Apollo 6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Apollo program insignia.png
Lançamento da Apollo 6 filmada do alto da torre de lançamento

Apollo 6 foi um voo de teste não tripulado em missão para o Projeto Apollo da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, realizado em 4 de abril de 1968.

A Apollo 6 foi lançada em órbita pelo foguete Saturno V (AS-502) do Cabo Canaveral (EUA), e o voo teve duração de 9 horas e 57 minutos.

A missão Apollo 6 testou a propulsão do Saturno V, separação de estágios, as condições térmicas, desempenho dos sistemas de controle, emergência, orientação e elétrico. Os três estágios do Saturno V apresentaram problemas, prejudicando outro objetivo da missão que era testar o Módulo de Serviço (CM-020) na reentrada. O motor do Módulo de Serviço precisou ser usado para que a missão conseguisse completar parte de seus objetivos e não sobrou combustível suficiente para uma boa reentrada, ainda assim a cápsula conseguiu ser recuperada.

As imagens do lançamento da Apollo 6, obtidas do alto da torre de lançamento, são frequentemente usadas em documentários. A missão conseguiu também uma boa série fotográfica da África e do oceano Atlântico.

A cápsula recuperada da missão Apollo 6 está em exposição no Centro da Ciência Fernbank, em Atlanta.

Ver também[editar | editar código-fonte]