Rio Hudson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Hudson
O rio Hudson
Comprimento 607 km
Nascente Lake Tear of the Clouds, Adirondacks
Altitude da nascente 1 309 m
Caudal médio 606 m³/s
Foz Oceano Atlântico
Altitude da foz 0 m
País(es)  Estados Unidos

O rio Hudson (em inglês: Hudson River) é um rio com extensão de 315 milhas (510 km) e que flui de norte a sul, principalmente através do leste Nova Iorque nos Estados Unidos.[1] O rio nasce nas montanhas Adirondack do estado de Nova Iorque, flui para o sul através do Vale do Hudson até a Upper New York Bay entre New York City e Jersey City. Ele finalmente deságua no Oceano Atlântico no porto de Nova Iorque. O rio serve como uma fronteira política entre os estados de Nova Jersey e Nova Iorque em sua extremidade sul. Mais ao norte, ele marca as fronteiras locais entre vários condados de Nova York. A metade inferior do rio é um estuário de marés, mais profundo do que o corpo de água para o qual deságua, ocupando o Fiorde Hudson, uma enseada que se formou durante o período mais recente da glaciação norte-americana, que se estima ter ocorrido há entre 26 000 e 13 300 anos. As águas das marés influenciam o fluxo do Hudson desde o extremo norte da cidade de Troy.

O rio leva o nome do inglês Henry Hudson,[2] que navegava para a Companhia Holandesa das Índias Orientais, que o explorou em 1609,[3] e que dá nome à Baía de Hudson, no Canadá. Ele já havia sido observado pelo explorador italiano Giovanni da Verrazzano navegando para o rei Francisco I da França em 1524, quando ele se tornou o primeiro europeu conhecido a entrar na Baía de Alta Nova York.[4] Os holandeses chamaram o rio de North River - com o rio Delaware chamado de South River - e ele formou a espinha dorsal da colônia holandesa de Novos Países Baixos. Os assentamentos da colônia agruparam-se em torno do Hudson, e sua importância estratégica como porta de entrada para o interior americano levou a anos de competição entre ingleses e holandeses pelo controle do rio e da colônia.

O Hudson também era a saída oriental do Canal Erie, que, quando concluído em 1825, se tornou uma importante artéria de transporte para os Estados Unidos do início do século XIX.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rio Hudson
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Webster's New World Pocket Geographical Dictionary; Donald Stewart & Laura Borovac, redatores; Prentice-Hall, Nueva York, 1994; pp. 155-156:
    "Hudson...river in E N.Y. flowing southward into Upper New York Bay: c. 315 mi."
    ("Hudson...rio em E[ste] N.Y. fluindo para o sul em Upper New York Bay: c. 315 mi.")
  2. Webster's New World Pocket Geographical Dictionary; Donald Stewart & Laura Borovac, redactores; Prentice-Hall, Nueva York, 1994; pp. 155: "'after Henry Hudson (d. 1611), Eng explorer"
  3. Edward Robb Ellis, The Epic of New York City, ©1966, edição de 1990 por Old Town Books, New York, p. 15
  4. Edward Robb Ellis, The Epic of New York City, ©1966, edição de 1990 por Old Town Books, New York, p. 11