Apollo 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apollo 10
Informações da missão
Operadora NASA
Foguete Saturno V SA-505
Espaçonave Apollo CSM-106
Apollo LM-4
Módulo de comando Charlie Brown
Módulo lunar Snoopy
Astronautas Thomas Stafford
John Young
Eugene Cernan
Base de lançamento Plataforma 39B, Centro
Espacial John F. Kennedy
Lançamento 18 de maio de 1969
16h49min00s UTC
Cabo Kennedy, Flórida,
 Estados Unidos
Amerrissagem 26 de maio de 1969
16h52min23s UTC
Oceano Pacífico
Órbitas 31 (lunares)
Duração 8 dias, 3 minutos,
23 segundos
Imagem da tripulação
Cernan, Stafford e Young
Cernan, Stafford e Young
Navegação
Apollo 9
Apollo 11

Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua, onde testou o Módulo Lunar em órbita do satélite, chegando a sobrevoar a superfície a 15 km de altura, numa preparação para o voo da Apollo 11, a missão seguinte, que pousaria na Lua pela primeira vez dois meses depois.

Apesar de ter uma menor importância histórica quando comparada às missões seguintes, a Apollo 10 foi uma missão fundamental para o Programa, pois deu segurança aos astronautas, cientistas, técnicos e aos diretores da NASA sobre o equipamento desenvolvido e utilizado, permitindo uma maior tranquilidade quanto ao sucesso do objetivo final, a exploração da Lua.

De seus três tripulantes, Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan, dois deles, Young e Cernan, comandariam missões posteriores que pousariam na Lua, as Apollo 16 e 17. Stafford foi o comandante americano da missão conjunta Apollo–Soyuz.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Posição Astronauta[1]
Comandante Thomas P. Stafford
Piloto do Módulo de Comando John W. Young
Piloto do Módulo Lunar Eugene A. Cernan

Reserva[editar | editar código-fonte]

Posição Astronauta[1]
Comandante L. Gordon Cooper Jr.
Piloto do Módulo de Comando Donn F. Eisele
Piloto do Módulo Lunar Edgar D. Mitchell

Missão[editar | editar código-fonte]

O módulo lunar Snoopy subindo da Lua, fotografado do Charlie Brown.

Ao contrário da missão anterior para a Lua, a Apollo 8, esta missão carregava um Módulo Lunar completamente funcional ("Snoopy"). A missão testou os motores do ML em procedimentos de descida e subida, sem no entanto pousar no solo lunar, realizando os mesmos procedimentos, tanto no espaço quanto no controle da missão em Terra, que seriam utilizados na missão seguinte, tendo como única diferença os 15 km que separaram a Apollo 10 de uma alunissagem bem sucedida.

Durante seus testes lunares, a espaçonave sobrevoou o Mar da Tranquilidade, local de pouso da Apollo 11 na missão seguinte. No retorno à Terra, em 26 de maio de 1969, quebrou o recorde de velocidade no espaço por uma nave tripulada, mantido até hoje, ao atingir os 39 897 km/h, segundo o livro Guiness Book of Records.[2] A missão também conseguiu outro feito, ao ser a primeira a ser transmitida para o mundo todo em cores e ao vivo.

Insígnia[editar | editar código-fonte]

O emblema em forma de escudo da missão, mostra um grande numeral romano tridimensional, apoiado na superfície lunar. Apesar da missão não ter pousado na Lua, a proeminência do número mostra a importância fundamental que teve para o Programa Apollo. Um módulo de comando trespassa o número enquanto um módulo lunar ascende até ele vindo da superfície da Lua, com a Terra sendo vista no fundo.

Apesar de não fazer parte da insígnia oficial, devido a seus nomes serem usados apenas como sinais de chamada do MC e do ML, os personagens da série de quadrinhos Peanuts, Charlie Brown e Snoopy, foram tidos como mascotes semi-oficiais do voo e da tripulação.[3] O próprio criador da série,Charles Schulz, fez algum material de desenho para a NASA relacionado com a missão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Apollo 10

Referências

  1. a b «Apollo 10». NASA. 8 de julho de 2009. Consultado em 26 de março de 2019 
  2. «Apollo 10». Absolute Astronomy. Consultado em 23 de março de 2012 
  3. KSC NASA