Universidade Columbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Columbia
Columbia University in the City of New York
Lema In lumine Tuo videbimus lumen
Fundação 1754
Tipo de instituição Privada
Localização Upper Manhattan, Nova Iorque,NY,  Estados Unidos
Docentes 3,763 (2013)
Reitor(a) John Henry Coatsworth
Presidente Lee C. Bollinger
Total de estudantes 29,250 (2013)
Graduação 8,365 (2013)
Pós-graduação 18,568 (2013)
Campus Urbano (1,21 km²)
Cores da escola Azul e Branco         
Mascote Columbia Lions
Orçamento anual US$ 9,2 bilhões
Página oficial www.columbia.edu

A Universidade Columbia é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Columbia é a mais antiga instituição de ensino superior do estado de Nova Iorque, a quinta mais antiga dos Estados Unidos, e uma das nove Universidades Coloniais fundadas antes da Revolução Americana.

Columbia é também uma das oito universidades que compõe a prestigiosa Ivy League, as outras sendo Harvard, Princeton, Yale, Pensilvânia, Cornell, Dartmouth e Brown. A escola foi fundada no ano 1754 como King's College (Colégio do Rei). Após a Revolução Americana a universidade foi renomeada Columbia, visto o caráter patriótico do nome, um nome alternativo para América.

Inicialmente, a universidade foi fundada quase no fim da ilha de Manhattan, em terra da igreja Trinity Church. No seguinte século se mudaria para mais ao norte da ilha, onde agora encontra-se o Rockefeller Center, e no ano 1896 mudou-se pela última vez, desta vez para o bairro Morningside Heights.

Ex-alunos notáveis de Columbia incluem 5 Pais Fundadores dos Estados Unidos, 9 juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos, 43 Prêmios Nobel, 20 bilionários, 28 vencedores do Academy Award e 29 chefes de estados, incluindo 3 Presidentes dos Estados Unidos.

Columbia hoje[editar | editar código-fonte]

Columbia sempre figurou entre as 20 melhores instituições de ensino superior do mundo e recentemente, 2014, foi considerada a 4º melhor universidade dos Estados Unidos, segundo o US News & World Report,[1] e como a 12º melhor universidade do mundo pelo Times Higher Education.[2]

Hoje a universidade tem mais de 132.000 m² só no seu campus principal. Columbia é dividida em várias escolas de graduação/profissionais como por exemplo: Columbia College (CC), The Fu Foundation School of Engineering and Applied Sciences (SEAS), The School of General Studies (GS), The Business School (BS), entre outras.[3] Além do campus principal há o campus de Ciências Médicas, localizado no bairro de Washington Heights. Várias residências estudantis estão localizadas dentro do próprio campus e o alojamento nestas é garantido a todos os alunos de graduação.

Low Memorial Library

A universidade atualmente opera postos de pesquisa em 8 localidades ao redor do mundo, com o objetivo de fomentar e facilitar a troca de conhecimento e propor soluções para problemas globais. Os primeiros centros foram inaugurados em Março de 2009 em Pequim e Amã, sendo em seguida inaugurados centros em Paris e Bombaim, em Março de 2010, e Nairóbi, em Janeiro de 2012. Outros centros foram abertos em Istambul, Santiago e Rio de Janeiro, Brasil[4] em 2012 e 2013, respectivamente.

Butler Library, considerada uma das mais belas bibliotecas universitárias dos Estados Unidos.[5]
Vista Panorâmica do Campus em Morningside Heights visto da Butler Library.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «National University Rankings». US News. Consultado em 29 de setembro de 2016. 
  2. «THE World Reputation Ranking». Times Higher Education. Consultado em 29 de setembro de 2016. 
  3. «Schools, Columbia University». Universidade Columbia. 
  4. «Universidade de Columbia abre centro de intercâmbio e pesquisa no Rio». Jornal Nacional. 18 de março de 2016. 
  5. «The Most Beautiful College Libraries». The Huffington Post. 11 de setembro de 2010. Consultado em 29 de setembro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]