Universidade Cornell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Cornell
Cornell University
Cornell University seal.svg
Fundação 1865 (155 anos)
Tipo de instituição Privada
Localização Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos
Presidente Elizabeth Garrett
Docentes 2 908
Total de estudantes 21 939
Graduação 13 935
Pós-graduação 8 004
Campus Rural, 3,0 km²
Cores da escola Carnelian     
White     
Mascote Urso (Touchdown)
Afiliações Ivy League
Orçamento anual US$ 6,2 bilhões
Página oficial www.cornell.edu

Universidade Cornell (em inglês Cornell University) é uma universidade privada situada em Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos. É um membro da Ivy League. Foi fundada em 1865 por Ezra Cornell e Andrew Dickson White com a intenção de ensinar e contribuir em todos os campos do conhecimento, dos clássicos às ciências e do teórico ao aplicado. Esses ideais, não convencionais para a época, são capturados no lema de Cornell: "Eu fundaria uma instituição onde qualquer pessoa pode encontrar instrução em qualquer estudo."

A universidade é organizada em sete faculdades de graduação e sete divisões de pós-graduação em seu campus principal de Ithaca, cada uma delas com autonomia para estabelecer suas normas de admissão. A universidade também administra diversos campi e programas em diferentes cidades e regiões: Manhattan (Nova Iorque), Ilha Roosevelt (Nova Iorque), Geneva (Nova Iorque), Washington D.C., Doha (Qatar) e Roma (Itália).

Cornell é constantemente ranqueada entre as melhores do mundo: 10ª para o Center for World University Rankings (CWUR), 13ª no Academic Ranking of World Universities (ARWU) e 19ª no QS World University Rankings e também no Times Higher Education World University Rankings.

Para o ranking da U.S. News & World Report, que considera apenas as universidades norte-americanas, Cornell fica com a 15ª posição. Algumas graduações recebem destaque, como: Arquitetura (1º), Hotelaria (1º), Urbanismo (1º), Engenharia Física (2º), Engenharia de Material (8º), Engenharia Civil, de Computação, do Meio Ambiente, Agrônoma (9º), Engenharia Elétrica e Mecânica (10º), Administração (10º). Dentre os programas de pós-graduação os destaques são: Hotelaria (1º), Veterinária (1º), Ecologia (2º), Literatura (3º), Arquitetura (5º), Ciências da Computação (6º), Física (7º), Química (10º), História (11º), Engenharia (13º), Direito (13º), Medicina (15º).

A universidade conta com mais de 245 mil ex-alunos vivos, 34 Marshall Scholars, 29 Rhodes Scholars, e 44 prêmios Nobel afiliados. O corpo discente é composto por cerca de 14 mil alunos de graduação e 8 mil alunos de pós-graduação provenientes de todos os 50 estados americanos e de 122 países diferentes.

Desde a sua fundação, Cornell também tem sido coeducativa e não sectária, onde a admissão é oferecida independentemente de religião ou etnia. A admissão para Universidade Cornell é uma das mais concorridas dos EUA, com mais de 35 mil inscrições e apenas 3 mil alunos aceitos. O custo anual da graduação fica em torno de US$ 48 880,00, excluídos os gastos com alojamento e refeições; porém, com reservas avaliadas em mais de 6,2 bilhões de dólares, a universidade possui um dos melhores programas de assistência financeira do país.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.