Alexander Hamilton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexander Hamilton
Alexander Hamilton em 1792, por John Trumbull.
1º Secretário de Estado dos Estados Unidos Estados Unidos
Mandato 11 de setembro de 1789
até 31 de janeiro de 1795
Presidente George Washington
Sucessor(a) Oliver Wolcott, Jr.
8º General-comandante do Exército dos Estados Unidos
Mandato 14 de dezembro de 1799
a 15 de junho de 1800
Antecessor(a) George Washington
Sucessor(a) James Wilkinson
Delegado do Congresso por Nova Iorque
Mandato 3 de novembro de 1788
a 2 de março de 1789
Antecessor(a) Egbert Benson
Sucessor(a) -
Vida
Nome completo Alexander Hamilton
Nascimento 11 de janeiro de 1757
Charlestown, São Cristóvão e Nevis
Morte 12 de julho de 1804 (47 anos)
Nova Iorque, NY
Dados pessoais
Cônjuge Elizabeth Hamilton
Partido Partido Federalista
Religião Episcopal
Profissão Militar, advogado, economista
Assinatura Assinatura de Alexander Hamilton
Serviço militar
Serviço/ramo Exército dos Estados Unidos
Anos de serviço 1775–1800
Graduação Major-general
Batalhas/guerras Guerra da Independência
Quase-guerra

Alexander Hamilton (11 de janeiro de 1755 ou 1757, Nevis, Antilhas12 de julho de 1804, Nova Iorque) foi o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América. Estabeleceu o First Bank of the United States e teve influência no desenvolvimento das bases do capitalismo americano. Morreu em 1804 num duelo com o então vice-presidente Aaron Burr.

Secretário do Tesouro: 1789–1795[editar | editar código-fonte]

George Washington nomeou Hamilton como o primeiro Secretário do Tesouro. Hamilton serviu no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos de 11 de setembro de 1789 até 31 de janeiro de 1795.

No período de dois anos, Hamilton submeteu ao Congresso cinco relatórios que importaram em uma revolução financeira na economia norte-americana:

No Relatório sobre o Crédito Público, o Secretário fez a controversa proposta de o governo federal assumir os débitos em que incorreram os estados durante a Revolução. Isto foi uma ousada manobra para dar poderes ao governo federal sobre os governos estaduais, e motivou severas críticas por parte do Secretário de Estado, Thomas Jefferson, e do representante James Madison. As divergências entre Jefferson e Hamilton estenderam-se a outras propostas que Hamilton encaminhou ao Congresso, e elas tornaram-se especialmente fortes, com os seguidores de Hamilton sendo conhecidos como federalistas, e os de Jefferson como republicanos. Estes foram os primeiros partidos políticos na história dos Estados Unidos.

O próximo notável relatório de Hamilton foi seu "Relatório sobre Manufaturas." O Congresso arquivou o relatório sem muito debate, exceto pela objeção de Madison contra a formulação de Hamilton da cláusula constitucional do bem-estar geral, que Hamilton interpretou extensivamente. Todavia, o Relatório sobre Manufaturas é um documento clássico anunciando o futuro industrial dos Estados Unidos que logo seria alcançado. Nisto Hamilton opunha-se à visão de uma nação americana agrária de fazendeiros de Jefferson e propunha uma clara visão de uma dinâmica economia industrial, subserviente aos interesses manufatureiros.

Hamilton ajudou a fundar a Casa da Moeda dos Estados Unidos, o First Bank of the United States, a Guarda Costeira e um elaborado sistema de tributos, tarifas e impostos. O programa hamiltoniano, uma vez completo, substituiu o caótico sistema financeiro da era da Confederação, em cinco anos, com um moderno aparato para dar estabilidade financeira ao novo governo e aos credores a confiança necessária para investir nos títulos da dívida federal.

Como principais fontes de receita, o sistema de Hamilton impôs um imposto de consumo sobre o uísque. Forte oposição ao imposto do uísque irrompeu na Rebelião do Uísque em 1794; na Pensilvânia ocidental e na Virgínia Ocidental, o uísque era habitualmente fabricado e usado (muitas vezes em lugar do dinheiro) pela maior parte da comunidade. Em resposta à rebelião — sobre o fundamento de que a obediência às leis era vital ao estabelecimento da autoridade federal — ele acompanhou o presidente Washington, o general Henry Lee e mais tropas federais ao lugar da rebelião. Essa irresistível demonstração de força intimidou os líderes da insurreição, encerrando a rebelião praticamente sem derramamento de sangue.

Industrialista[editar | editar código-fonte]

Hamilton estava entre os primeiros a predizer um futuro industrial para os Estados Unidos. Em 1778, ele visitou as Grandes Cataratas do Rio Passaic no norte de Nova Jersey e viu que as cataratas podiam um dia ser aproveitadas para prover energia para um centro industrial no estado. Enquanto ainda secretário do Tesouro, em 1791, ajudou a fundar a Sociedade para o Estabelecimento de Manufaturas Úteis, uma empresa privada que usaria a força das cataratas para operar fábricas. Ainda que a companhia não tenha sido bem sucedida em seu propósito original, ela arrendou a terra em torno das cataratas para outras aventuras fabris e continuou a operar por mais de dois séculos e meio.

Legado[editar | editar código-fonte]

Na economia[editar | editar código-fonte]

Hamilton em seu duelo contra Aaron Burr.

Alexander Hamilton é algumas vezes considerado o patrono da escola americana de filosofia econômica que, de acordo com certos historiadores, dominou a política econômica dos Estados Unidos desde 1861.[1] Hamilton apoiou firmemente a intervenção do governo em favor dos negócios, tal como Jean-Baptiste Colbert na França.

Hamilton opôs-se às ideias britânicas de livre-comércio, as quais ele acreditava serem inclinadas a beneficiar os poderes coloniais/imperiais, em favor do protecionismo dos Estados Unidos, que ele acreditava que iria ajudar a desenvolver a emergente economia da jovem nação. Henry C. Carey inspirou-se em seus escritos. Alguns dizem que ele influenciou as ideias e a obra do economista alemão Friedrich List.

Precedido por
-
Secretário do Tesouro dos Estados Unidos
11 de setembro de 1789 - 31 de janeiro de 1795
Sucedido por
Oliver Wolcott, Jr.

Referências

  1. Lind, Michael. Hamilton's Republic (1997) pp. xiv-xv, 229–30.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.