Central Park

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Central Park
Registro Nacional de Lugares Históricos
Distrito Histórico Nacional dos EUA
Central Park está localizado em: Nova Iorque (cidade)
Localização: Delimitado pela Central Park S., 5th Ave., Central Park W., 110th St., Manhattan
Flag of New York City.svg Nova Iorque
 Nova Iorque
 Estados Unidos
Coordenadas: 40° 46′ N 73° 58′ W
Superfície: 3410 km²
Construído/Fundado: 1857 (157 anos)
Arquiteto: Frederick Law Olmsted, Calvert Vaux
Visitas: cerca de 37,5 milhões (anualmente) (em )
Administração: Central Park Conservancy
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (47 anos)[1] [2]
Nomeado NHLD: 23 de maio de 1963 (50 anos)[3] [4] [5]
Registro NRHP: 66000538

O Central Park (em português: Parque Central) é um grande parque dentro da cidade estadunidense de New York, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3 410 km² (341 hectares), e está localizado no distrito de Manhattan. Foi inaugurado em 1857, com 843 acres (ou 341 hectares), e é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de New York: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.

Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo. É famoso por ser sede de grandes filmes e programas estadunidenses famosos.

Em 1858, Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux (que criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park) foram os vencedores do concurso de design "Greensward Plan" para melhoria e expansão do parque. A construção começou naquele mesmo ano e continuou, durante a Guerra Civil Americana, sendo completada em 1873.

Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos. Considerado pelo Guiness Book o lado verde de New York, o parque foi projetado para dar um clima aconchegante a cidade e esquecer os arranhas-céus espalhados por todos os lugares.

O parque foi designado, em 15 de outubro de 1966, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos[1] [2] bem como, em 23 de maio de 1963, um Marco Histórico Nacional[3] [4] [5] . É atualmente gerido pelo Central Park Conservancy sob contrato com a prefeitura da cidade. O Central Park Conservancy é uma organização sem fins lucrativos que contribui com 83,5% da verba anual do parque (que totalizam 37,5 milhões de dólares por ano) e emprega 80,7% da equipe de manutenção do parque.

Central Park nos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Central Park New York City.svg

O Central Park, que desde 1962 é um Marco Histórico Nacional, foi projetado pelo escritor e paisagista Frederick Law Olmsted e pelo arquiteto inglês Calvert Vaux in 1858, depois de vencerem uma competição. Eles também projetaram o Brooklyn's Prospect Park.[6] [7] [8]

O Central Park é limitado, ao norte, pela West 110th Street, ao sul pela West 59th Street, ao oeste pela Eighth Avenue. Ao longo das margens do parque, essas ruas são conhecidas como Central Park North, Central Park South, e Central Park West respectivamente. Somente a Quinta Avenida "Fifth Avenue" que margeia o parque ao leste, não muda de nome.

Visitantes[editar | editar código-fonte]

O parque, que recebe aproximadamente 35 milhões de visitantes por ano,[9] é o parque urbano mais visitado dos Estados Unidos.[10]

Panorama do Central Park
Panorama do Central Park

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  3. a b Angelus Temple (em inglês). National Historic Landmarks Program. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  4. a b Documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  5. a b Fotos para documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  6. Central Park. National Historic Landmark summary listing. National Park Service (September 10, 2007).
  7. National Register of Historic Places Inventory. National Park Service (August 14, 1975).
  8. National Register of Historic Places Inventory. National Park Service (August 14, 1975).
  9. Título não preenchido, favor adicionar.
  10. America's Most Visited City Parks (PDF). The Trust for Public Land (June 2006). Arquivado do original em 2006-07-25. Página visitada em July 11, 2006.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Central Park
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Central Park
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.