Novos Países Baixos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa dos Novos Países Baixos, do século XVII.

Os Novos Países Baixos (em neerlandês: Nieuw Nederland; em latim: Nova Belgica ou Novum Belgium) foi um território reivindicado e colonizado pelos Países Baixos na costa nordeste da América do Norte, no século XVII, e que fez parte a colonização neerlandesa do continente americano.



Nieuw-Nederland
Novos Países Baixos
1614-1664

1673-1674

Flag of Great Britain (1707–1800).svg
 
Flag of Great Britain (1707–1800).svg
 
Flag of Great Britain (1707–1800).svg
 
Flag of Great Britain (1707–1800).svg

Bandeira de Novos Países Baixos

Bandeira

Localização de Novos Países Baixos
Continente América
Capital Não especificada
Língua oficial Língua neerlandesa
Governo Capitania geral
História
 • 1614 Fundação
 • 1674 Dissolução
Moeda Táler

A região havia sido explorada anteriormente pelo explorador italiano Giovanni da Verrazano, em 1524. A expedição de Giovanni fora financiada por cidadãos de Lyon, França, e autorizada pelo Rei francês, François I. Apesar disso, a área foi ignorada pelos europeus por um longo tempo.

Em 1609, o inglês Henry Hudson foi comissionado pela corte neerlandesa para achar um caminho às Índias, navegando em direção ao norte, pelo Oceano Ártico. Hudson mudou sua rota ao ver que a rota original estava coberta de gelo, e navegou em direção a oeste, e eventualmente chegou à costa norte da América do Norte, navegando o Rio Hudson acima, até a altura onde fica atualmente a cidade de Albany, a capital do Estado americano de Nova Iorque.

Os Países Baixos reivindicaram a área descoberta, entre as latitudes 40 e 45 Norte, e muitas empresas neerlandesas instalaram-se na região, comerciando peles com os nativos indígenas da localidade. Fort Nassau foi fundada em 1614, próximo à atual Albany, e foi abandonada em 1618. Em 1621, a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais foi criada, assumindo o monopólio do comércio nos Novos Países Baixos. Em 1624, a empresa inaugurou Fort Orange, onde Albany está atualmente localizada. Também em 1624, a empresa fundou Nova Amsterdã, na ilha de Manhattan.

Nova Amsterdão foi capturado pela Inglaterra em 1664, e em 10 de novembro de 1674, os Novos Países Baixos passaram de vez a controle inglês, sob os termos do Tratado de Breda e do Tratado de Westminster.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Novos Países Baixos