Greenwich Village

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um bairro nova-iorquino. Para o filme com Carmen Miranda, veja Greenwich Village (filme).
Estados Unidos Greenwich Village 
  Bairro de Manhattan, Nova Iorque  
Washington Square Park, no coração de Greenwich Village
Washington Square Park, no coração de Greenwich Village
Localização
Situation Greenwich Village.png
Coordenadas 40° 44' 2.4" N 74° 0' 7.2" O
País Estados Unidos
Estado Nova Iorque
Cidade Nova Iorque
Distrito Manhattan
Distrito comunitário Manhattan 2
Região Lower Manhattan
Fronteiras East Village, NoHo, SoHo, Hudson Square, Chelsea e Union Square
Limites Delimitado pela West 14th Street ao norte, Broadway à leste, West Houston Street e Clarkson Street ap sul e o Rio Hudson à oeste
Características geográficas
Área total 0,75 km²
Fuso horário UTC−5
Horário de verão UTC−4
ZIP Codes 10003, 10011, 10012, 10014
Códigos da área 212, 332, 646 e 917
Greenwich Village Historic District
Registro Nacional de Lugares Históricos
Distrito Histórico dos EUA
Marco Histórico de NYC
453–461 Sixth Avenue no distrito histórico
Localização: Aproximadamente delimitado pela West 13th Street, St. Luke's Place, University Place e Washington Street
Adicionado ao NRHP: 19 de junho de 1979 (42 anos)
Designado NYCL
29 de abril de 1969 (52 anos)
Registro NRHP: 79001604

Greenwich Village (também conhecido como West Village ou simplesmente Village) é uma ampla e tradicional área residencial da cidade de Nova Iorque, situada no lado oeste de Lower Manhattan (parte meridional de Manhattan). É cercada pelo East Village a leste; o SoHo a sul; e Chelsea a norte. A Universidade de Nova Iorque se localiza no local, que também é o berço da geração beat. Foi lá onde ocorreu a Rebelião de Stonewall (1969), entre outros eventos de grande impacto na cultura americana da segunda metade do século XX.

História[editar | editar código-fonte]

MacDougal Street, típica rua do Village.

No século XVII, a região era uma aldeia rural localizada a três quilômetros do Centro da cidade e era habitada por colonos holandeses que criavam gado. Em 1713, a região era chamada de Grin'Wich. No século XIX, o distrito era mais conhecido como Washington Square. Em 1822, durante uma epidemia de febre amarela, muitos habitantes de Nova Iorque se refugiaram na região, que acreditavam ser um local mais saudável. A região passou a ser habitada por imigrantes e ex-escravos recém-libertos. Nesse mesmo século, a região passou a atrair escritores como Mark Twain, Jack London, Edgar Allan Poe e Henry James. No começo do século XX, vieram morar, no Village, os artistas Eugene O'Neill, Isadora Duncan e Marcel Duchamp. Na década de 1950, a região tornou-se ponto de encontro da geração beat.

No final da década de 1960, com o elevado número de mortes na Guerra do Vietnã, o mundo viu uma das maiores mobilizações antiguerra acontecer em Greenwich Village, ao mesmo tempo em que os hippies se concentravam no local e os americanos lutavam também pela liberação sexual.

A série de comédia "Barney Miller", exibida entre 1975 e 1982, se passava no Village. A delegacia onde os detetives da série trabalhavam se localizava em algum lugar no Village. Entre 1994 e 2004, o Village foi utilizado nas gravações do seriado "Friends" (era o local de residência dos personagens Joey, Rachel, Monica, Chandler, Ross e Phoebe). Entre 2007 e 2012, a série da Disney Channel "Os Feiticeiros de Waverly Place" foi gravada na rua Waverly Place.

Por localizar-se em Manhattan, o Village tem perdido espaço cultural, estudantil e residencial para novas áreas comerciais, embora ainda seja considerado um ponto histórico da cidade de Nova Iorque e um dos locais mais eloquentes dos Estados Unidos. Atualmente, o bairro é sede da festa de Halloween mais famosa do país. As ruas do Greenwich Village são uma mistura de museu e galeria de arte a céu aberto, onde os imigrantes se misturam à agitada cultura local nova-iorquina e os universitários aproveitam a vida noturna.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Entre seus mais notáveis residentes ao longo da história, estãoː Stephen Strange, John Lennon, Astor Piazzolla, Allen Ginsberg, Bob Dylan, Fiona Apple, Eugene O'Neill, Andrew Garfield, Emma Stone, Jack Kerouac, Eva Kotchever, Henry Miller, Taylor Swift e Raul Seixas (durante o seu exílio).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Greenwich Village