Secretário do Tesouro dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Secretário do Tesouro dos Estados Unidos
United States Secretary of the Treasury

Selo oficial
Criado em 11 de setembro de 1789
Primeiro titular Alexander Hamilton
Sucessão Quinto
Website www.treasury.gov

O Secretário(a) do Tesouro dos Estados Unidos (em inglês: United States of America Secretary of the Treasury) é o titular que chefia o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, responsável pelos assuntos financeiros e monetários do país, e, até 2003, algumas ordens de segurança e defesa nacional. Esta posição no Governo Federal dos Estados Unidos é semelhante ao Ministro da Fazenda de outros países. O Secretário é membro do Gabinete do Presidente e, desde a gestão Clinton, faz parte do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O Secretário do Tesouro é o quinto na linha de sucessão presidencial dos Estados Unidos.

História do cargo[editar | editar código-fonte]

Robert Morris foi a primeira pessoa a ser nomeada como Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, ainda durante o mandato do primeiro presidente, George Washington, mas Morris recusou o cargo; deste modo, o primeiro Secretário foi Alexander Hamilton, nomeado por sugestão de Morris. Morris tinha exercido um mandato similar enquanto superintendente das finanças para o Congresso Continental.[1] De 1784 a 1789, as finanças do jovem estado foram supervisionadas por um Conselho do Tesouro, composto por três membros.[2]

Entre os titulares do cargo mais célebres, pode incluir-se Alexander Hamilton, cuja efígie está representada nas notas de 10 dólares, e o industrial milionário Andrew W. Mellon.

Funções internacionais[editar | editar código-fonte]

O titular tem assento no conselho de administração de numerosas organizações, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 18 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 26 de setembro de 2009 
  2. (em inglês) Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. «Office of the Curator - History». Consultado em 18 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 26 de setembro de 2009 

Ver também[editar | editar código-fonte]