Nelson A. Miles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2012). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nelson A. Miles
Nascimento 8 de agosto de 1839
Westminster
Morte 15 de maio de 1925 (85 anos)
Washington, D.C.
Sepultamento Cemitério Nacional de Arlington
Cidadania Estados Unidos
Ocupação oficial, político
Prêmios Medalha de Honra
Causa da morte ataque cardíaco

Nelson Appleton Miles (8 de agosto de 1839 – Washington, D.C., 15 de maio de 1925) foi um Tenente-General que serviu na Guerra Civil Americana, guerras indígenas e na Guerra Hispano-Americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Miles nasceu em Westminster, Massachusetts, na fazenda de sua família. Ele trabalhou em Boston e frequentou a escola à noite. Lia história militar e masterizava os princípios militares e técnicas, incluindo exercícios de batalha. Quando a Guerra Civil Americana começou, Miles se alistou como voluntário no Exército da União, sendo promovido a Coronel e após a guerra, a Brigadeiro-General. Também lutou contra tribos indígenas permitindo a colonização do Oeste. Durante a Guerra Hispano-Americana desembarcou em Porto Rico, onde enfrentou uma grande resistência por parte das milícias locais. Quando a guerra acabou e Porto Rico foi entregue aos Estados Unidos, Miles foi nomeado o primeiro Governador Militar de Porto Rico.

Em 1900, foi promovido à Tenente-General, sendo apelidado pelo Presidente Theodore Roosevelt como "Pavão Corajoso". Em 1903, teve que se aposentar ao 64 anos, idade máxima de serviço. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, Miles aos 77 anos de idade ofereceu os seus serviços, mas o Presidente Woodrow Wilson recusou. Miles faleceu em 1925 vítima de um ataque cardíaco, enquanto assistia ao circo junto com os seus netos.