Feira Mundial de Nova Iorque de 1939–40

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
EXPO Nova Iorque 1939-40

O Trylon e Perisphere
Detalhes
Classe da BIE Exposição universal
Nome Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-40
Lema O Mundo de Amanhã
Área 1 202 acres
Visitantes 44 932 978
Organizado por Grover Whalen
Participante(s)
Local
Realizado em  Estados Unidos
Cidade Nova Iorque
Local Flushing Meadows-Corona Park
Coordenadas 40° 44′ 38,5″ N, 73° 50′ 39,9″ O
Linha do tempo
Inauguração 30 de abril de 1939 (1939-04-30)
Encerramento 31 de outubro de 1940 (1940-10-31)
Exposições universais
Anterior Exposição Internacional de Artes e Técnicas da Via Moderna em Paris  França
Próxima Exposição Universal de 1949 em Porto Príncipe Haiti

Organizada no Flushing Meadows-Corona Park, a Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-40, de cunho futurista, permitiu que os visitantes olhassem "O mundo de amanhã."

Participaram da feira diversos países, incluindo o Brasil, representado em seu pavilhão projetado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Aproximadamente 44 milhões de pessoas compareceram às suas exibições em duas temporadas.

A Grande Depressão[editar | editar código-fonte]

Em 1935, no auge da Grande Depressão, um grupo de policiais de Nova Iorque aposentados decidiu criar uma exposição internacional para levantar a cidade e tirar o país da depressão. Pouco depois, deram forma à Corporação da Feira de Nova Iorque, cujo escritório ocupou um dos andares mais altos do Empire State Building. O NYWFC elegeu Grover Whalen como o presidente de seu comitê.

Durante quatro anos, o comitê planejou, construiu e organizou a feira e suas exibições, com diversos países participando para criar o maior evento internacional desde a Primeira Guerra Mundial.

Uma vez que a finalidade principal da feira era levantar os espírito de América e conduzir um negócio tão necessário a Nova Iorque, igualmente sentiu-se que deveria haver uma associação cultural ou histórica. Decidiu-se assim que a abertura seria no 150º aniversário de George Washington como Presidente dos Estados Unidos.

O administrador dos Parques de Nova Iorque, que trabalhava junto ao comitê do evento, viu no Queens um terreno de aterro que poderia ser utilizado para feira, já com o objetivo de passado o evento transformar o espaço em parque: o Flushing Meadows-Corona Park, que atualmente é o segundo maior parque da cidade.

A abertura[editar | editar código-fonte]

A feira teve uma grande abertura, em 30 de abril de 1939, com a visitação de cerca de 200 000 pessoas.

A data abril de 30 coincidiu com o aniversário do início de mandato de George Washington como o presidente do país. Embora muitos dos pavilhões e outros serviços não estivessem completamente concluídos para a abertura, esta se deu com pompa e grande celebração. O presidente Franklin D. Roosevelt fez o discurso da abertura da feira.

Exibições[editar | editar código-fonte]

Uma das primeiras exibições foi a cápsula do tempo da Westinghouse, projetada por George E. Pendray, que não devia ser aberta até 6939 d.C.. A cápsula de tempo foi um tubo com escritos de Albert Einstein e de Thomas Mann, cópias do compartimento da vida, uma boneca kewpie, um dólar, um maço de cigarros Camell, milhões das páginas de texto em microfilme, e muito mais. A cápsula continha ainda sementes de alimentos comuns à época: trigo, milho, aveia, tabaco, algodão, linho, arroz, soja, alfalfa, beterrabas, cenouras e cevada, todos em tubos de vidro. A cápsula do tempo se situa a 40°44 no ″ N do ′ 34.089, 73°50 ″ W do ′ 43 842, em uma profundidade de 50 pés. Uma pequena placa de pedra marca a posição.

Outra instalação incluiu um apontador de lápis aerodinâmico, um carro futurista para cidade apresentado pela GM e as primeiras televisões. Havia igualmente um globo/planetarium enormes situado perto do centro da feira.

A exposição no pavilhão de URSS incluiu a cópia tamanho real do interior da Estação de Mayakovskaya do metrô de Moscow. Ao autor do projeto da estação, Alexey Dushkin, foi concedido o grande prêmio da feira de Nova Iorque.

O pavilhão judaico de Palestina introduziu o mundo ao conceito de um estado judaico moderno, que uma década mais tarde se transformaria em Israel. O pavilhão apresentou em sua fachada uma escultura monumental de cobre martelado.

Embora os Estados Unidos ainda não estivessem envolvidos na Segunda Guerra Mundial até o final de 1941, os pavilhões serviram como uma janela para os problemas no além mar. Os pavilhões da Polônia e da Checoslováquia, por exemplo, não reabriram para a estação 1940. Em 4 de julho do mesmo ano, dois oficiais do departamento da polícia de Nova Iorque foram mortos por uma explosão ao investigar uma bomba que saiu do pavilhão britânico.

Pavilhão de Portugal[editar | editar código-fonte]

Pavilhão de Portugal
Pavilhão Polonês

O comissariado esteve a cargo de António Ferro, que escolheu Jorge Segurado para a realização do projeto de arquitetura. O pavilhão teve a colaboração da equipa de decoradores do SPN formada por Fred Kradolfer, Carlos Botelho, Bernardo Marques, José Rocha, Paulo Ferreira, Emmerico Nunes e Tom (a mesma que decorou o Pavilhão de Portugal projetado por Keil do Amaral para a Exposição Internacional de Paris, 1937). Foram ainda apresentadas obras de outros autores, entre os quais: António Soares, Jorge Barradas, Estrela Faria, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Álvaro de Brée, Barata Feyo, Ruy Gameiro, etc.[1]

Temas e zonas[editar | editar código-fonte]

A feira foi temática. Foi dividida em "diferentes zonas" (a zona de transporte, as comunicações, zona dos sistemas empresariais, a zona do alimento, a zona do governo, etc.). Cada estrutura erigida nos recintos de diversão foi extraordinária (no sentido de “fora do comum”), e muitos deles eram experimentais. Os arquitetos foram incentivados por seus patrocinadores ou pelo governo a serem criativos, energéticos e inovativos. Os projetos, os materiais e o mobiliário novos do edifício eram a norma. A exposição mostrou o trem elétrico italiano ETR 200, que atingia a velocidade de 203 km/h.

As zonas foram distinguidas por cores, incluindo cores das paredes e matizes diferentes, bem como iluminação colorida. O Center Theme consistia em dois edifícios brancos monumentais chamados o Trylon (com 700 pés de altura) e o Perisphere, cujo acesso foi feito por escadas rolantes e a saída através de uma grande passarela curva chamada o Helicline. Dentro do Perisphere havia uma cidade do futuro modelo, que os visitantes viam por uma esteira rolante elevada. O Center Theme foi projetado pelo arquiteto Wallace Harrison e seu associado Max Abramovitz.

Somente o Trylon e o Perisphere eram completamente em branco, as avenidas que saiam do Center Theme foram projetadas com cores ricas. Por exemplo, as exibições e outros serviços ao longo das Avenue of Pioneers (Avenida dos Pioneiros) estavam em uma progressão de azuis, começando com matizes pálidos e terminando em azul-marinho. O efeito da iluminação criou uma atmosfera qualificada pelos visitantes de mágica. A feira foi a primeira demonstração pública de diversas tecnologias da iluminação que se tornariam comuns nas décadas futuras.

Política de Boa Vizinhança[editar | editar código-fonte]

A Feira Mundial de Nova York foi o lugar certo para promover as relações de vizinhança entre os EUA e a América Latina. Colocado contra o pano de fundo de uma ameaça nazista crescente, a Feira Mundial foi uma tentativa de escapar da perspectiva iminente de guerra e promover a paz e a interdependência entre as nações, este era o lugar para redefinir os estereótipos latino-americanos negativos.[2] Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Cuba, México, Nicarágua e a União Pan-Americana foram representados na Feira. Cada país aproveitou a oportunidade para mostrar o seu país e para torná-lo mais atraente para aqueles ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Em sua tentativa de aumentar a consciência cultural na Feira Mundial, os países promoveram o turismo e se esforçaram para comparar-se aos Estados Unidos, em um esforço para agradar aos americanos.[3]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O nylon, após anos de desenvolvimento por Gerald Berchet e Wallace Carothers é anunciado ao público, na Feira Mundial de 1939, como uma nova "seda sintética".[4]

Referências

  1. França,José Augusto – A Arte em Portugal no Século XX: 1911-1961 [1974]. Lisboa: Bertrand Editora, 1991, p. 219, 220
  2. Martha Gil-Montero, Brazilian Bombshell (Donald Fine, Inc., 1989)
  3. 1939 World's Fair Collection, Henry Madden Library Special Collections, California State University, Fresno
  4. «dupont.com». Dupont.com 
Fontes[editar | editar código-fonte]
  • Martins, Rui Cardoso-Exposições Universais: Nova Iorque 1939, Parque Expo'98, Lisboa,1996
  • Mauro, James-Twilight at the World of Tomorrow: Genius, Madness, Murder, and the 1939 World's Fair on the Brink of War. Ballantine Books, New York, 2010
  • Cotter, Bill-Images of America: The 1939-40 New York World's Fair, Arcadia Publishing, Charleston, 2009
  • Jackson, Anna: Expo: International Expositions 1851-2010, Victoria & Albert Museum, Londres, 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-40
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.