Portal:Texas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Texas

Flag of Texas.svg

O Texas é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. Possui como limites o estado de Oklahoma ao norte, New Mexico ao oeste, Arkansas ao nordeste, Louisiana ao leste e o país México ao Sul. O apelido do Texas é Lone Star State, por causa da estrela solitária na bandeira. A palavra Texas deriva de Tejas, uma palavra indígena que significa "amigos".

O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos e o maior entre os 48 dos Estados Unidos continental. Com seus 696 241 km², é maior do que a Alemanha e a Polónia juntas. O Texas também é o segundo estado mais populoso do país; com aproximadamente 22 milhões de habitantes e com uma população crescendo rapidamente devido à imigração, possui mais habitantes do que qualquer outro estado norte-americano com exceção da Califórnia. (leia mais...)

Mostrar outros destaques

Artigo em destaque

Sam Houston at San Jacinto.jpg

A Revolução do Texas ou Guerra de Independência do Texas foi um confronto militar entre o México e colonos na porção texana do estado mexicano de Coahuila y Tejas. A guerra ocorreu de 2 de outubro de 1835 a 21 de abril de 1836, embora as hostilidades no mar tenham se prolongando até 1840.

Descontentes com a política cada vez mais centralizadora do presidente Antonio López de Santa Anna, vários estados mexicanos se revoltaram. No Texas, os colonos de língua inglesa (chamados de texians) iniciaram uma pequena revolta que culminou com a batalha de Gonzales, marco inicial da revolução. A vitória dos texanos neste primeiro combate teve importante significado político, motivando outros insurgentes da região na criação do Exército Texano.

Após os sucessos iniciais dos revoltosos em La Bahía e no cerco de Béxar, os texanos se depararam com uma esmagadora ofensiva mexicana nas mesmas posições, alguns meses depois, comandada pessoalmente pelo presidente Antonio López. Mas o êxito do exército mexicano foi interrompido por uma inesperada derrota na decisiva batalha de San Jacinto, na qual, em apenas 18 minutos, o Exército Texano liderado pelo General Sam Houston venceu os mexicanos e capturou Antonio López. (leia mais...)

Biografia em destaque

George-W-Bush.jpeg

George Walker Bush (pronúncia inglesa: /ˈdʒɔrdʒ ˈwɔːkər ˈbʊʃ/ Ltspkr.png ouça) (New Haven, 6 de julho de 1946) é um político estadunidense, tendo sido o 43º presidente dos Estados Unidos, de 2001 a 2009 e o 46º governador do Texas, de 1995 a 2000.

George é o filho mais velho de George H. W. Bush (o 41º presidente) e Barbara Bush, fazendo-o um dos apenas dois presidentes norte-americanos a serem filhos de um presidente anterior. Após graduar-se pela Universidade Yale em 1968, e a Harvard Business School em 1975, Bush trabalhou na empresa de petróleo de sua família. Casou-se com Laura Welch em 1977 e, sem sucesso, candidatou-se para a Câmara dos Representantes logo em seguida. Ele depois co-possuiu o time de beisebol Texas Rangers, após derrotar Ann Richards nas eleições governamentais do Texas de 1994. Em uma eleição fechada e controversa, Bush foi eleito Presidente em 2000 como o candidato republicano, recebendo uma maioridade dos votos eleitorais, porém perdeu nos votos populares para o então-Vice Presidente Al Gore. (leia mais...)

Notícias

Imagem em destaque

Você sabia?

Categorias

Tópicos

Portais relacionados

WikiProjetos

Coisas a fazer

Wikimedia

Texas no Wikinotícias     Texas no Wikiquote     Texas no Wikilivros     Texas no Wikisource     Texas no Wikcionário     Texas na Wikiversidade     Texas no Wikivoyage     Texas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TexasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TexasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TexasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TexasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TexasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TexasCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor