Nova Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nova Inglaterra
Localização
Divisão Primária Região Nordeste dos Estados Unidos
Estados Connecticut, Maine, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island, Vermont
Características geográficas
Área 186.458,8 km²
População 14.444.865
A Nova Inglaterra.

A Nova Inglaterra (em inglês: New England) é uma região geográfica extraoficial de grande valor histórico dos Estados Unidos, localizada na ponta nordeste do país.[1] Boston é seu centro cultural e econômico, bem como sua cidade mais populosa. A região inclui os seguintes estados:

Connecticut (ainda Coneticute ou Conecticute) é o terceiro menor estado norte-americano em extensão territorial; somente Delaware e Rhode Island são menores. Porém, com seus 3 405 565 habitantes, Connecticut é o quarto estado norte-americano mais densamente povoado do país.

O Maine está localizado no extremo nordeste do país. West Quoddy Head, o ponto mais oriental do Maine, é considerado o ponto mais oriental dos Estados Unidos, embora alguns considerem o Alasca o estado mais oriental do país, porque duas das ilhas do arquipélago dos Aleutas estão localizadas no hemisfério oriental..

Massachusetts é o sexto menor estado em área do país; só perde para Nova Jérsei, Havaí, Connecticut, Delaware e Rhode Island. Porém, Massachusetts é o 13º estado mais populoso do país, sendo o terceiro mais densamente habitado dos Estados Unidos. Apesar de seu pequeno tamanho, a geografia de Massachusetts é diversificada, sendo que seu terreno é bastante acidentado.

Nova Hampshire (em inglês: New Hampshire, por vezes chamada em português: Novo Hampshire) é o quinto menor estado em área dos Estados Unidos; apenas Rhode Island, Delaware, Connecticut e o Havaí são menores.

Rhode Island (ou Ilha de Rodes) é o menor estado em área do país. Com apenas 4 001 km², Rhode Island é 428 vezes menor que o Alasca, o maior estado em área do país.

Vermont (ou Vermonte em português europeu) é o segundo estado menos populoso dos Estados Unidos (apenas o Wyoming possui uma população menor). Vermont é também o estado mais rural do país.

Referências

  1. Hall, Donald, Burt Feintuch, and David H. Watters, eds. Encyclopedia of New England (Yale U.P. 2005), 1596 pp; the major scholarly resource to the geography, history and culture of the region. ISBN 0-300-10027-2
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.