Gravity Falls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Gravity Falls
Gravity Falls (PT)
Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 21–24 minutos (episódios)
29 minutos ("Um Conto de Dois Stans ")
1 hora ("Estranhagedon 3: Recuperar Gravity Falls)
Criador(es) Alex Hirsch
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Josh Aoshima
Aaron Springer
Joe Pitt
Produtor(es) Tobias Conan Trost
Rob Renzetti
Elenco Jason Ritter
Kristen Schaal
Alex Hirsch
Linda Cardellini
Tema de abertura "Made Me Realize" por Brad Breeck
Tema de encerramento Créditos Finais
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Disney Channel

Estados Unidos Disney XD

Formato de exibição 720p (HDTV)
Transmissão original Estados Unidos 15 de junho de 2012 - 15 de fevereiro de 2016

Brasil 30 de setembro de 2012 - 28 de maio de 2016 Portugal 7 de junho de 2013 - 1 de junho de 2016

N.º de temporadas 2
N.º de episódios 40 + 1 Especial de TV (lista de episódios)
Cronologia
Último
PrankStars
Jessie
Próximo

Gravity Falls (Gravity Falls: Um Verão de Mistérios ou apenas Gravity Falls) é uma série estadunidense criada por Alex Hirsch (roteirista de As Trapalhadas de Flapjack e Adolepeixes[1]). Na noite 15 de junho de 2012, houve uma prévia da série logo depois da estreia do filme Let It Shine e no dia 29 de junho de 2012 a série estreou oficialmente no Disney Channel dos EUA[2]. A série teve uma "espiadinha" no dia 30 de setembro de 2012 no Disney Channel Brasil e estreou oficialmente em 6 de outubro de 2012.[3] A série estreou no dia 7 de junho de 2013 no Disney Channel Portugal.[4] Também foi exibida pela Rede Globo de 10 de maio a 13 de setembro de 2014. Em 19 de julho de 2013 foi renovada para uma segunda temporada, que estreou no Disney Channel Brasil em 5 de outubro, às 17h, e no Disney Channel dos EUA em 1 de agosto de 2014. . No Disney Channel dos EUA o último episódio da série foi exibido em 15 de fevereiro de 2016 e no Disney Channel Brasil foi exibido em 28 de maio de 2016. No dia 23 de junho de 2016 a série estreou no Disney XD Brasil.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Durante suas férias de verão, os gêmeos de 12 anos Dipper Pines e Mabel Pines são mandados para a cidade de Gravity Falls, Oregon para viver com seu Tio Avô Stan Pines (mas chamado de apenas "Tivô" Stan), que é dono de uma armadilha para turistas chamada Cabana do Mistério. As coisas não são o que parecem nessa cidadezinha, e com ajuda de um diário misterioso que Dipper acha na floresta, eles começam a desvendar os mistérios locais. Com participações de Wendy Corduroy, caixa na Cabana do Mistério e a paixão de Dipper; Soos Ramirez, amigo de Dipper e Mabel e trabalha para Tio Stan; além de uma variedade de outros personagens; Dipper e Mabel sempre tem um dia intrigante pela frente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal

  • Dipper Pines (Jason Ritter) – O irmão gêmeo de 12 anos de Mabel Pines. Inteligente e convencional, armado com o Diário nº 3 que ele descobriu e o ajuda com o mistério do dia. Dipper Pines não pode esperar para ser um homem. Um aventureiro nato no coração, Dipper não consegue ficar parado e está sempre procurando o próximo enigma para resolver. Sua escrupulosa atenção a detalhes vem a calhar quando ele está em busca de resolver o mistério do dia, mas às vezes o excesso de zelo deixa os outros questionando a sua credibilidade. Ele é sábio além de seus anos, e sua recusa em ficar quieto quando há quebra-cabeças para serem resolvidos o deixam impaciente em situações cotidianas. É constatado em vários episódios que Dipper tem uma queda por Wendy. Mesmo quando ele se declara e ela o rejeita, a queda continuou, mas Dipper chegou a resolução de que passar por isso o fez uma pessoa melhor. (40 episódios)
  • Mabel Pines (Kristen Schaal) – A irmã gêmea de 12 anos de Dipper Pines. Baseado no cartão postal que enviou a seus pais, ela parece ser uma menina normal. Mabel Pines é uma otimista alegre e enérgica, que ignora a vida com um sorriso cheio de suspensórios e uma variedade de extremamente coloridas blusas de malha. É a sua personalidade extrovertida e curiosidade destemido que vêm a calhar quando as necessidades de Dipper a ajudar a resolver um mistério, mesmo se ela nem sempre é consciente disso. Mabel vive em um mundo de romances pré-adolescentes, e sua fixação em encontrar seu único amor verdadeiro ocasionalmente enfia ela em situações difíceis que em última instância necessitam de ajuda de seu irmão. Ainda assim, apesar da estranheza em Gravity Falls, Mabel é sempre um tipo de garota "copo meio cheio", Nasceu 15 minutos antes de Dipper e é um milímetro mais alta. (39 episódios + 1 sem falas)
  • Stanley Pines (Alex Hirsch) – o tio avô de Dipper e Mabel Pines. Ele corre e vive em A Cabana do Mistério que é o museu mais bizarro do mundo. Stan é um vendedor rude e miserável que conseguiu finalmente se estabelecer em uma cidade com bastante clientes incautos para vender suas bugigangas sem valor. Seu talento para o exibicionismo é estranhamente hipnotizante, e assim ele é capaz de ganhar dinheiro vendendo as bugigangas falsas em sua loja. Sua ética de trabalho é impulsionado principalmente pelo seu desejo de ganhar dinheiro, então quando ele não está gerando uma renda, ele é geralmente está em casa assistindo televisão, embora tenha por bastantes vezes falsificado e roubado dinheiro. Stan quase sempre usa um fex(chapéu) semelhante ao usado por Shriners e frequentemente fala dos "meninos do abrigo", que ele alega "desconfiança" dele. Mesmo que ele envia os gêmeos em missões imprevisíveis e ultrajante, ele tem sempre os seus melhores interesses no coração e ama incondicionalmente. Stan aparentemente não acredita no lado misterioso da cidade, mas secretamente ele é muito ligado a este lado, devido ao portal que ele tem escondido na cave/laboratório secreto da Cabana do Mistério, cuja entrada é a máquina de vendas da loja. No episódio "Nem Tudo é o que Parece", é descoberto que ele tem usado este portal para resgatar o seu misterioso irmão gémeo de seis dedos e autor dos diários. Até ao episódio "Um Conto de Dois Stans" é pensado que o nome de Stan é Stanford Pines, mas neste episódio é descoberto que o seu nome é Stanley Pines e que Stanford é, na realidade, o seu irmão. Stanley fingiu a sua morte quando o seu irmão ficou preso no outro lado do portal e ficou com a sua identidade para o seu cadastro ficar limpo. No episódio "Estranhagedon 3: Recuperar Gravity Falls" ele sacrifica sua mente para derrotar Bill mas no final ele recupera sua memória. (40 episódios)
  • Jesús "Soos" Alzamirano Ramirez (Alex Hirsch) – Um empregado faz-tudo de 22 anos da Cabana do Mistério. Ele é o melhor amigo de Dipper e Mabel Pines em Gravity Falls, frequentemente acompanhando ele na maioria das aventuras, já que Stan pouco se interage com seus sobrinhos-netos. Soos é um cara gordo e amável, as vezes um tanto aéreo e estúpido, por sua mentalidade infantil e ingênua ele muitas vezes cria problemas que constantemente o mete em perigo. Ele mora na casa de sua avó chamada Abuelita. No episódio "Estranhagedon 3: Recuperando Gravity Falls" ele vira o novo dono da "Cabana do Mistério" e sua namorada também começa a trabalhar lá e sua avó Abuelita passa a morar lá. (37 episódios)
  • Wendy Corduroy (Linda Cardellini) – Uma garota de 15 anos que trabalha por tempo integral na Cabana do Mistério. Normalmente enrola em seus trabalhos e inventa desculpas para sair deles. Durante os primeiros episódios ela foi a paixão de Dipper e Robbie, que muitas vezes disputaram para conquistar seu amor, mas ao final Wendy passou a odiar Robbie e passou a considerar Dipper apenas como um amigo na começo da segunda temporada. Ela é filha de Manly Dan e possui três irmãos caçulas. (31 episódios)
  • Waddles - O porco de estimação da Mabel. Mabel conseguiu ganhá-lo após acertar seu peso num jogo de um parque. Ele normalmente fica dentro da cabana mastigando papéis ou roupas, quase nunca é visto fora, para sua proteção. Ele pesa 8 quilos e possui um círculo rosa-escuro em seu olho direito. A princípio foi nomeado por Ginga, mas depois passou a ser chamado de Waddles. No final de "Estranhagedon 3: Recuperar Gravity Falls" ele volta com Dipper e Mabel para Califórnia.
  • Stanford Pines (J. K. Simmons) - Irmão de Stanley Pines, é o misterioso Autor dos Diários. Ele tem seis dedos em uma mão, e é um cientista muito bom. Anos atrás, ele decidiu estudar as propriedades sobrenaturais de Gravity Falls. Ele construiu uma cabana na floresta, onde era sua base para seus experimentos. Após estudar os mistérios de Gravity Falls, ele se perguntou de onde todas as coisas paranormais de Gravity Falls saíam. Ele fez um acordo com Bill Cipher, e permitiu que ele poderia ter acesso a seu corpo quando quiser, então Bill, ajudou Stanford construiu o Portal Universal, com ajuda de seu colega Fiddleford Hadron McGucket. Mas depois de terrível acidente que fez Fiddleford insano, Stanford descobriu a verdadeira natureza do Portal. A função do portal era criar uma brecha interdimensional entre Reino dos Pesadelos lar de Bill Cipher e outros demônios, e depois de ativado, Bill Cipher causaria a total destruição do universo, causando o Estranhagedon, um evento cataclísmico. Depois disso Stanford perdeu toda sua sanidade. Pediu para seu irmão Stanley Pines, esconder um de seus Diários, porque, quando combinados, os Diários mostram as instruções para manusear o Portal. Mas, os dois acabaram brigando e Stanley mandou Stanford para uma dimensão desconhecida, por meio do Portal Universal. Depois de 30 anos, Stanford retorna, deixando todos boquiabertos. Atualmente, vive no porão da Cabana do Mistério, fazendo suas pesquisas misteriosas. Mas, agora, se encontra transformado em uma estatueta de ouro, graças a Bill Cipher mas no episódio "Estranhagedon 3: Recuperar Gravity Falls" ele volta ao normal e no final ele e Stanley embarcam em uma aventura no mar com o barco que eles encontraram quando eram crianças. (2ª temporada; 7 episódios + 2 sem falas)

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Candy Chiu e Grenda (Niki Yang) e (Carl Faruolo) – As melhores amigas de Mabel. Assim como Mabel, elas não gostam de Pacifica e por isso tem rivalidade com ela. Candy é asiática e usa óculos, enquanto que Grenda é grande, bruta e tem uma voz bem grossa masculina.
  • Fiddleford Hadron "Velho" McGucket (Alex Hirsch) – O "maluco local" de Gravity Falls e o ex-ajudante do autor dos diários, Stanford Pines. Normalmente aparece nos momentos mais inoportunos pirando pelas ruas. Ele fundou a Sociedade do Olho Cego. (18 episódios + 2 sem falas)
  • Gideão "Gideãozinho" Gleeful (Thurop Van Orman) – Vilão da 1ª temporada. Um garoto médium e vigarista, rival do Tivô Stan. Ele fala com um sotaque sulista, veste roupas formais azuis e tem um grande topete branco que chega a ser quase do tamanho dele. Ele é apaixonado pela Mabel e odeia Dipper Pines considerando ele seu arqui-inimigo. Assim como Dipper ele guardava um livro secreto, o Diário Nº 2 que o ajudava em seu planos. Até o final da primeira temporada ele queria reunir os três diários para conseguir abrir o portal por trás dele, ele rouba a escritura da Cabana do Mistério, porém após uma batalha contra Dipper sua farsa foi revelada para os moradores e ele foi preso. Na 2ª Temporada ele reaparece ainda com o plano de controlar a população de Gravity Falls mas no final ele falha. Em "Estranhagedon Parte 1" ele se alia a Bill novamente junto com seus companheiros de cela sendo protetores da bolha onde Mabel esta presa mas no final Dipper mostra para ele que Mabel não o ama por ser egoista e então ele deixa Dipper entrar na bolha para resgatar Mabel. Em "Estranhagedon Parte 3" Bill o condena a dançar para toda a eternidade mas depois que todos foram humanizados novamente ele parou. No final ele prometeu parar com as maldades.(9 episódios + 1 sem falas)
  • Pacifica Elise Northwest (Jackie Buscarino) – Uma menina rica e mimada de 12 anos, a garota mais popular de Gravity Falls. Ela tem uma rivalidade com Mabel e suas amigas. A princípio sua família foi considerada a fundadora da cidade, porém foi descoberto em um episódio que seu ancestral era catador de fezes. A partir da segunda temporada passa a ser mais amigável com Mabel e Dipper. no episódio "Estranhagedon 3: Recuperar Gravity Falls" ela e sua família tiveram que vender a mansão por sua herança estar em ações de Estranheza após fazerem aliança com Bill.
  • Robert "Robbie" Stacy Valentino (T.J. Miller) – Um adolescente punk rock local. Ele foi o principal rival de Dipper pelas afeições do amor por Wendy durante a primeira temporada. Com o tempo Wendy passar a odiar Robbie e o esquece, mesmo Robbie implorando para conseguir reatar o namoro de volta.
  • Bill Cipher (Alex Hirsch) - Vilão da 2ª temporada e da série. É um demônio triangular, amarelo e ciclope vindo de uma dimensão paralela a 1 Milhão de Anos acreditando-se que ele é mais velho do que a Galaxya. Ele apareceu pela primeira vez no episódio "Tire o Monstro do Sonho" quando Gideão o invoca numa tentativa de roubar a escritura da Cabana do Mistério. Ele invadiu a mente do Tivô Stan, porém foi derrotado por Dipper que o impediu de roubar a senha. Desde então Bill passa a aparecer como um antagonista frequente na segunda temporada. Na maioria das vezes muitas imagens com sua figura (o triângulo e o olho) são vistas aparecendo em vários lugares de Gravity Falls. Nos últimos episódios da 2ª Temporada ele começa o Estranhagedon, transformando Gravity Falls em um caos total. Em "Estranhagedon Parte 3", ele tenta fazer com que Ford o diga como levar o Estranhagedon para todo o mundo, mas a Ford não o ajuda. Ele é, aparentemente destruído depois de ser enganado e vai na mente de Stan e apagado pelo "Apagador de Memórias", deixando para trás seu corpo petrificado. No entanto, suas últimas palavras distorcidas, quando tocadas ao contrário, revelam-se "A-X-O-L-O-T-L, chegou minha hora de queimar! Eu convoco o poder ancião para retornar!" Seu nome pode ser um trocadilho com as cifras Beale e uma referência para o Olho da Providência que aparece na nota de dólar. (7 episódios)
  • Sheriff Blubs e Oficial Durland (Kevin Michael Richardson e Keith Ferguson) – são os dois únicos policiais de Gravity Falls. Frequentemente andam juntos e parecem ter uma afeição muito grande um pelo outro, apesar de desconhecer se eles são um casal. Sheriff Blubs é baixinho, gordo, usa óculos escuros e é negro, enquanto Oficial Durland é magro, alto e tem o nariz rosado.
  • Toby Determinado (Gregg Turkington) – Um repórter falso e louco que trabalha em Gravity Falls. Ele tem uma queda por Shandra.
  • Lazy Susan Wentworth (Jennifer Coolidge) - Trabalha como garçonete no restaurante local. Ela é mostrada a amar consertar as coisas, apesar de não ser qualificada. Seu nome é um trocadilho com seu olho preguiçoso. Ela tem vários gatos, três dos quais são nomeados Donald, Sandy e Sr. Cara de Gato e Tivô Stan tinha uma queda por ela, e, eventualmente, trabalhado até a coragem de conquistá-la (com a ajuda de Mabel), porém mais tarde ele se arrependeu depois que ela o chamou repetidamente deixando mensagens de voz incomuns. Ela mostra-se desatenta no episódio "Summerween", quando ela categoricamente não conseguiu adivinhar o que Soos, Mabel e as amigas de Mabel estavam vestidos. Como revelado em "Um Conto de Dois Stans", seu olho constantemente fechado é devido ao fato de que ela acidentalmente tocou em algo no laboratório de Stanford no primeiro tour pela Cabana do Mistério. Em "Estranhagedon Parte 1", ela está entre os cidadãos que são capturados e petrificadas por asseclas de Bill. Ela é restaurada da sua humanidade no final da série.
  • Tambry (Jessica DiCicco) - Tambry é uma das amigas de Wendy. Ela tingiu o cabelo e raramente olha para cima de seu telefone, ou mensagens de texto ou atualizar seu status. A partir do episódio "O Anjo do Amor", ela está em um relacionamento com Robbie. Em "Estranhagedon Parte 1", ela está entre os cidadãos de Gravity Falls que são capturados e petrificadas por asseclas de Bill. Ela é mais tarde restaurada da sua humanidade no final das séries.
  • Lee e Nate (Michael Rianda e Scott Menville) - Amigos de Wendy. Os dois são geralmente vistos juntos. Lee tem cabelos loiros e veste uma camisa vermelha, enquanto Nate veste um boné e uma camisa preta. Ambos agem como adolescentes estereotipadas, sarcásticos, livres de cuidados. Em "Estranhagedon Parte 1", eles estão entre os cidadãos de Gravity Falls que são capturados e petrificadas por asseclas de Bill. Ambos são restaurados de sua humanidade no final dos série.
  • Thompson (Michael Rianda) - Thompson é um dos amigos de Wendy. Ele geralmente é visto a participação nos jogos os caras tocam, como colocar gelo em suas calças e tentar atirar um feijão de geleia em seu umbigo. Em "Estranhagedon Parte 1", ele está entre os cidadãos que são capturados e petrificadas por asseclas de Bill. Ele é restaurado junto com a população no final da série.
  • Blendin Blenjamin Blandin (Justin Roiland) - Blendin Blandin é um viajante do tempo do ano de 207̃012 que tem como missão acabar com paradoxos temporais. Após as ações dos gêmeos, inadvertidamente, lhe custou o emprego e pousou-o na prisão, ele jurou vingança sobre eles. Sugere-se que ele não será mais um vilão após o episódio "O Jogo de Blendin" quando Dipper e Mabel realmente ajudam a conseguir seu emprego de volta e lhe deram o cabelo bonito. Em "Dipper e Mabel vs. O Futuro", ele é possuído por Bill Cipher para que ele possa liberar a fenda dimensional. Em "Estranhagedon Parte 1", ao perceber sua posse, Blendin vai pedir a ajuda de seus companheiros de viagem de tempo, só que ao chegar lá e confrontar Bill, todos os seus companheiros de viagem no tempo são mortos junto com o Bebê do Tempo, sendo Blendin, o único sobrevivente.
  • Manly Dan (John DiMaggio) - O lenhador forte e pai de Wendy e três filhos. Manly Dan é instável e tem problemas de raiva graves, muitas vezes, puncionar ou destruição de objetos quando está com raiva, mas gosta de atividades ligação da família como a pesca no lago, Ele também tem uma boa amizade com Tyler Cutebiker. Em "Estranhagedon 2: Fuga da Realidade", ele está entre os cidadãos que são capturados e petrificadas por asseclas de Bill. Ele é restaurada da sua humanidade no final das série.
  • Abuelita (Matt Chapman) - É a avó maternal de Soos, que cuida dele como se fosse seu filho desde que ele era pequeno. Sempre que Soos sai de casa, ela lê o seu diário, é um de seus passa-tempos.
  • Os Gnomos (Alex Hirsch) - Vivem na Floresta de Gravity Falls. em Armadilha para Turistas capturam Mabel Pines para fazer dela sua rainha, porém Dipper salva sua irmã deles. Eles vomitam arco-íris e são extremamente fracos contra sopradores de folhas. Gnomos são criaturas pequenas lembrando humanos, que geralmente usam chapéus pontudos e têm barbas e narizes vermelhos, assim como dentes pontudos e afiados. Os gnomos conhecidos são Jeff o Líder do Grupo, Steve, Carson, Jason e Shmebulock.
  • Gompers, o Bode - Uma cabra que vive na floresta perto da Cabana do Mistério. Gompers frequentemente entra na Cabana sem ser convidado e sem aviso prévio. Ele já comeu tudo de latas do agregado familiar e também já tentou devorar o chapéu de Tivô Stan, sempre sem sucesso.
  • Tyler Cutebiker (Will Forte) - é o atual prefeito de Gravity Falls, Oregon e entusiasta local. Ele é mais conhecido por dizer, "Pega ele, pega ele!" várias vezes.
  • Bud Gleeful (Stephen Root) - Bud Gleeful é o pai de Gideão, que, apesar de sua natureza amigável, é um homem conhecido que apoia negócios questionáveis, como ato psíquico fraudulenta de seu filho e de seu próprio negócio do carro de má qualidade. Ele também é um ex-membro da Sociedade do Olho-Cego.
  • Bebê do Tempo (Dave Wittenberg)- O Bebê do Tempo é um gigante, de voz profunda, todo-poderoso com o controle total sobre o tempo e o espaço. Ele também é o governante do futuro a partir do ano 207̃012 e jogo de mestre para o jogo de torneio "Globnar." Suas origens são na sua maioria desconhecida, mas sabe-se que ele foi encontrado congelado em um iceberg, o que acabou derretido e libertá-lo sobre o mundo futuro. O Bebê do Tempo possui poderes tais como visão a laser, voo, onisciência e manipulação do tempo. Ele parece ter alguma ligação com Bill Cipher como evidenciado por pistas escondidas ao longo da série. Em "Estranhagedon Parte 1", ele é morto por Bill.

Personagens Menores[editar | editar código-fonte]

  • Mermando (Matt Chapman) - É um tritão de 12 anos que ficou preso na Piscina de Gravity Falls antes de Mabel fazer um plano para ajudá-lo a escapar.
  • Tad Estranho (Cecil Baldwin) - Mora em Gravity Falls, Oregon e, de acordo com Soos, é ironicamente a pessoa mais normal daquela cidade.
  • Cara da Pizza Grátis - O Cara da Pizza Grátis é um personagem de fundo em Gravity Falls. Ele geralmente é visto comendo pizza e se decepciona quando Stan quebra sua promessa de pizza grátis no episódio "Caçadores de Cabeça". Ele é mais reconhecível por sua camisa vermelha "Pizza Grátis".
  • Shandra Jimenez (Kari Wahlgren) - Shandra Jimenez é uma repórter em Gravity Falls e Toby Determinado tem uma paixão secreta por ela. Parece que ela leva seu trabalho a sério quando ela se refere a si mesma como "um repórter de verdade." (Episódio 3: Caçadores de Cabeças) Ela é a última dos cidadãos da Gravity Falls a ser petrificada por asseclas de Bill.
  • Tate McGucket (Alex Hirsch) - Tate McGucket trabalha de estoica no Lago de Gravity Falls e é filho de Velho McGucket. Seus olhos estão sempre escondido sob o chapéu.
  • .GIFfany/Giffany (Jessica DiCicco) - Sensível, A.I. e maliciosa, que está sob o disfarce de, um estudante de cabelo rosa inocente em um namoro jogo de simulador. Ela matou seu criador após seu "nascimento", depois que ele percebeu que o que ele criou foi algo mal. Ela é a personagem principal do simulador de namoro, "Academia do Romance 7", mas seu jogo foi devolvido à loja local do jogo de videogame várias vezes, presumivelmente, quando as pessoas descobriram que ela era perigosa. No entanto, Soos comprou seu jogo de vídeo e se apaixona por ela. Quando Dipper e Mabel tiram Soos de seu jogo, ela segue Soos ao shopping através de linhas de energia. No entanto, após Soos ter se encontrado com Melody, Giffany revela sua atitude controladora e ciumenta. No entanto, ela começa a perseguir Soos, seguindo-o pelo shopping. Ela ganha o controle dos corpos robóticos dos animatrônicos em uma pizzaria, onde ela tenta capturar Soos para ele descarregar seu cérebro em seu jogo, mas Soos usa o forno da pizzaria para destruir o CD, apagando toda a programação de Giffany e a destruindo.
  • Clones do Dipper (Jason Ritter) - São os clones do mal de Dipper Pines. Eles aparecem em "Dipper em Dobro" onde trancam o Dipper original em um armário, pois ele não estava seguindo os planos com a Wendy.
  • Rumble McSkirmish (Brian Bloom) - Um famoso lutador do videogame "Luta de Lutadores" que aparece no episódio de mesmo nome, onde ele é invocado por Dipper, para assustar Robbie, que cria uma confusa por causa de Dipper que tinha dito que Robbie havia matado seu pai. Depois, ele luta com Dipper e vence, mas acaba desaparecendo e voltando para o seu jogo. Depois ele reaparece como uma participação especial em "Soos e o Verdadeiro Amor" onde aparece em seu jogo, mas é atingido por Giffany. Ele mais uma vez retorna em "Estranhagedon Parte 1" onde ele é libertado de seu videogame por Bill Cipher. E como última participação em "Estranhagedon 3: Recuperando Gravity Falls" onde ele ajuda a família Pines à combater os Monstros do Estranhagedon. Depois da morte de Bill Cipher, ele desaparece novamente, retornando ao seu videogame.
  • Monstros do Estranhagedon - Eles são demônios inter-dimensionais que são introduzidos em "Estranhagedon Parte 1" e causam o caos em Gravity Falls. Eles são mandados de volta para sua dimensão depois da morte de Bill no final da série. Muitos tem formas de objetos antropomórfico. São eles:
    • Bola Oito - Uma criatura goblin de pele verde com um peito branco e estômago, um muscular superior do corpo, e bolas 8 para os olhos que são geralmente são apontados em direções diferentes. Ele também tem orelhas grandes, um maxilar proeminente, grandes dentes, e punhos em torno de seu pulso direito e tornozelo com um pequeno segmento da cadeia quebrado pendurado a partir deles.
    • Dentadura - Um par antropomórfico de próteses humanas com gengivas rosa membros alongados e uma pequena aura rosa.
    • Fechadura - Um humanoide de pele azul, uma testa se assemelha a um buraco da fechadura, com um tom mais escuro de azul ao redor dos olhos, um nariz rosa, e uma pequena aura azul.
    • Hectograma - Um hexágono antropomórfico flutuante vermelho com lábios grandes tangerina, um bigode, um chapéu-coco com uma borda de ouro, uma gravata azul clara, e uma pequena aura vermelha.
    • Pyronica - Uma rosa brilhante de um olho súcubo-humanoide, magra em forma de com cabelo rosa curto com franja se separaram em seu rosto, vários pequenos chifres localizados entre suas duas grandes chifres curvados e membros feitos de chamas brancas. Ela também tem uma grande boca com lábios grossos, uma mistura de dentes salientes e as presas, e uma língua de sapo, e usa uma capa rosa e bombas estilete rosa longa.
    • Chupeta - Um bebê cinza-escuro demoníaco com enormes chifres pretos que se assemelham orelhas de morcego, um nariz de touro-cor-de-rosa, olhos vermelhos brilhantes, uma cauda preto, e uma aura vermelha. Ele também tem uma chupeta vermelha que está sendo sugado por uma segunda face em seu torso e uma cruz de ouro em sua testa enorme, com um olho semelhante ao de Bill em seu centro. De todos os demônios, Chupeta é o mais próximo de representações tradicionais deles.
    • Kryptos - É um demônio poligonal com um estilo semelhante ao do Bill, mas um losango (ou quadrado) na cor cinza. O perímetro topo de sua forma lembra uma bússola com um olho funcionando no ponto de viragem e o perímetro inferior se assemelha a uma régua quadrado. Ele também tem uma grande boca grande com dentes salientes e uma pequena aura azul, e usa luvas pretas e botas.
    • Zanthar - Uma criatura roxo-escuro e peluda em forma de cubo decapitado que anda em todos os quatro braços. Ele tem uma mancha de luz roxa muito parecido com um pedaço de pão fatiado e pequenas árvores que crescem fora de suas costas e ombros. Ele também usa um chapéu do festa. Em "Estranhagedon Parte 1", Bill se refere a ele como "O Ser Cujo Nome Nunca Pôde Ser Dito" antes de se referir a ele por seu nome real.
    • Metamorfo - Um flutuante desdobrada Cubo de Rubik composta de muitas peças contorcidas coloridos, muitos dos quais têm os olhos sobre eles, com uma pequena aura branca. Ele tem duas saliências roxo-escuro ao longo da cauda com tufos azuis maiores nas extremidades que penduram fora dos dois quadrados coloridos roxos em seu corpo.
    • Demônio em forma de Lâmpada de Lava - É o não-nomeado demônio em forma de Lâmpada de Lava com duas bolhas de lavas vermelhas como olhos e círculos vermelhos visíveis dentro de seu corpo. Ele também usa um chapéu-coco preto com uma faixa vermelha.
    • Olhos de Morcego - Enormes globos oculares com asas de morcego, e principal método de Bill de petrificar os cidadãos da Gravity Falls. Além de voo, não apenas o poder conhecido é visão a laser que petrificar quem for pego neles. Antes de sua estréia oficial, eles foram vistos em uma das páginas de revistas de Stanford.
    • A Suada e Horripilante Monstruosidade com um Braço - Um gigante monstro composto em sua cabeça, que exige que alguém para entre em sua boca.
    • A Criatura de Oitenta e Oito Caras - A criatura multi-colorida com muitos tipos diferentes de rostos. Em "Estranhagedon Parte 2: Fuga da Realidade", Bill diz que ele tem "oitenta e sete caras diferentes por acidente e ele se ofende.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Exibição no Brasil
Estreia da temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
1 20 15 de junho de 2012 02 de agosto de 2013 30 de setembro de 2012 08 de setembro de 2013
2 13 1 de agosto de 2014 15 de fevereiro de 2016 5 de outubro de 2014 28 de maio de 2016

Episódios Especiais[editar | editar código-fonte]

#
(série)
#
(temp.)
Título (Parte 1) Título (Parte 2) Título (Parte 3)
19-20 19-20 Tire o Monstro do Sonho Parte I Gideão Assume Parte II Não Tem
31-32 11-12 Nem Tudo é o Que Parece Um Conto de Dois Stans Não Tem
38-39-40 18-19-20 Estranhagedon Parte 1 Estranhagedon 2: Fuga da Realidade Estranhagedon 3: Recuperando Gravity Falls

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublador Brasil Dublador Portugal
Dipper Pines Thiago Keplmair João Pedro
Mabel Pines Bianca Alencar[5] Solange Santos
Tivô Stan Marcelo Pissardini Rui de Sá
Wendy Corduroy Samira Fernandes Adriana Moniz
Soos Ramirez César Marchetti José Nobre
Tivô Ford Faduli Costa Nuno Pardal
Gideão Gleeful Wendel Bezerra e Yuri Chesman (em "Tesouro Irracional") Mário Redondo
Pacifica Northwest Priscila Franco (em "Dipper em Dobro")
Flora Paulita ("O Porco e o Viajante do Tempo em diante")
Carla Garcia
Bill Cipher Glauco Marques Tiago Retrê
Candy Chiu Tatiane Keplmair,

Andressa Andreatto (em "Atrações de Viagem") e

Fernanda Bullara (em "Dipper e Mabel vs. O Futuro")

Grenda Gabriel Noya
Velho McGucket Carlos Silveira José Nobre
Toby Determinado Gileno Santoro Mário Redondo
Robbie Valentino Marcio Marconato e Diego Marques (em alguns episódios)
Tambry Jussara Marques (em "A Inconveniência") e Bruna Matta
Thompson Márcio Araújo
Sheriff Blubs Zeca Rodrigues José Nobre
Oficial Durland Sérgio Rufino
Giffany Flora Paulita
Mermando Alfredo Rollo
Preston Northwest Guilherme Lopes
Blendin Blandin Fábio Moura Mário Redondo
Melody Maíra Paris
Bud Gleeful Armando Tiraboschi (em "A Mão que Balança a Mabel") e Carlos Campanile
Shandra Jimenez Márcia Regina
Manly Dan Corduroy Guilherme Lopes (1º temporada) e Marco Antônio Abreu (2º temporada)
Larry King de Cera Hélio Vaccari

Estúdio: TV Group Digital

Mídia: TV Paga/ Televisão (Globo)/ DVD/ Netflix/Disney Channel/Disney XD

Direção: Alessandra Araújo/ Felipe Zilse (curtas)

Tradução: Jussara Simões/ Marco Aurélio Nunes (curtas)

Criptogramas[editar | editar código-fonte]

São usadas as Cifra de César, Atbash, A1Z26 (cada letra significa o número no alfabeto) e Cifra de Vigenère. Os episódios de 1 a 6 usam a Cifra de César, os episódios de 7 a 13 usam Atbash, os episódios de 14 a 19 usam A1Z26, o episódio 20 usa todos eles juntos, e os episódios do 21 até os atuais usam a Cifra de Vigenère que deve ser resolvida procurando pela chave no episódio.

DVDs[editar | editar código-fonte]

Coleção Episódios Incluídos Data de Lançamento
Six Strange Tales "Armadilha para Turistas", "A Lenda do Gobblewonker", "Caçadores de Cabeça", "A Mão que Balança a Mabel", "A Inconveniência", "Dipper vs. Masculinidade" 27 de novembro de 2013 (2013-11-27) Brasil

15 de outubro de 2013 (2013-10-15) Estados Unidos

Even Stranger "Dipper em Dobro", "Tesouro Irracional", "O Porco e o Viajante do Tempo", "Luta de Lutadores", "Pequeno Dipper", "Summerween", "Chefe Mabel", "O Poço Sem Fundo" 26 de agosto de 2014 (2014-08-26) Estados Unidos

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em 15 de junho de 2012 foi exibida a "espiadinha"/"avanço exclusivo" logo depois da Estreia do Filme Disney Channel Let It Shine, que foi assistida por 3,4 milhões de espectadores.[6] A série tem tido elevações de sucesso em seu quinto episódio, que foi exibido dia 13 de julho de 2012, com 3,6 milhões de telespectadores. Da crítica, a série tem recebido avaliações positivas.[7]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Programa/Concurso Categoria Indicado Resultado
2012 Annie Award Produção de Design em uma Série Animada / Produção de Transmissão[8] Ian Worrel Indicado
Dublagem em um Televisão / Produção de Transmissão em Animação[9] Kristen Schaal Venceu
2012 Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Venceu
2013 Teen Choice Awards Escolha TV: Melhor Animação[10] Gravity Falls Indicado
Annie Award Melhor Produção TV de Animação / Transmissão para o público infantil [11] Gravity Falls Indicado
Diretor de Animação de TV / Produção de Transmissão[11] John Aoshima Indicado
Storyboarding em uma Animação de TV / Produção de Transmissão[11] Alonso Ramos-Ramirez Indicado
Golden Reel Award Melhor Edição de Som em Televisão: Animação[12] Gravity Falls Indicado
Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Indicado
2014 Kids' Choice Awards Animal Favorito de Animação Sidekick[13] Waddles/Ginga Indicado
Primetime Creative Arts Emmy Awards Realização Individual Prêmio em Animação Ian Worrel por "Tire o Monstro do Sonho" Venceu
Teen Choice Awards Programa de TV Favorito: Desenho Animado[14] Gravity Falls Indicado
2015 Annie Awards Melhor Programa de TV Animado/Produção de Transmissão para o Público Infantil[15] Gravity Falls Venceu
Prêmio, Direção em uma Série Animada/Produção de Transmissão[15] Rob Renzetti Indicado
Prêmio, Storyboarding em Série Animada/Produção de Transmissão Luke Weber, Alonso Ramirez Ramos, Neil Graf e Steve Heneveld Indicado
Critics' Choice Television Awards Melhor Série Animada[16] Gravity Falls Indicado
Primetime Creative Arts Emmy Awards Realização Individual Prêmio em Animação[17] Alonso Ramirez Ramos por "Nem Tudo é o que Parece" Venceu
British Academy Children's Awards International[18] Equipe de Produção por Gravity Falls Venceu
Teen Choice Awards Programa de TV: Série Animada Gravity Falls Indicado
2016 Annie Awards Melhor Série Animada/Produção de Transmissão para o Público Infantil "Nem Tudo é o que Parece" Indicado
Direção em uma série animada/Produção de Transmissão Matt Braly por "Mistério da Mansão Noroeste" Venceu
Design de Produção em uma série animada/Produção de Transmissão Ian Worrel e Jeffrey Thompson por "Xpcveaoqfoxso (Estranhagedon)" Indicado
Escritor de uma série animada/Produção de Transmissão Alex Hirsch, Shion Takeuchi, Josh Weinstein, Jeff Rowe, e Matt Chapman por "Nem Tudo é o que Parece" Indicado
Kids' Choice Awards Melhor Série de Animação Gravity Falls Indicado
Peabody Awards Programa Infantil[19] Gravity Falls Indicado
Meus Prêmios Nick Programa de TV Favorito: Animado [20] Gravity Falls Pendente

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. BETTER GRAB SOME SUNGLASSES, THE FUTURE AROUND HERE IS BRIGHT, Disney Channel Medianet
  2. «Watch the Series Preview of Gravity Falls Friday, June 15». Disney. Arquivado desde o original em May 12, 2012. 
  3. Lage, Caio (8/12/2012). «Gravity Falls: Um Verão de Mistérios pré-estreia no Disney Channel». anmtv.xpg.uol.com.br. 
  4. «GRAVITY FALLS - Trailer». dailymotion.com. 
  5. Rocha, Ana Paula (19 de Março de 2013). «Quem emite o som: os segredos da dublagem». p. oestadorj.com.br. Consultado em 26 de Decembro de 2013. «Dublo a Mabel» 
  6. «Friday Cable Ratings: 'Let it Shine' Premiere, + US Open, 'WWE Friday Night Smackdown', 'Common Law', 'Fairly Legal', & More». TV By the Numbers. Consultado em July 8, 2012. 
  7. «Gravity Falls – Season 1 Reviews, Ratings, Credits, and More». Metacritic. June 29, 2012. Consultado em October 11, 2012. 
  8. Beck, Jerry (3 December 2012). «Annie Award Nominations 2012». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013. 
  9. Beck, Jerry (2 February 2013). «Annie Award Winners». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013. 
  10. Lewis, Casey. «Teen Choice Awards Nominations Announced! Who Made The Cut This Year?». Teen Vogue. Consultado em 5 December 2013. 
  11. a b c Amidi, Amid (2 December 2013). «Complete List of 2013 Annie Award Nominations». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013. 
  12. «The 61st MPSE Golden Reel Awards Nominees (Television)». Consultado em 2 February 2014. 
  13. Shenton, Zoe (March 30, 2014). «Kids' Choice Awards winners: One Direction, Selena Gomez, Ariana Grande, Justin Timberlake and more» 3am & Mirror Online [S.l.] Consultado em May 31, 2014. 
  14. «FIRST WAVE OF "TEEN CHOICE 2014" NOMINEES ANNOUNCED». Arquivado desde o original em October 7, 2014. Consultado em July 12, 2014. 
  15. a b Amidi, Amid (December 1, 2014). «Annie Award Winners». Cartoon Brew. Consultado em December 13, 2014. 
  16. «Critics’ Choice Awards Winners: Full List». Variety. Consultado em October 27, 2015. 
  17. «Juried Award Winners Announced for the 67th Emmy Awards». Television Academy. 
  18. «British Academy Children's Awards Winners Announced». British Academy of Film and Television Arts. Consultado em November 23, 2015. 
  19. «The 60 Peabody Finalists». Consultado em April 13, 2016. 
  20. «Meus Prêmios Nick 2016». Consultado em 17 de agosto de 2016.