Quinta Avenida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fifth Avenue
Fifth Avenue
Manhattan, Nova Iorque,  Estados Unidos
Foto de Fifth Avenue Fifth Avenue
A 5th Avenue com os degraus do Metropolitan Museum of Art, em primeiro plano.
Tipo Avenida
Início Washington Square North (6th Street)
Fim 60th Street

A Fifth Avenue ou 5th Avenue (em português: 5º Avenida) é uma avenida extremamente movimentada de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Vai desde a rua Norte da praça Washington Square Park/Waverly Place(6th Street)em Midtown até a 143rd Street/Harlen River Drive, Harlen e devido às propriedades caras de particulares e mansões históricas que possui em toda a sua extensão, é um símbolo de riqueza de Nova Iorque. É uma das melhores ruas para fazer compras no mundo, e também uma das mais caras ruas do mundo. Foi fundada por Joseph Winston Herbert Hopkins, e é a avenida que divide as ruas de este e de oeste de Manhattan, bem como o ponto número zero para os números das ruas (que aumentam em ambas as direcções quando se afasta da Fifth Avenue).

É uma avenida de apenas um sentido e é também alvo do trânsito da Downtown de Manhattan. É referida algumas vezes como a Fashion Ave (Avenida da Moda), embora a verdadeira Fashion Ave seja a 7th Avenue. Estende-se desde o lado norte do Washington Square Park, atravessando a Midtown, o Upper East Side e Harlen. Até ao início da década de 1960, a Fifth Avenue suportava tráfego de automóveis em ambos os sentidos, mas actualmente apenas tem dois sentidos a norte da 135th Street.

História[editar | editar código-fonte]

A 5th Avenue em 1878.

Originalmente uma rua mais curta, grande parte da Fifth Avenue a sul do Central Park foi alargada em 1908 para suportar o tráfego cada vez maior. Os blocos de Midtown, agora comercialmente famosos, eram um local residencial até à mudança do século XX.

A Fifth Avenue é o cenário central no romance The Age of Innocence (A Idade da Inocência) (1920) de Edith Wharton, que descreve a elite social de Nova Iorque da época de 1870 e fornece um contexto histórico da 5th Avenue e das famílias aristocratas de Nova Iorque.

Depois de se naturalizar nos Estados Unidos da América, Nikola Tesla instalou o seu laboratório na Fifth Avenue 35 Sul em 1891.

Pontos notáveis[editar | editar código-fonte]

Muitos locais notáveis e edifícios famosos estão situados ao longo da Fifth Avenue, desde Midtown até ao Upper East Side. Em Midtown encontra-se o Empire State Building, a Biblioteca Pública de Nova Iorque, o Rockefeller Center e a Catedral de St. Patrick. O troço da Fifth Avenue da década de 1980 e da década de 1990 (da Rua 82 à Rua 105) tem uma quantidade suficiente de museus para ter adquirido a alcunha de Museum Mile (Troço de Museus), e inclui museus como o Metropolitan Museum of Art e o Museu Solomon R. Guggenheim. Essa área era conhecida no começo do século XX como a Millionaire’s Row (Linha dos Milionários) depois de os nova iorquinos mais ricos construírem lá as suas mansões com vista para o Central Park.

Entre a 60th Street e a 34th Street, a Fifth Avenue é uma zona de compras popular, com várias lojas de luxo.

Entre a 58th Street e a 59th street, este encontra-se o cubo de vidro da Apple Inc. que serve de entrada para a loja principal da Apple completamente subterrânea.

Caminho de procissões[editar | editar código-fonte]

A 5th Avenue é também um caminho tradicional por onde costumam passar muitas procissões em Nova Iorque. Assim, é fechada ao trânsito em muitos domingos quando está calor.

Bicicletas[editar | editar código-fonte]

É possível andar de bicicleta na Fifth Avenue em segurança desde a 23th Street até ao Central Park, ou de forma mais arriscada por entre o trânsito de Midtown.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]