Exposição Universal de 1900

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
EXPO
Vue panoramique de l'exposition universelle de 1900.jpg
Vista panorâmica da área de exposição
Classe da BIE Exposição não reconhecida
Exposições especializadas
Poster da Exposição Universal de 1900. Edições Montgredien et Cie, Paris.

A Exposição Universal de 1900 foi uma feira mundial realizada em Paris, França, para celebrar as conquistas do século passado e acelerar o desenvolvimento para a próxima. O estilo que foi universalmente presente na Exposição foi Art Nouveau.

A Exposição[editar | editar código-fonte]

Plano prático da Exposição Universal

A exposição foi aberta a 15 de abril de 1900 e prolongou-se até o dia 12 de novembro daquele ano, recebendo nos sete meses em que esteve aberta 50,8 milhões de visitantes.

Edificada no Campo de Marte a exposição ocupava uma área gigantesca, com pavilhões nacionais e temáticos, exibindo produtos das várias nações, como metalurgia e indústrias de madeira e têxtil de países como Rússia, Japão, Itália e Hungria.

A exposição também fazia a propaganda da ação “civilizatória” que países como França, Inglaterra e Países Baixos, tinham em suas colónias.

Atrações[editar | editar código-fonte]

As principais atrações da exposição eram os novos meios de transporte (uma esteira rolante denominada “Rua do Futuro”), a inauguração da primeira linha de metrô de Paris – Porte de Vincennes - Porte Maillot, aberta para a exposição, as novas estações de comboio – D’Orsay (hoje no Musée d'Orsay),Invalides e Lyon), a fonte luminosa e o uso pela primeira vez da eletricidade para iluminar os ambientes externos, a projeção dos filmes dos Irmãos Lumière, a construção dos Petit e Grand Palais, além dos Jogos Olímpicos de 1900 que foram organizados durante a exposição.[1]

Calendário Olímpico[editar | editar código-fonte]

Parte da exposição foi a segunda Olimpíada da Era Moderna. Esses jogos foram espalhados ao longo de cinco meses junto com a exposição, marcaram, também, a primeira participação de atletas do sexo feminino em esportes como tênis, futebol, polo, remo e cabo de guerra, as equipes eram multinacionais.

A Expo 1900, junto com outros fatores, como a má administração e o baixo público, contribuíram para que as Olimpíadas de 1900 fossem um fracasso

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The urban Earth - reflexões para um mundo globalizado. Disponível em http://theurbanearth.wordpress.com/2009/05/14/exposicao-universal-de-1900-em-paris/ Acesso em:16 de maio de 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]