Ruth Bader Ginsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página atravessa um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a contribuir e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Érico (D C) há 35 horas. (Recarregar)

Ruth Bader Ginsburg
Ruth Bader Ginsburg
Juíza Associada da Suprema Corte dos Estados Unidos
Mandato: 5 de agosto de 1993
até a atualidade
Nomeação por: Bill Clinton
Antecessor(a): Byron White
Juíza do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia
Mandato: 30 de junho de 1980
até 10 de agosto de 1993
Nomeação por: Jimmy Carter
Antecessor(a): Harold Leventhal
Sucessor(a): David S. Tatel
Dados pessoais
Nascimento: 15 de março de 1933 (84 anos)
Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos
Esposo: Martin Ginsburg (1954 - 2010)
Alma mater: Universidade Cornell (BA)
Universidade Harvard
Universidade Columbia (LLB)
Assinatura: Ruth Bader Ginsburg signature.svg

Ruth Bader Ginsburg (nascida Joan Ruth Bader; Cidade de Nova Iorque, 15 de março de 1933) é uma Juíza Associada da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ginsburg foi indicada para o cargo pelo Presidente Bill Clinton e foi empossada em 10 de agosto de 1993. Depois de Sandra Day O'Connor, foi a segunda mulher a ser confirmada pelo Senado para servir na Suprema Corte. Após a aposentadoria de O'Connor em 2006, e antes da Juíza Sonia Sotomayor se juntar ao tribunal em 2009, Ginsburg era a única mulher a atuar como Juíza Associada. Durante este período, tornou-se mais contundente em suas opiniões dissidentes. Ginsburg geralmente é vista como pertencente à ala liberal da Corte.

Ginsburg nasceu no Brooklyn, sendo filha de imigrantes judeus russos. Quando era bebê, sua irmã mais velha morreu, e pouco antes de se formar no ensino médio, sua mãe morreu. Ginsburg tornou-se esposa e mãe antes de começar a estudar em Harvard, onde era uma das poucas mulheres de sua turma. Transferiu-se para Columbia, graduando-se em 1959.

Depois da faculdade de direito, Ginsburg voltou-se para a academia. Foi professora da Faculdade de Direito de Rutgers e da Faculdade de Direito de Columbia, ensinando processos civis; era uma das poucas mulheres que trabalhavam neste campo. Ginsburg gastou uma parte considerável de sua carreira jurídica defendendo o avanço da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, ganhando múltiplas vitórias argumentando diante da Suprema Corte. Advogou voluntariamente para a União Americana pelas Liberdades Civis e integrou seu conselho de administração e um dos seus conselhos gerais na década de 1970. Em 1980, o Presidente Jimmy Carter indicou-a para o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia, onde permaneceu até sua ascensão para a Suprema Corte.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.