Portal:Texas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Texas

Flag of Texas.svg

O Texas é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. Possui como limites o estado de Oklahoma ao norte, New Mexico ao oeste, Arkansas ao nordeste, Louisiana ao leste e o país México ao Sul. O apelido do Texas é Lone Star State, por causa da estrela solitária na bandeira. A palavra Texas deriva de Tejas, uma palavra indígena que significa "amigos".

O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos e o maior entre os 48 dos Estados Unidos continental. Com seus 696 241 km², é maior do que a Alemanha e a Polónia juntas. O Texas também é o segundo estado mais populoso do país; com aproximadamente 22 milhões de habitantes e com uma população crescendo rapidamente devido à imigração, possui mais habitantes do que qualquer outro estado norte-americano com exceção da Califórnia. (leia mais...)

Mostrar outros destaques

Artigo em destaque

Nueces River at Cotulla, TX IMG 0452.JPG

A batalha de Lipantitlán foi um enfrentamento entre o Exército Mexicano e insurgentes texanos, como parte da Revolução do Texas, ocorrido em 4 de novembro de 1835. O combate aconteceu na margem leste do Rio Nueces a três milhas da localidade de San Patricio, no atual estado do Texas, e em frente ao Forte Lipatintlán, que deu nome à batalha.

Após a vitória texana na Batalha de Goliad, restaram no Texas apenas duas guarnições mexicanas: Forte Lipantitlán, perto de San Patricio, e Misión Alamo, em San Antonio de Béxar. O comandante texano Philip Dimmitt temia que Lipantitlán pudesse ser usada como base para o exército mexicano retomar Goliad e, por isso, ordenou ao capitão Ira Westover que capturasse o forte.

Do lado mexicano, o comandante do Forte Lipantitlán, Nicolás Rodríguez, foi ordenado a assediar as tropas texanas em Goliad. Ele reuniu a maior parte de seus homens e partiu. As tropas inimigas não se cruzaram neste primeiro momento e os insurgentes chegaram antes a seu destino, San Patricio. Em 3 de novembro, um homem local convenceu a guarnição mexicana a se render, e no dia seguinte os texanos desmantelaram o forte. (leia mais...)

Biografia em destaque

Notícias

Imagem em destaque

Você sabia?

Categorias

Tópicos

Portais relacionados

WikiProjetos

Coisas a fazer

Wikimedia

Texas no Wikinotícias     Texas no Wikiquote     Texas no Wikilivros     Texas no Wikisource     Texas no Wikcionário     Texas na Wikiversidade     Texas no Wikivoyage     Texas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TexasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TexasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TexasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TexasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TexasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TexasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TexasCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor