Apaches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Apache" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Apache (desambiguação).
Apaches
Retratos Apaches
População total

56 060 (auto-identificados)

Regiões com população significativa
Estados de Arizona, Novo México e Oklahoma
Línguas
Chiricahua, Jicarilla, Lipan, Língua Oeste Apache
Religiões
Igreja Nativa Americana, cristianismo, xamanismo, religião tribal
Grupos étnicos relacionados
Navajo, Dene
Distribuição dos apaches no Século XVIII
Distribuição atual dos apaches

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos. Antigamente, os povos Apaches ocupavam territórios em Arizona, norte do México, Novo México, oeste e sudoeste do Texas e sul de Colorado. Os locais tradicionais dos Apaches consistiam em montanhas altas, vales abrigados e fornecidos de água, grandes ravinas, desertos e as Grandes Planícies do Sul. Existe uma controvérsia sobre a inclusão ou não dos navajos entre os apaches.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Apache" é oriundo de uma língua do Novo México, através do inglês apache e do francês apache.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Os indígenas apaches povoaram as planícies nas partes central e sudoeste dos Estados Unidos perto do ano 850. A reputação mundial dos apaches como guerreiros ferozes começou no século XVI, quando houve o confronto com os colonizadores espanhóis a respeito de relações comerciais, fronteiras territoriais e caça ao bisão-americano.[2] No século XIX, o governo dos Estados Unidos começou uma guerra de extermínio aos apaches para facilitar a colonização do oeste. Chefes como Mangas Coloradas, Cochise e Gerônimo comandaram os apaches nas batalhas contra os Estados Unidos.

A tribo apache mescalero está localizada nas Montanhas Sacramento, no Sul do Novo México. Foi reconhecida formalmente pelos Estados Unidos no ano 1874. Seus habitantes são descendentes da tribo original dos apaches mescaleros, dos apaches lipans e dos chiricahuas. Os lipans e os chiricahuas se juntaram aos mescaleros em 1903 e 1912, respectivamente, depois de guerras com os Estados Unidos. A tribo apache jicarilla está localizada nas Montanhas San Juan, no norte do Novo México, na fronteira com o Estado do Colorado. Historicamente, os jicarillas faziam comércio e agricultura ao lado de Taos Pueblo e Picuris Pueblo. Todas essas tribos caçavam bisões e sofriam influência das tribos das planícies do leste.

Os apaches contemporâneos moram nas reservas Fort Apache e San Carlos (no Arizona) e nas reservas Jicarilla e Mescalero (no Novo México).

Apaches notáveis[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 136.
  2. «Emma and Todd Uzzelly, "Apache Indians Defend Borderlands in the Southwest"». Consultado em 20 de outubro de 2014. Arquivado do original em 16 de agosto de 2011  El Paso Community College Local History Project, visualizado em 21 Jan 2010
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Apaches

Ligações externas[editar | editar código-fonte]