Mary-Kate Olsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mary-Kate Olsen
Mary-Kate Olsen
Nome completo Mary-Kate Olsen
Nascimento 13 de junho de 1986 (37 anos)
Sherman Oaks, Los Angeles, Califórnia
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Parentesco Ashley Olsen (irmã)
Elizabeth Olsen (irmã)
Cônjuge Olivier Sarkozy (c. 2015; div. 2021)
Ocupação
Período de atividade 1987-2012 (como atriz)

2004-presente (como designer de moda)

Outros Mary-Kate e Ashley Olsen

Mary-Kate Olsen (Sherman Oaks, 13 de junho de 1986) é uma designer de moda, produtora, modelo e ex-atriz norte-americana. Sua carreira como atriz iniciou-se aos 9 meses de vida em um trabalho realizado com sua irmã gêmea Ashley Olsen. Deste então, atuou junto de Ashley em diversas produções até o ano de 2004, quando Ashley decidiu se aposentar como atriz, quando resolveram se dedicar à indústria da moda. A partir de 2006, Mary-Kate, independente de sua irmã gêmea, como era de costume, participou de alguns filmes e séries, e encerrou sua carreira com atriz em 2012. Assim ambas se derivan exclusivamente a indústria da moda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira Com Ashley

Mary Kate Olsen começou sua carreira em 1987 com nove meses de vida quando ela e sua irmã gêmea Ashley foram contratadas para o papel de Michelle Tanner no seriado Full House. Para cumprir com as leis trabalhistas rígidas quanto atores mirins, elas alternaram no papel durante a gravação do show. Elas foram creditadas na abertura do sitcom como "Mary Kate Ashley Olsen", em uma tentativa de manter as audiências de perceber que o papel foi interpretado por duas crianças.

Em 1995, na sequência de Três É Demais (Full House), Mary Kate e Ashley Olsen lançou uma série de sucessos em linha reta para os filmes em vídeo VHS e tornaram-se figuras populares no mercado de pré-adolescentes durante o final dos anos 1990 e início de 2000. Tornaram-se um nome familiar, com suas imagens vistas em roupas, livros, perfumes, revistas, músicas, filmes e cartazes. Há bonecas com suas feições feita pela Mattel desde 2000 a 2005).

Elas estrelaram o seriado As Aventuras De Mary Kate & Ashley. O sitcom da ABC Dose Dupla (Two of a Kind) e da ABC Family's, o So Little Time, para o qual Mary Kate recebeu uma nomeação para melhor performance em uma série de crianças no Emmy 2002 Awards. Elas foram classificadas em três o número de programa VH1 100 Greatest Child Stars.

Em 2004, Mary Kate apareceu ao lado de sua irmã gêmea no longa-metragem, No Pique De Nova York (Nova York Minute), também estrelado por Eugene Levy.

Tanto Mary Kate quanto Ashley trabalham em sua linha de moda "The Row".

Em 2008, Mary Kate e Ashley lançaram um livro intitulado "Influence" (Influência), que continha entrevistas com muitas pessoas criativas e influentes, incluindo Karl Lagerfeld, Terry Richardson, George Condo e muitos mais. O livro incluiu duas capas diferentes, uma com Mary Kate e outro com Ashley. O livro recebeu críticas positivas, não só dos fãs das gêmeas, mas também de críticos.

Carreira Independentemente

Buscando estabelecer identidades independentes para ela e sua irmã, Mary Kate pediu ao público e os meios para não se referirem a elas como "as gêmeas Olsen", mas, sim, como Mary Kate Olsen e Ashley Olsen, respectivamente.

Posteriormente, Mary Kate teve sua primeira aparição solo na atuação do filme Factory Girl, lançado em dezembro de 2006. A cena curta acabou cortado do lançamento nos cinemas, e não fez parte do DVD. Além disso, ela teve um papel na série Weeds como Tara Lindman. Ela apareceu em 2008 no filme The Wackness como Union Europeia. No Sundance Film Festival, coestrela e vencedora do Oscar Sir Ben Kingsley elogiou dizendo que "O retrato desta menina é perfeita - ela é histérica. Faz sentido, ela está neste negócio muito mais tempo do que eu".

Mary Kate fez uma aparição de um episódio na comédia da ABC "Samantha Who?" em 10 de novembro de 2008. Durante a segunda temporada do seriado, Mary Kate é Natalie trocada no episódio 5, uma auto-destrutiva, a menina má quem Samantha tenta ajudar ao fazer serviço comunitário.

Carreira na moda[editar | editar código-fonte]

Dualstar[editar | editar código-fonte]

Em 2004, ambas, Mary Kate e Ashley Olsen se tornaram CEOs da sua empresa Dualstar' (criado em 1993 após o sucesso em Full House). A marca vende atualmente em mais de 3000 lojas nos Estados Unidos e 5300 lojas em todo o mundo. Seu sucesso foi noticiado na Forbes, na lista The Celebrity 100 desde 2002, e em 2007, a Forbes classificou as gêmeas na posição 11.ª Mulheres Mais Ricas Do Entretenimento, com um patrimônio estimado em 100 milhões de dólares.

Designer de moda[editar | editar código-fonte]

Na sequência de um elevado volume de interesse público nas escolhas das irmãs da moda, ambas trabalharam em colaboração em uma sequência de linhas de moda à disposição do público.

Começando como jovens, elas têm uma linha de roupas em lojas do Wal-Mart em toda a América para meninas de idades de 4 à 14 anos, bem como uma linha de beleza chamada "Mary-Kate and Ashley: Real fashion for real girls" (Mary Kate e Ashley: Real moda para meninas de verdade). Em 2004, elas fizeram a notícia através da assinatura de um compromisso de permitir que todos os trabalhadores que costurar sua linha de roupas em Bangladesh pleno licença maternidade. O Comitê Nacional Do Trabalho, que organizou a promessa depois elogiou as gêmeas de seu compromisso com os direitos do trabalhador. O diretor da organização, Charles Kernaghan, é citado como tendo dito: "As gêmeas Olsen ter feito a coisa certa. Agora cabe a Wal-Mart querer apoiar Mary Kate e Ashley pelo compromisso para com os direitos das mulheres, ou tragicamente para fechá-los".

Em 2006, as irmãs apareceram juntas em uma campanha publicitária para uma luxuosa linha Fashion Badgley Mischka, Mary Kate e sua irmã lançaram a linha, uma linha de alta moda inspirada na final Savile Row em Londres. A roupa é vendida em lojas mais sofisticadas, como a Barneys, Maxfield, Harvey Nichols, de Brown, e outros ao redor do mundo.

Mary Kate e Ashley continuaram sua expansão na indústria da moda com o lançamento do Fall '07 Elizabeth e James, sua coleção contemporânea inspirada por muitos de seus achados originais vintage e peças em seus armários pessoais.

Seu último projeto é uma linha em colaboração com estilistas famosos, Jane Magnitude e Fred Holston, que já trabalhou com estilistas como Marc Jacobs, Balenciaga e Christian Louboutin no passado. Os detalhes exatos ainda não foram anunciados, mas o zumbido muito tem sido em torno do trio acima da vinda de linha.

Imagem pública e vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Apesar de suas escolhas de moda se tornarem bastante populares, a linha de roupas "mary-kateandashley" foi publicamente criticada por usar e promover roupas-de-pele.

Em 2005, Mary Kate terminou seu romance com o herdeiro grego Stavros Niarchos III. Ela disse que o rompimento foi um dos principais fatores para sua licença da New York University (Universidade De Nova York). "Sinto falta dele e eu adoro ele", Olsen disse: "É doloroso e um assunto doloroso". Quando perguntado se havia uma razão específica para deixar a NYU, ela respondeu: "Eu acho que todos nós podemos adivinhar". A separação e Niarchos estar se relacionando com Paris Hilton levou a um racha entre Hilton e Mary Kate. "Paris e eu sempre tivemos somente coisas boas a dizer sobre a outra", disse Mary Kate. "Agora eu acho que você pode dizer que não estamos nos falando".

Mary Kate foi amiga íntima do falecido ator Heath Ledger até ao momento da sua morte, em 22 de janeiro de 2008.

Respondendo a uma afirmação anônima de um oficial da lei (Ministério Público) sobre ela não falar com investigadores federais a respeito da morte de Ledger sem a garantia de imunidade completa, o advogado de Olsen, Michael C. Miller, disse: "Nós já fornecemos ao Governo informações relevantes, incluindo fatos acerca da cronologia dos acontecimentos que rodearam a morte de Ledger e o fato de a Sra. Olsen não conhecer a origem das drogas que teriam sido consumidas pelo Sr. Ledger".

As gêmeas Olsen receberam uma estrela na Calçada da Fama em 29 de Abril de 2004.

Em meados de 2004, Mary Kate anunciou que tinha entrado para o tratamento de uma anorexia nervosa. Em 20 de novembro de 2007, ela foi hospitalizada por uma infecção renal relatada.

Filmografia (solo)[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filmografia juntas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons