Alan Bean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alan Bean

Astronauta da NASA
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Nascimento 15 de março de 1932 (84 anos)
Wheeler, Estados Unidos
Missões Apollo 12, Skylab III
Insígnia da missão Apollo 12 insignia.png Skylab2-Patch.png
Aposentadoria 1981

Alan LaVern Bean (Wheeler, 15 de março de 1932) é um ex-astronauta norte-americano, integrante da missão Apollo 12 e o quarto homem a pisar na Lua.

Nascido no Texas, doutor em ciências e ex-piloto de caças, foi selecionado em 1963 para o grupo de astronautas da NASA e em seu primeiro vôo espacial, seis anos depois, assumiu o posto de piloto do Módulo Lunar Intrepid na missão Apollo 12, a segunda a pousar na Lua, na área chamada de Oceano das Tormentas, em 19 de novembro de 1969.[1]

De julho a setembro de 1973 ele comandou a missão Skylab 3, a segunda equipe do laboratório espacial Skylab, junto com os astronautas Jack Lousma e Owen Garriott, passando um total de treze horas trabalhando fora da nave, durante a missão de 59 dias em órbita.

Em 1981, depois de quase vinte anos na NASA, Bean encerrou sua carreira e tornou-se pintor, ficando rico com seus quadros, que mostram, segundo ele, imagens nunca vistas pessoalmente por outros artistas, baseadas em tudo que pode ver e sentir durante seus anos de astronauta e suas experiências na Lua e no espaço.

Em setembro de 2016, aos 84 anos, ele inaugurou uma estátua criada em sua homenagem em sua cidade natal, em frente ao Wheeler Historical Museum.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bio». NASA. Consultado em 17 September 2016  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «Hometown salutes retired astronaut Alan Bean with statue». Statesman. Consultado em 17 September 2016  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]