Saltar para o conteúdo

Faculdade de Dartmouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dartmouth College

Latim:Collegium Dartmuthense
Faculdade de Dartmouth
Logotipo da Dartmouth College
Lema Vox clamantis in deserto
("Voz do que clama no deserto")
Fundação 13 de dezembro de 1769
Tipo de instituição Privada
Localização Hanover,  Nova Hampshire,  Estados Unidos
Funcionários técnico-administrativos 2 938 (2018)
Presidente Sian Beilock
Docentes 943 (2018)
Total de estudantes 6 746 (2023)
Campus Urbano,
31 869 acre(s)s (130 km2)
Cores
  verde
  branco
Mascote Big Green
Afiliações Ivy League
Página oficial dartmouth.edu

A Faculdade de Dartmouth (Dartmouth College, em inglês) é uma universidade privada estadunidense fundada em 1769, localizada na região Nordeste dos Estados Unidos, na cidade de Hanover, no estado de Nova Hampshire.

Com admissões de graduação altamente seletivas, a faculdade pertence à coligação esportiva denominada Ivy League, um grupo que une oito instituições de ensino superior dos Estados Unidos (Cornell, Brown, Columbia, Dartmouth, Harvard, Princeton, Yale e Universidade da Pensilvânia). A Ivy League foi criada originalmente para denominar as ligas esportivas das universidades da Costa Leste, em especial a liga de futebol. Porém, com o passar dos anos, a expressão Ivy League passou a ser sinônimo de qualidade acadêmica no país, que têm em comum conotações acadêmicas de excelência, assim como de elitismo, devido à sua antiguidade e admissão seletiva. Apesar de ser a universidade integrante da Ivy League com o menor número de estudantes, Dartmouth College vem atraindo um número maior de brasileiros a cada ano.

A Faculdade de Dartmouth é considerada atualmente a instituição de ensino superior norte-americana que operou ininterruptamente por mais tempo nos Estados Unidos,[1] e sua data de fundação remete a um período anterior à independência do país: janeiro de 1769.[2] Seu fundador foi o reverendo Eleazar Wheelock, que tinha ambições de transformar a escola em uma fonte de educação para a juventude indígena,[3] assim como para jovens da Nova Inglaterra. Os primeiros prédios do colégio foram construídos no que hoje seria a pequena cidade de Hanover, no estado americano de Nova Hampshire.

No ano de 2010, o jornal norte-americano U.S News & World Report classificou a Faculdade de Dartmouth como a melhor instituição de graduação dos Estados Unidos, na frente das rivais Yale, Princeton, Harvard, Stanford, Columbia, Cornell, UPenn, e Brown.[4]

Em sua história, a universidade produziu muitos ex-alunos proeminentes, incluindo 170 membros do Senado dos Estados Unidos e da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, 24 governadores estaduais, 10 ex-alunos bilionários, 10 secretários de gabinetes presidenciais, 3 ganhadores do Prêmio Nobel, 2 Juízes Associados da Suprema Corte e um Vice-presidente. Outros ex-alunos notáveis incluem 79 Rhodes Scholars, 26 bolsistas Marshall, e 13 vencedores do Prêmio Pulitzer, bem como numerosos bolsistas MacArthur Genius, Fulbright Scholars, Schwarzman Scholars, Knight-Hennesy Scholars, Goldwater Scholars, e Truman Scholars. Os ex-alunos de Dartmouth também incluem muitos CEOs e fundadores de corporações da Fortune 500, diplomatas de alto nível, estudiosos da academia, figuras literárias e midiáticas, atletas profissionais e medalhistas olímpicos.

Dentre alguns de seus célebres ex-alunos, se encontram o cartunista Dr. Seuss, o poeta norte-americano Robert Frost, a atriz Meryl Streep, a comediante Rachel Dracht do programa Saturday Night Live, e o ex-Secretário do Tesouro Timothy F. Geithner, entre outros.

Algumas referências da faculdade na cultura popular americana incluem a personagem Isabella Marie Swan da saga The Twilight Saga, que supostamente teria sido aceita na universidade, a personagem Meredith Grey, protagonista da série Grey's Anatomy, que teria estudado na famosa Escola Médica de Dartmouth, o personagem Michael Corleone da trilogia The Godfather, outro ex-aluno fictício, e o filme norte-americano Animal House. A instituição também é mencionada frequentemente na série televisiva Gossip Girl em momentos em que o personagem Nate Archibald afirmar sua relutância em ingressar na mesma universidade que o pai frequentou. Como também a personagem Ariel DuBois da série Medium.[5]

Referências

  1. "Dartmouth College, an architectural tour", by Scott Meacham. Princeton Architectural Press
  2. «Dartmouth | Dartmouth». home.dartmouth.edu (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  3. Hoefnagel, Dick; Virginia L. Close (November 1999). "Eleazar Wheelock's Two Schools". Dartmouth College Library Bulletin. http://www.dartmouth.edu/~library/Library_Bulletin/Nov1999/Hoefnagel_Close.html. Retrieved 2008-08-23.
  4. «Dartmouth #1 in first U.S. News ranking of 'Best Undergraduate Teaching'». Consultado em 5 de agosto de 2010. Arquivado do original em 24 de julho de 2010 
  5. «Famous Pop-Culture Dartmouth references». College Confidential Forums (em inglês). 7 de fevereiro de 2005. Consultado em 29 de abril de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.