 1 de julho de 1860) foi um inventor estadunidense, conhecido por ter descoberto a vulcanização da borracha.

A pedido do gerente da Roxbury Rubber Company, de Boston, começou a estudar a forma de a borracha resistir a variações de temperatura. Após várias tentativas sem sucesso, conseguiu, utilizando um método em que misturava enxofre com borracha e colocava em alta temperatura, obtendo borracha vulcanizada. Em 1855, recebeu a Grande Médaille d'Honneur e a Croix de la Légion d'Honneur.

Está sepultado no Grove Street Cemetery.[1]

Aperfeiçoamento e a patente da vulcanização[editar | editar código-fonte]

De 1834 a 1839, Goodyear trabalhou em qualquer lugar em que pudesse encontrar investidores e muitas vezes mudou-se para locais, principalmente em Nova York, Massachusetts, Filadélfia e Connecticut. Em 1839, Goodyear estava na Eagle India Rubber Company em Woburn, Massachusetts, onde acidentalmente descobriu que a combinação de borracha e enxofre em um fogão quente fazia com que a borracha vulcanizasse. Para isso, Goodyear e Nathaniel Hayward receberam a patente dos EUA número 1 090 em 24 de fevereiro do mesmo ano.[2]

A fábrica era administrada em grande parte por Nelson e seus irmãos. O cunhado de Charles Goodyear, o Sr. De Forest, um rico fabricante de lã também se envolveu. O trabalho de tornar a invenção prática foi continuado. Em 1844, o processo foi suficientemente aperfeiçoado e a Goodyear recebeu a patente americana número 3 633, que menciona Nova York, mas não Springfield.[3] Também em 1844, o irmão de Goodyear, Henry, introduziu a mistura mecânica da mistura no lugar do uso de solventes. Goodyear vendeu algumas dessas patentes para Hiram Hutchinson, que fundou Hutchinson, uma empresa de borracha na França em 1853.

Processos judiciais sobre vulcanização[editar | editar código-fonte]

No ano de 1852, Goodyear foi para a Europa, uma viagem que havia muito planejado, e viu Thomas Hancock, então empregado pela Charles Macintosh & Company. Hancock alegou ter inventado a vulcanização de forma independente e recebeu uma patente britânica, iniciada em 1843, mas finalizada em 1844. Em 1855, na última das três disputas de patentes com seu colega pioneiro da borracha britânico, Stephen Moulton, A patente de Hancock foi contestada com a alegação de que Hancock copiou Goodyear. Goodyear compareceu ao julgamento. Se Hancock perdesse, Goodyear poderia ter seu próprio pedido de patente britânica concedido, permitindo-lhe reivindicar royalties de Hancock e Moulton. Ambos haviam examinado a borracha vulcanizada de Goodyear em 1842, mas vários químicos testemunharam que não seria possível determinar como ela era feita estudando-a. Hancock prevaleceu.

Apesar de seu infortúnio com as patentes, Goodyear escreveu: “Ao refletir sobre o passado, no que se refere a esses ramos da indústria, o escritor não está disposto a se queixar e dizer que plantou e outros colheram os frutos. As vantagens de uma carreira na vida não devem ser estimadas exclusivamente pelo padrão de dólares e centavos, como muitas vezes é feito. O homem tem motivos justos para se arrepender quando semeia e ninguém colhe".[4]

Referências

  1. Charles Goodyear, Find a Grave
  2. docs.google.com - pdf
  3. www.uakron.edu US patent office
  4. Goodyear, C. (1939). Um volume do centenário dos escritos de Charles Goodyear e Thomas Hancock, Boston, Mass .: [Comitê do Centenário] American Chemical Society, p. 97

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Charles Goodyear
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.