Didelphis virginiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaOpossum-da-virgínia
Opossum 2.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae
Subfamília: Didelphinae
Género: Didelphis
Espécie: D. virginiana
Nome binomial
Didelphis virginiana
(Kerr, 1792)
Distribuição geográfica
Distribuição
Distribuição
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Didelphis virginiana

O opossum-da-virgínia, (Didelphis virginiana), ou gambá-da-virgínia, é um mamífero marsupial didelfimorfo da família Didelphidae.[2]

É o único marsupial da América do Norte que vive a norte do rio Grande. É um animal nocturno e solitário, do tamanho de um gato doméstico. Caça de forma oportunista, e o seu habitat estende-se ao longo da América do Norte, do oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Foi introduzido na Califórnia em 1910. Hoje em dia chega até ao sul do Canadá, e parece que porém tem estendido o seu habitat para norte. Os seus ancestrais encontram-se na América do Sul, mas foi-lhe facilitada a invasão da América do Norte quando surgiu o istmo centro-americano, bem como durante o Grande Intercâmbio Americano há 3 milhões de anos. É frequentemente visto nas localidades onde faz saques aos caixotes de lixo ou nas ruas como vítima de atropelamento por veículos motorizados.

Referências

  1. Cuarón, A.D.; Emmons, L.; Helgen, K.; Reid, F.; Lew, D.; Patterson, B.; Delgado, C.; Solari, S. (2011). Didelphis virginiana (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 1. Página visitada em 11 de julho de 2014.
  2. Grzimek, B., Schlager, N. y Olendorf, D. (2003), Grzimek's Animal Life Encyclopedia, Thomson Gale.Detroit.
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.