Portal:Texas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Portal do Texas


Flag of Texas.svg

O Texas é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. Possui como limites o estado de Oklahoma ao norte, New Mexico ao oeste, Arkansas ao nordeste, Louisiana ao leste e o país México ao Sul. O apelido do Texas é Lone Star State, por causa da estrela solitária na bandeira. A palavra Texas deriva de Tejas, uma palavra indígena que significa "amigos".

O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos e o maior entre os 48 dos Estados Unidos continental. Com seus 696 241 km², é maior do que a Alemanha e a Polónia juntas. O Texas também é o segundo estado mais populoso do país; com aproximadamente 22 milhões de habitantes e com uma população crescendo rapidamente devido à imigração, possui mais habitantes do que qualquer outro estado norte-americano com exceção da Califórnia. (leia mais...)

Artigo em destaque


Montage Houston.jpg

Houston (pronúncia /ˈhjuːstən/) é a quarta maior cidade dos Estados Unidos da América e a maior cidade do estado do Texas. De acordo com as estimativas do censo de 2009, a cidade tem uma população de 2,2 milhões de habitantes, dentro de uma área de 1.600 km². Houston é a sede do condado de Harris e o centro econômico da área metropolitana da Grande Houston — a sexta maior do país, com uma população de cerca de 5 milhões de pessoas.

Houston foi fundada em 30 de agosto de 1836 pelos irmãos Augustus Chapman Allen e John Kirby Allen junto à baía de Búfalo. A cidade foi incorporada em 5 de junho de 1837, tendo recebido o nome do então presidente da República do Texas, General Sam Houston, que comandou a Batalha de San Jacinto, que ocorreu a 40 quilômetros a leste de onde a cidade foi estabelecida. A crescente atividade portuária e a indústria ferroviária, combinadas à descoberta do petróleo em 1901, induziram ao rápido aumento da população da cidade. Na metade do século XX, Houston passou a comportar o Texas Medical Center — o maior aglomerado de instituições médicas e de pesquisa do mundo — e o Lyndon B. Johnson Space Center da NASA, onde está o Centro de Controle de Missões. (leia mais...)

Biografia em destaque


37 Lyndon Johnson 3x4.jpg

Lyndon Baines Johnson (Stonewall, 27 de agosto de 1908Stonewall, 22 de janeiro de 1973) foi o trigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, de 1963 a 1969.

Johnson era vice-presidente de John Kennedy, e assumiu o cargo de presidente com o assassinato do mesmo. Foi em seu governo que os EUA entram totalmente na Guerra do Vietnã. Ele completou o mandato de Kennedy e foi eleito presidente em uma vitória na eleição presidencial de 1964.

Johnson era um grande líder do Partido Democrata dos Estados Unidos e como presidente foi responsável pela criação da lei da "Grande Sociedade", programa que incluia os direitos civis, sistema de saúde pública, conhecido nos EUA por Medicare, assistencia à educação e a "Guerra contra a Pobreza". Simultaneamente, ele envolveu o país na Guerra do Vietnã, começando com 16 mil soldados norte-americanos em 1963 e passando a 500 mil no começo de 1968. (leia mais...)

Portais relacionados

Wikimedia


Texas no Wikinotícias     Texas no Wikiquote     Texas no Wikilivros     Texas no Wikisource     Texas no Wikcionário     Texas na Wikiversidade     Texas no Wikivoyage     Texas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TexasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TexasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TexasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TexasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TexasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TexasCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor