SA-4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SA-4
Saturn-Apollo 4 launches from KSC (MSFC-6413722).jpg
Informações da missão
Operadora NASA
Foguete Saturno I SA-4
Base de lançamento Complexo 34,
Estação da Força Aérea
de Cabo Canaveral
Lançamento 28 de março de 1963
20h11min55s UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
 Estados Unidos
Término 28 de março de 1963
20h26min55s UTC
Duração 15 minutos
Altitude orbital 129 quilômetros
Navegação
SA-3
QTV

SA-4 foi o quarto lançamento do Saturno I e o último da fase de testes de primeiro estágio (S-I) para o Programa Apollo da NASA. Lançado do Cabo Canaveral em 28 de março de 1963, o voo teve duração de 15 minutos. A missão foi um sucesso em todas as etapas.

Como nos voos anteriores SA-1, SA-2 e SA-3, a missão do SA-4 era testar a integridade estrutural do foguete, desta vez, com uma simulação de falha no motor durante o voo. Um motor do SA-4 estava programado para desligar 100 segundos após o lançamento, e o seu sistema deveria redistribuir o combustível entre os motores. De forma a manter a queima por mais tempo e compensar a perda de aceleração. O SA-4 voou com um segundo estágio artificial do projeto aerodinâmico do segundo estágio real e com a antena projetada para o bloco II do foguete.

Para testar os retrofoguetes, que seriam usados para a separação de estágios em missões posteriores, o foguete alcançou uma altura máxima de 129 quilômetros e acionou os retrofoguetes.