W. Michael Blumenthal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
W. Michael Blumenthal
64º Secretário do Tesouro dos Estados Unidos
Período 23 de janeiro de 1977
a 5 de agosto de 1979
Presidente Jimmy Carter
Antecessor William E. Simon
Sucessor G. William Miller
Dados pessoais
Nome completo Werner Michael Blumenthal
Nascimento 3 de janeiro de 1926 (93 anos)
Oranienburg, Brandemburgo,
 Alemanha
Progenitores Mãe: Rose Valerie Markt
Pai: Ewald Blumenthal
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley
Universidade de Princeton
Esposas Margaret Polley (1951–1977)
Barbara Bennett
Partido Democrata
Religião Judaísmo
Profissão Economista
Assinatura Assinatura de W. Michael Blumenthal

Werner Michael Blumenthal (Oranienburg, 3 de janeiro de 1926) é um empresário, economista e político teuto-americano que serviu como o 64º Secretário do Tesouro dos Estados Unidos durante a presidência de Jimmy Carter.[1]

Nascido na República de Weimar em uma família judia, ele escapou da Alemanha Nazista em 1939 e foi forçado a viver durante a Segunda Guerra Mundial até 1946 em um gueto em Xangai, China ocupada pelo Império do Japão. Blumenthal e a família então foram para São Francisco, Estados Unidos, e ele começou a realizar diversos trabalhos para conseguir entrar em uma escola. Ele eventualmente se formou em economia internacional na Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade de Princeton, estabelecendo uma carreira tanto nos negócios quanto no serviço público.

Blumenthal tornou-se um empresário de sucesso e conseguiu posições administrativas durante as presidências de John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson. Ele foi nomeado em 1977 para fazer parte do gabinete do presidente Carter como Secretário do Tesouro, ajudando a guiar várias políticas econômicas[1] e restabelecer negócios com a China. Blumenthal renunciou do cargo em 1979 e tornou-se presidente Burroughs Corporation and Unisys e depois diretor do Museu Judaico de Berlim.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.