Corredor de ônibus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Corredor exclusivo de ônibus no bairro da Boa Vista, Recife, Pernambuco.

O corredor de ônibus (português brasileiro) ou faixa de bus (português europeu) ou corredor de transportes públicos é uma via, exclusiva ou não, dedicada à circulação de transportes públicos rodoviários, integrada em rodovia normal, geralmente urbana.

Pode ser simples, com a demarcação de uma faixa de rolamento à direita, ou ter vias segregadas. Há ainda os que ocupam faixas à esquerda das avenidas e possuem paradas de ônibus deste lado. A denominação de corredor de ônibus também é aplicada a via que recebe a maior parte do tráfego de ônibus numa região.

História[editar | editar código-fonte]

No final da década de 70, mesmo com a implantação da primeira linha de metrô em São Paulo, a infra-estrutura e os sistemas de transporte por ônibus sofreram deterioração por falta de investimentos públicos, acarretando em parte um incentivo ao transporte individual. O primeiro corredor de ônibus da cidade só viria a ser inaugurado em 1980[1]. No ano de 2002 foi lançado Plano Interligado, que teve como principal objetivo definir uma efetiva política de priorização do transporte coletivo paulistano.

Fotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=9017 Corredores - Fluidez para os ônibus e conforto para os usuários
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.