Retrofoguetes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Retrofoguetes
Informação geral
Origem Salvador, Bahia
País  Brasil
Gênero(s) Rock
Surf rock
Rockabilly
Polka
Spy music
Frevo
Período em atividade 2002 - atualmente
Integrantes
Julio Moreno (Guitarra) 2012 - Atualmente
Morotó Slim (Guitarra) 2002 - 2012 ; 2013 - Atualmente
Rex (Bateria) 2002 - Atualmente
Ex-integrantes CH Straatmann (Baixo) 2002 à 2013

Joe (Baixo) 2002

Página oficial Rtrofoguetes no MySpace

Retrofoguetes é uma banda instrumental brasileira formada por Rex (bateria), Julio Moreno (guitarra), Andre T (teclados) e Fábio Rocha (baixo).

Nascidos nos primeiros anos da década de 70, os integrantes do Retrofoguetes cresceram mergulhados no universo pop dos quadrinhos, desenhos animados, cinema e seriados de tv. O que eles não sabiam é que tudo isso, juntamente com uma bagagem musical que inclui surf music, música circense, latin jazz, cocktail lounge, spy jazz, tango, swing jazz, polka e rockabilly, seriam os ingredientes que eles misturariam 30 anos depois nos temas instrumentais do grupo.

Com participações em festivais por todo o país, o trio criado em 2002 é reconhecido como uma das mais conceituadas bandas instrumentais independentes do Brasil. O CD de estréia, Ativar Retrofoguetes! (2003, Monstro Discos), recebeu em 2004 a indicação ao Prêmio Claro de Música na categoria Melhor Disco de Música Instrumental. Em 2008, os Retrofoguetes tiveram a música "Asteróide Fantasma" incluída na trilha do comercial da Unimed intitulado "War - Smoke Kills More". A peça publicitária foi produzida pela agência F/Nazca S&S, uma das mais respeitadas do país e o comercial, recordista brasileiro em indicações, foi premiado com um Leão de Bronze e um Urso de Prata no Festival de Cannes.

O segundo CD, Chachachá (2009, Indústrias Karzov - Independente) traz um trabalho mais amadurecido. O CD foi lançado oficialmente no palco principal do Teatro Castro Alves (Salvador/BA), em um show memorável e inédito, sendo os Retrofoguetes a primeira banda de rock a lançar um trabalho no teatro mais importante da Bahia. O primeiro single do disco, "Maldito Mambo!", valeu a premiação de melhor arranjo no Festival de Música da Rádio Educadora 2008 (Bahia-Brasil). Chachachá rendeu indicações para o Vídeo Music Brasil - VMB 2009 e citações em revistas especializadas, como Bravo! e Rolling Stone, esta última elegendo o CD entre os 25 melhores discos nacionais de 2009.

Após sete anos, em Agosto de 2016, lançou Enigmascope Vol.1 , homenageando os filmes de espionagem.[1]

Todos os temas desse disco foram compostos e executados pelos Retrofoguetes: Julio Moreno/guitarra, sitar elétrico e violões; Morotó Slim/guitarra; Fábio Rocha/baixo elétrico e violões e Rex/bateria. Produzido por André T. Gravado, mixado e masterizado por André T, no Estúdio T, em Salvador/BA.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Protótipo de Demonstração 1 (Demo, indie, 2002)// Ativar Retrofoguetes! (Monstro Discos, 2003)// O maravilhoso Natal dos Retrofoguetes (Monstro Discos, compact, 2004)// Chachachá (Indústrias Karzov, 2009)// Enigmascope Vol.1 {Industrias Karzov, 2016 )//

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

SurfRock (Deckdisc, 2002)// Ainda Somos Inúteis, Um Tributo ao Ultraje (Monstro Discos, 2003)// Reverb Brazil, Uma Coleção de Bandas de Surfe (Obra Discos/Alvo/Reverb Brasil, 2003)// Monstro Hits (Monstro Discos, 2004)// Abril Pro Rock (Abril Pro Rock, 2005/2009)// Trilhas Urbanas Vol.1, Antologia Musical da Cidade de Salvador (Fundação Gregório de Mattos, 2007)// Brazilian Surf A-Go-Go, The Attack Of The Tiki Waves Vol.1 (Groovie Records, Portugal, 2007)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Indie Destaque 2004 - Prêmio “Melhor Banda”
  • Prêmio Claro de Música 2004 - indicação na categoria “Melhor Disco de Música Instrumental”
  • Troféu Dodô & Osmar 2008 - Prêmio “Melhor Instrumentista” para Morotó Slim
  • Leão de Bronze - Cannes 2008[2]
  • Urso de Prata - Cannes 2008 - Trilha do Filme Publicitário “War – Smoke Kills More” pela F/Nazca S&S[2]
  • Festival Educadora FM 2008 - Prêmio “Melhor Arranjo” para “Maldito Mambo!”
  • Vídeo Music Brasil, VMB 2009 - Indicação na categoria “Melhor Banda Instrumental”
  • PIB – Produto Instrumental Bruto, 2009 – Prêmio “Melhor Show”

Retrofolia[editar | editar código-fonte]

O Retrofoguetes mantém um projeto paralelo chamado Retrofolia, no qual executa clássicos de carnaval, a exemplo de frevos elétricos e marchinhas[3].

Referências

  1. Juca Guimarães (30 de agosto de 2016). «Retrofoguetes lança álbum para homenagear filmes de espionagem». R7. Consultado em 13 de dezembro de 2017 
  2. a b catracalivre.com.br (16 de dezembro de 2013). «"InsPire Music" realiza edição especial com show do Retrofoguetes». Consultado em 13 de dezembro de 2017 
  3. Retrofoguetes prepara mais uma edição do Retrofolia http://atarde.uol.com.br/carnaval/noticias/1837755-retrofoguetes-prepara-mais-uma-edicao-do-retrofolia Acessado em 04 de março de 2018

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.