SA-4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Insígnia do Projeto Apollo

SA-4 foi o quarto lançamento do Saturno I e o último da fase de testes de primeiro estágio (S-I) para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA).
Lançado do Cabo Canaveral em 28 de março de 1963, o vôo teve duração de 15 minutos.
Como nos vôos anteriores SA-1, SA-2 e SA-3, a missão do SA-4 era testar a integridade estrutural do foguete, desta vez, com uma simulação de falha no motor durante o vôo. Um motor do SA-4 estava programado para desligar 100 segundos após o lançamento, e o seu sistema deveria redistribuir o combustível entre os motores. De forma a manter a queima por mais tempo e compensar a perda de aceleração. O SA-4 voou com um segundo estágio artificial do projeto aerodinâmico do segundo estágio real e com a antena projetada para o bloco II do foguete. Para testar os retrofoguetes, que seriam usados para a separação de estágios em missões posteriores, o foguete alcançou uma altura máxima de 129 quilômetros e acionou os retrofoguetes. A missão foi um sucesso em todas as etapas.

Parte do "Projeto Apollo" da NASA que ocorreu entre 1961 e 1972, em plena corrida pela conquista da Lua.

Ver também[editar | editar código-fonte]