Balsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Ferry" redireciona para esta página. Para o município brasileiro, veja Balsas. Para outros significados, veja Ferry (desambiguação) e Balsa (desambiguação).
Balsa no rio Paranapanema ligando Paranapanema e Itatinga.
Ferryboat de Setúbal-Troia-Setúbal, em Portugal.

Balsa, ferryboat,[1] ferry-boat [ferribout],[2] ferry[3] ou ferribote[3] (ou batelão, em Moçambique) é uma embarcação de fundo chato, com pequeno calado, para poder operar próximo às margens e em águas rasas, e grande boca, muitas vezes utilizada para transporte de veículos. Embora a designação ferryboat seja um anglicismo, é amplamente usada. O aportuguesamento "ferribote" existe mas raramente é utilizado.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Na região nordeste do Brasil, os pescadores constroem sua balsas de toras de madeira atadas lado a lado, as quais recebem o nome de "jangadas". Na região dos Andes, no lago Titicaca, fronteira entre a Bolívia e o Peru, os índios aimarás e uros designam, por balsa, uma embarcação feita de toras que, pela sua natureza de construção, têm uma duração limitada a cerca de três ou quatro meses. No rio Tejo, em Lisboa, chamam-se cacilheiros às balsas que atravessam o rio.

No noroeste do Rio Grande do Sul, este tipo de embarcação comumente se chama "barca". Por exemplo: a pequena embarcação que funciona sobre o rio Ijuí, ligando o município de Roque Gonzales ao município de Pirapó, ou a sua equivalente, porém de maior porte, sobre o rio Uruguai, na mesma região, conectando o município de Porto Xavier, no Brasil, a San Javier, na província de Misiones, na Argentina.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «ferryboat». Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Infopédia 
  2. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 584.
  3. a b Portal da Língua Portuguesa – Dicionário de Estrangeirismos
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Balsas
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.