Mary-Kate e Ashley Olsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ashley Olsen)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mary-Kate Olsen
Ashley Olsen
Ashley (esquerda) e Mary-Kate (direita) em 2011.
Nome completo Mary-Kate Olsen
Ashley Olsen
Nascimento 13 de junho de 1986 (32 anos)
Sherman Oaks, Califórnia, EUA
Nacionalidade norte-americanas
Ocupação atrizes, estilistas, empresárias
Atividade 1987-presente

Mary-Kate Olsen e Ashley Olsen (Sherman Oaks, Califórnia, 13 de Junho de 1986)[1] são gêmeas estilistas, empresárias e atrizes norte-americanas. Ficaram famosas na série de televisão Três é Demais, e pelos inúmeros trabalhos que fizeram na televisão e no cinema. Atualmente são estilistas e juntas conquistaram uma fortuna avaliada em mais de 410 milhões de dólares. Elas apareceram na lista das "Mulheres mais Poderosas de Hollywood", e são as gêmeas mais ricas no mundo.

Quando elas completaram 21 anos, ocuparam a 37ª posição no ranking geral das celebridades mais ricas do mundo. Ao completarem 18 anos, as meninas deram um grito de independência. Assumiram o controle da própria fortuna, mudaram da casa de sua mãe para o outro lado do país - Nova York - e entraram na faculdade.

Em Junho de 2012 foram premiadas no CFDA Fashion Awards, considerado o Oscar da moda. Em cerimônia realizada na cidade de Nova York, as gêmeas foram eleitas as melhores estilistas de moda feminina com a marca The Row segundo o conselho de estilistas dos Estados Unidos, e em 2014 ganharam o prêmio de Designer de Acessórios do Ano para a mesma marca. Mary Kate e Ashley são donas da badalada grife The Row, além das marcas Elizabeth and James, Olsenboye e uma parceria com a marca StyleMint.

Biografia[editar | editar código-fonte]

As gêmeas Olsen iniciaram sua carreira de atrizes aos 9 meses de idade na série de televisão Full House, na qual se revezavam no papel da Michelle Tanner. Como os produtores não queriam que os telespectadores soubessem que o papel era feito por gêmeas, as irmãs foram, inicialmente, creditadas como "Mary Kate Ashley Olsen", só mais tarde foram creditadas separadamente. O programa foi muito popular no mundo todo nos anos 80 e no começo dos anos 90.

Logo após o fim da série, elas atuaram em mais duas séries de televisão, "Dose Dupla", em 1998/1999, e "Gêmeas em Apuros", em 2001/2002, e inúmeros filmes foram produzidos por sua própria empresa, a Dualstar, além de um desenho animado intitulado "Mary-Kate and Ashley in Action". Atraíram milhares de crianças e adolescentes no mundo, e tiveram seus nomes e imagens estampados em roupas, perfumes, revistas, posteres, filmes, vídeo-games, série de livros etc.

Em 2004, as gêmeas atuaram no seu último trabalho juntas, o filme "No Pique de Nova York", em seguida surpreenderam ao anunciarem que iriam entrar para a faculdade depois de terminarem o secundário e, com isso, ficariam um tempo de fora da TV. A maioria dos jovens atores escolhem atuar em tempo integral depois do secundário, poucos continuam os estudos, (é o caso de Brooke Shields, Jodie Foster, e Natalie Portman, por exemplo). Ambas estudaram na New York University no Gallatin School of Individualized Study, até que Mary-Kate deixou a universidade e voltou para California. Ela decidiu ficar na Costa Oeste e procurar trabalho individual com sua empresa, a DualStar; porém, Mary-Kate era vista frequentemente a fumar, a beber e cada vez mais magra, a media fez muita especulação sobre o assunto, e por fim, MK deu entrada num programa de reabilitação. Ela estava com anorexia nervosa. E então, elas que antes eram vistas sempre juntas, passaram a andar separadas e em eventos diferentes. Ainda nesse ano as gêmeas Olsen receberam uma estrela na Calçada da Fama em 29 de Abril de 2004. Elas são as celebridades mais jovens a receber esta honra. Em 2005, Ashley fez um estágio com o estilista Zac Posen

Mary-Kate começou a atuar na terceira temporada da série de comédia "Weeds", que estreou nos EUA em 13 de agosto de 2007, e participou das filmagens de "The Wackness", que estreou em 2008. Em 2011 faz uma participação no filme A Fera, longa estrelado por Vanessa Hudgens.

Carreira na Moda[editar | editar código-fonte]

Como as irmãs têm amadurecido, tem havido um maior interesse em suas escolhas de moda, como The New York Times declarou Mary-Kate um ícone da moda pelo pioneirismo sua assinatura (e agora popular entre as celebridades e fãs ) look "sem-teto ". O estilo, muitas vezes referidos por jornalistas de moda como "ashcan" ou "boêmio-burguês", é semelhante ao estilo boho-chic popularizado na Grã-Bretanha por Kate Moss e Sienna Miller. O look é composto por óculos oversized, botas, blusas soltas e saias fluidas, com uma estética da mistura de peças high-end e low-end. As gêmeas estavam grampeados como rostos de luxo de moda linha Badgley Mischka, em 2006.

As Olsen tem uma linha de roupas para meninas com idades entre 4 à 14 anos em lojas do Wal-Mart na América do Norte, bem como uma linha de beleza chamada "Mary-Kate and Ashley: Real fashion for real girls" ("Mary- Kate e Ashley: Moda real para as meninas reais"). Em 2004 elas assinaram um compromisso para permitir a maternidade plena para todos os trabalhadores que costurarem sua linha de roupas em Bangladesh. O Comitê Nacional do Trabalho, elogiou as gêmeas por seu compromisso com os direitos dos trabalhadores.

As Olsen também lançaram sua própria grife de alta costura, "The Row", em homenagem a Savile Row, em Londres. Em 2007, elas lançaram "Elizabeth & James", uma coleção contemporânea inspirada por muitos de seus achados únicos vintage e peças em seus armários pessoais. Elas também lançaram uma linha de roupas femininas para a JC Penney, chamada "Olsenboye", e uma linha de camisetas chamada "StyleMint".

Em 2008, as irmãs publicaram o livro "Influence", uma compilação de entrevistas com muitas das pessoas mais proeminentes no campo da moda. Em 7 de agosto de 2013 as gêmeas lançaram uma nova linha de moda em Oslo, Noruega.

Existiu um boicote em relação às gêmeas: o PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) lançou uma campanha contra as gêmeas, que fizeram a sua coleção com diversas peças feitas de pele de animais.

Família[editar | editar código-fonte]

São filhas de David Olsen e Jarnette Jones. Seus pais se divorciaram em 1996 e Dave se casou com Martha Mackenzie e teve mais dois filhos, Taylor e Jake. Elas têm um irmão mais velho, Trent (nascido em 6 de maio de 1984) e uma irmã mais nova, Elizabete Olsen (nascida em 16 de Fevereiro de 1989), que também se tornou uma atriz famosa.

Recusa em reprisar o papel de Michelle Tanner[editar | editar código-fonte]

Em 2016, foi ao ar a série Fuller House, continuação direta de Três É Demais. As irmãs Olsen, que atuavam no papel da personagem Michelle Tanner, recusaram-se a reprisarem o papel, sob a alegação de que não se sentem mais confortáveis para atuarem.[2] Mesmo com a recusa o produtor executivo da série, Bob Boyett, disse que as portas continuarão abertas caso elas apresentem interesse em reprisar o papel.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Mary-Kate Ashley Notas
1987–1995 Três é Demais
Michelle Tanner (papel compartilhado)
8 temporadas
1992 Fugindo Para a Casa da Vovó Sarah Thompson Julie Thompson Filme para TV
1993 Feitiço das Gêmeas Kelly Farmer & Young Aunt Sophia Lynn Farmer & Young Aunt Agatha Filme para TV
1994 Confusão no Velho Oeste Jessica Martin Suzy Martin Filme para TV
1994 Os Batutinhas Gêmea 2 Gêmea 1 Participação especial
1994–1997 The Adventures of Mary-Kate & Ashley Mary-Kate Olsen Ashley Olsen Série, 11 videos
1995 As Namoradas do Papai Amanda Lemmon Alyssa Callaway
1995–2000 You're Invited to Mary-Kate & Ashley's... Mary-Kate Olsen Ashley Olsen Série, 10 videos
1997 Irmã ao Quadrado Ela mesma Ela mesma Episódio: "Slime Party" (4.21)
1998 Como Arranjar Uma Namorada para o Papai Tess Tyler Emily Tyler Filme para TV
1998–1999 Two of a Kind Mary-Kate Burke Ashley Burke 1ª temporada
1999 Passaporte para Paris Melanie "Mel" Porter Allyson "Ally" Porter Filme para TV
1999 Ataque ou Defesa Sam Stanton Emma Stanton Filme para TV
2000 7th Heaven Carol Murphy Sue Murphy Episódio: "Gossip" (5.08)
2000 Confusão na Austrália Maddie Parker Abby Parker Filme para TV
2001 Conquistando Londres Chloe Lawrence Riley Lawrence Filme para TV
2001 Férias ao Sol Madison Stewart Alex Stewart Filme para TV
2001–2002 Mary-Kate and Ashley in Action Misty (voz) Amber (voz) Desenho animado, 1ª temporada
2001–2002 So Little Time Riley Carlson Chloe Carlson 1ª temporada
2002 Sweet 16: Motorizadas e Habilitadas Kylie Hunter Taylor Hunter Filme para TV
2002 Férias em Roma Charli Hunter Leila Hunter Filme para TV
2003 O Desafio Shane Dalton Elizabeth "Lizzie" Dalton Filme para TV
2003 Charlie's Angels: Full Throttle
Future Angel (papel compartilhado)
Participação especial
2004 The Simpsons Ela mesma (voz) Ela mesma (voz) Episódio: "Diatribe of a Mad Housewife" (15.10)
2004 No Pique de Nova York Roxanne "Roxy" Ryan Jane Ryan

Referências

  1. «Mary-Kate and Ashley Olsen». Wikipedia (em inglês). 3 de agosto de 2018 
  2. «"Fuller House": o real motivo pelo qual as irmãs Olsen não vão participar». Glamour. Consultado em 10 de dezembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mary Kate e Ashley Olsen